Muito se fala sobre as belas vinícolas da Itália, naqueles campos maravilhosos, da França, da Austrália e até da Califórnia. De fato, todos produzem vinhos excelentes, mas onde ficam as vinícolas do Brasil nessa história? Por aqui, também é possível desfrutar de ótimas bebidas e curtir passeios em vinícolas que não perdem para os gringos.
Vinícolas do Brasil no Sul
Vinícolas no RS
Uma das regiões mais fartas em enoturismo e com vinícolas do Brasil é certamente o sul do país. A Serra Gaúcha tem mais de 200 vinícolas e vinhedos em seu território, de onde saem os mais diferentes tipos de rótulos. Há chances de curtir as degustações gratuitas durante o ano todo em cidades como Garibaldi, conhecida como a capital do espumante, Caxias do Sul e Gramado.
No período de janeiro a março é possível acompanhar a Vindima, processo de produção do vinho, desde a colheita até os procedimentos internos. As visitas guiadas por enólogos são bastante produtivas, com degustações de vinhos e espumantes, vendas à varejo e algumas contam até com jantares temáticos.
Baseado no anuário dos melhores vinhos brasileiros premiados em 2015, muitos prêmios foram para o Sul. Em Bento Gonçalves, as opções são inúmeras, especialmente no Vale dos Vinhedos. São mais de 30 vinícolas diferentes, como a Aurora, a maior do país e tem 500 títulos internacionais. Na mesma cidade, há ainda outras vinícolas premiadas e famosas, como a Salton, Chandon, Casa Valduga, Miolo e Cave de Pedra.
A cidade abriga ainda o Memorial do Vinho e a Casa do Filó no Hotel Villa Michelon, onde há um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização. Em outubro, sedia o Fenachamp – A Festa do Espumante Brasileiro, com ingressos de R$ 10 a R$ 90, e outras várias celebrações ao longo do ano.
Ainda no sul, vale visitar o Castelo La Carbonnade, importadora em Canela (RS) que promove anualmente o Festival Internacional Vin Du Terroir, a Vinícola Viapiana, em Flores da Cunha (RS), a Sinuelo, em São Marcos (RS) e a Vinícola Perini, em Garibaldi. Outro lugar interessante para relaxar e curtir bons vinhos é o complexo enoturístico Spa do Vinho, que reúne no mesmo espaço um hotel de luxo, um spa vinoterápico, uma confraria e um centro de eventos enogastronômicos. O mais bacana é que dá para produzir seu próprio vinho no local.
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no RS:
Em Caxias do Sul:
Intercity: considerado muito bom (nota 8,4/10), este é um dos hotéis mais bem avaliados de Caxias do Sul e tem diárias compatíveis com a sua qualidade, oferecendo piscina aquecida e coberta, café da manhã e quartos espaçosos.
ibis: para quem prefere hotéis com diárias mais acessíveis e já conhece e confia na rede internacional Ibis, que tem hotéis no Brasil todo, pode conferir essa opção em Caxias do Sul, que recebe nota 8,1/10 e ofere café da manhã.
Em Gramado:
Sky Serra Hotel: se você busca um preço bacana de hospedagem perto das vinícolas aos arredores de Gramado precisa conhecer esta opção, que tem diárias bem acessíveis e uma nota bem elevada, com 9,1/10 no Booking. A hospedagem oferece café da manhã incluído e fica a 900 metros do Lago Negro.
Hotel Renascença: este é um dos hotéis BBB (bom, bonito e barato) favorito dos viajantes, com mais de 2 mil avaliações recentes. Este hotel tem nota 8,7/10 e também oferece café da manhã.
Garibaldi:
Pousada Botte di Vino: já imaginou dormir dentro de uma pipa de vinho? Nesta pousada temática é possível! Venha viver uma experiência de hospedagem completamente diferente de outras que já viveu – especialmente se você é um enólogo!
Pousada dos Frades: para quem busca uma opção mais “tradicional” de hospedagem com diárias acessíveis em Garibaldi pode conferir a bem avaliada Pousada dos Frades, que recebe nota média 9,4/10!
Bento Gonçalves:
Capanna del Vale: quem não se importar e quiser investir mais na hospedagem e também desfrutar de uma experiência diferenciada, vale conhecer esse hotel, que além da uma estrutura luxuosa oferece pacote com degustação na Vinícola Dom Cândido.
Pipas do Vale – Vale dos Vinhedos: nesse hotel em Bento Gonçalves você pode se hospedar em uma pipa de vinho, optar por suítes com banheira de hidromassagem e várias outras amenidades!
Canela:
Pousada Bello Outono: com mais de mil avaliações recentes no Booking, a Pousada Bello Outono recebe nota 8,8/10, tem diárias com preços bacanas, já inclui café da manhã e fica a apenas a 500 metros da Catedral de Pedra.
Hotel Laghetto Vivace: quem preferir conhecer os hotéis da rede Laghetto, popular no RS, pode conhecer essa unidade, muito bem localizada e avaliada (nota 9,1/10)!
Vinícolas em Santa Catarina
Santa Catarina tem se consolidado como uma das principais regiões produtoras de vinhos finos do Brasil e é uma das regiões de destaque de vinícolas do Brasil, especialmente na região serrana, e a história da vinicultura por lá está fortemente ligada aos imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, que chegaram ao sul do país no final do século XIX e trouxeram suas tradições vitivinícolas, plantando as primeiras videiras e introduzindo técnicas de produção de vinho que se espalharam e se aperfeiçoaram ao longo dos anos.
A altitude e o clima temperado com invernos rigorosos e verões amenos são favoráveis à produção de uvas com boa acidez, cor e teor alcoólico, características fundamentais para a criação de vinhos finos. E claro que várias vinícolas aproveitaram essas vantagens para se estabelecer no local. Em SC, cidades como São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Campo Belo do Sul são algumas das principais localizações das vinícolas catarinenses, com destaque para marcas como Villa Francioni, Quinta da Neve, Thera e Abreu Garcia.
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no SC:
Em São Joaquim:
Chalé Alto da Serra: que tal escolher uma pousada que também oferece um wellness Spa? Essa é a proposta desta acomodação, que ostenta a ótima nota 9,2/10 em uma ótima localização e com amenidades diferenciadas para quem gosta de banheira de hidromassagem, spa e mais.
Altos da Serra Hotel: este hotel oferece café da manhã, é bem avaliado (nota 8,3/10) e atende muito bem que busca uma opção confortável mas sem gastar muito na diária.
Em Urubici:
Hospedaria Kayser Haus:que tal se hospedar em um chalé privativo em meio à natureza para relaxar e descansar após visitar as melhores vinícolas da região? Essa opção oferece chalés completos e alguns com banheira de hidromassagem, além de café da manhã.
Pousada Sentiero: quer uma pousada BBB em Urubici? Então confira a Pousada Sentiero, com diárias bem acessíveis você pode ficar em um chalé só seu, comportando até três adultos!
Vinícolas no Paraná
Embora o Paraná não seja o estado de maior destaque quando o assunto são as vinícolas do Brasil, especialmente no Sul – já que a atenção costuma ir para o RS – a vitivinicultura no Paraná segue em crescimento! Na região as principais uvas e vinhos produzidos são de variedades americanas como Isabel e Concord, que são mais resistentes às condições climáticas locais.
Atualmente, o estado conta com vinícolas que oferecem não apenas vinhos de qualidade, mas também experiências enoturísticas. Destacam-se a Vinícola Araucária (em São José dos Pinhais), Vinícola Legado (em Campo Largo) e Vinícola Franco Italiano (em Colombo), que promovem visitas guiadas, degustações e eventos que permitem aos visitantes conhecer mais sobre o terroir do Paraná e a produção de vinhos locais. Essas vinícolas estão situadas em áreas próximas à capital, Curitiba, facilitando a visita!
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no Paraná:
Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis: com uma diária um pouco salgada mas oferecendo uma experiência única, este hotel boutique vive a cultura do vinho, oferece experiências realmente VIPs e luxuosas, com acomodações dentro da Vinícola Araucária.
Hotel Carmelo: para quem busca uma hospedagem mais econômica mas confortável e segura, o Hotel Carmelo é uma excelente pedida, com mais de 800 avaliações e nota média 8,7/10!
Vinícolas do Brasil no Nordeste
Quem acha que o Nordeste só tem praias e dunas, está muito enganado, pois ainda há diversas vinícolas para se conhecer do lado oposto do mapa. Em Casa Nova, na Bahia, há a Fazenda Ouro Verde, da marca Miolo. Em Pernambuco, é possível conhecer a Vitivinícola Santa Maria, em Lagoa Grande, e a Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista. Na cidade de Lagoa Grande ainda temos a vinícola Rio Sol e a Bodega Garziera.
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas do Nordeste:
Nobile Suites Del Rio: esta opção, em Petrolina (PE) é uma das mais próximas das vinícolas do Nordeste, inclusive fica a apenas 65 km da vinícola Fazenda Ouro Verde na Bahia. Essa é uma das opções mais bem avaliadas da cidade, vale conferir!
Hotel Vila Catavento: também em Petrolina, com uma diária mais atrativa e considerada muito boa (nota 8,2/10) esta hospedagem além de bem localizada, tem quartos que comportam até quatro adultos.
Vinícolas do Brasil no Sudeste
Vinícolas em SP
Em São Paulo, a poucos quilômetros da capital (apenas 60 km) está a Estrada do Vinho, em São Roque, local que é o principal polo vinícola do estado. Ou seja, além de uma longa tradição de vinhos artesanais e de mesa, a região atrai oferece essa rota que consiste em um circuito de vinícolas e adegas que inclui a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo, e a Vinhos Canguera, entre outras. Essa rota é uma das principais atrações enoturísticas do estado e proporciona experiências como degustações, visitas guiadas e eventos culturais.
Devido ao clima e altitude, não são todas as uvas que se desenvolvem bem no estado, que acaba focando sua produção de variedades de uvas finas, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc. Que vamos combinar, já valem o tour né?
Fora de São Roque, outras regiões paulistas também produzem vinho de qualidade, como a Vinícola Guaspari em Espírito Santo do Pinhal, que produz vinhos premiados, com foco em vinhos tintos e brancos de qualidade superior, sendo conhecida internacionalmente pelos vinhos Syrah e Sauvignon Blanc.
Outra opção de vinícolas do Brasil em São Paulo é a Terras Altas Vinhos Finos, na cidade de Ituverava!
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas de SP:
Stefano Hotel: em São Roque, este hotel tem um valor camarada, boas avaliações e ainda tem café da manhã incluso no valor da diária.
Loft Vidro View: que tal ficar em um loft com uma baita vista da Rota do Vinho em São Roque? O loft pode ser alugado diretamente pelo Booking e oferece de ar-condicionado, 1 quarto e 1 banheiro com chuveiro e amenidades de banho gratuitas. Um dos diferenciais é a banheira que tem uma janela de vidro bem na frente, com aquela vista linda da região.
Vinícolas em MG
Em Minas Gerais a produção de vinhos é relativamente recente, mas vem ganhando destaque no cenário nacional, especialmente com a adoção da técnica de poda invertida, ou poda de inverno. Regiões como Andradas, Três Corações e Cordislândia, se destacam pelas vinícolas do Brasil em MG, mas Andradas é a mais conhecida, sendo apelidada de “terra do vinho mineiro”, abrigando vinícolas como a Casa Geraldo, uma das mais tradicionais e importantes do estado.
Em Cordislândia temos a vinícola Luiz Porto Vinhos Finos e em Três Corações a Estrada Real Vinhos de Minas.
Outros municípios, como Três Pontas e Caldas, também se destacam na produção vinícola, com vinícolas como Primeira Estrada e Maria Maria. Essas vinícolas oferecem desde degustações até visitas guiadas, possibilitando aos visitantes conhecer mais sobre o processo de produção, o terroir e as variedades de uvas cultivadas.
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas de MG:
Dela Inn Andradas: este hotel em Andradas MG é considerado fabuloso, tem mais de mil avaliações consagrando esta acomodação com nota 8,6/10, inclui café da manhã e acomodações bem confortáveis.
Vinícola Mirantus: que tal se hospedar dentro da vinícola? A Vinícola Mirantus oferece jardim, lounge compartilhado, restaurante e bar em Espírito Santo Do Pinhal. A propriedade oferece serviço de quarto, concierge e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os quartos dispõem de varanda com vista da montanha. Apesar de estar em SP, fica a pouquíssimos kms de Andradas. Esta opção ainda é pet-friendly e oferece meia pensão (café e jantar).
Vinícolas no Rio de Janeiro
E para quem achou que o estado da Cidade Maravilhosa ficaria de fora das vinícolas do Brasil achou errado! Não basta ter praia e serra, o estado ainda consegue produzir vinhos! Embora o estado não tenha uma tradição vinícola tão consolidada quanto outras regiões do Brasil, como o Sul do país, o estado está avançando e já conta com suas vinícolas.
A região serrana, com cidades como Petrópolis e Teresópolis, oferece um clima mais frio e altitude favorável, e é onde se concentram algumas das vinícolas emergentes do estado, como a Fattoria Vinhas Altas, em Teresópolis. Outra área de destaque é Paraíba do Sul, que abriga a Vinícola Inconfidência, conhecida pela produção de vinhos finos e espumantes.
Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas do RJ:
Hotel Vila Bavária Petrópolis: situado em meio a uma grande área verde, o Hotel Vila Bavária Petrópolis oferece piscina, sauna e várias opções de lazer, oferece café da manhã e várias outras amenidades além de quartos espaçosos para você aproveitar.
Kastel Pedra Bonita: localizado em Petrópolis, o Pedra Bonita é um hotel em estilo fazenda com chalés privativos, várias atividades divertidas ao ar livre e uma piscina com serviço de bar. Aqui você pode escolher entre suítes, chalés, bangalôs e opções com e sem banheira de hidromassagem!
12 comentários