Muito se fala sobre as belas vinícolas da Itália, naqueles campos maravilhosos, da França, da Austrália e até da Califórnia. De fato, todos produzem vinhos excelentes, mas onde ficam as vinícolas do Brasil nessa história? Por aqui, também é possível desfrutar de ótimas bebidas e curtir passeios em vinícolas que não perdem para os gringos.

Vinícolas do Brasil no Sul

Vinícolas no RS

Uma das regiões mais fartas em enoturismo e com vinícolas do Brasil é certamente o sul do país. A Serra Gaúcha tem mais de 200 vinícolas e vinhedos em seu território, de onde saem os mais diferentes tipos de rótulos. Há chances de curtir as degustações gratuitas durante o ano todo em cidades como Garibaldi, conhecida como a capital do espumante, Caxias do Sul e Gramado.

No período de janeiro a março é possível acompanhar a Vindima, processo de produção do vinho, desde a colheita até os procedimentos internos. As visitas guiadas por enólogos são bastante produtivas, com degustações de vinhos e espumantes, vendas à varejo e algumas contam até com jantares temáticos.

Imagem de Bruno Moraes Amorim da Cruz Bruno Wine por Pixabay

Baseado no anuário dos melhores vinhos brasileiros premiados em 2015, muitos prêmios foram para o Sul. Em Bento Gonçalves, as opções são inúmeras, especialmente no Vale dos Vinhedos. São mais de 30 vinícolas diferentes, como a Aurora, a maior do país e tem 500 títulos internacionais. Na mesma cidade, há ainda outras vinícolas premiadas e famosas, como a Salton, Chandon, Casa Valduga, Miolo e Cave de Pedra.

Foto: Wikipedia

A cidade abriga ainda o Memorial do Vinho e a Casa do Filó no Hotel Villa Michelon, onde há um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização. Em outubro, sedia o Fenachamp – A Festa do Espumante Brasileiro, com ingressos de R$ 10 a R$ 90, e outras várias celebrações ao longo do ano.

Foto: Pixabay

Ainda no sul, vale visitar o Castelo La Carbonnade, importadora em Canela (RS) que promove anualmente o Festival Internacional Vin Du Terroir, a Vinícola Viapiana, em Flores da Cunha (RS), a Sinuelo, em São Marcos (RS) e a Vinícola Perini, em Garibaldi. Outro lugar interessante para relaxar e curtir bons vinhos é o  complexo enoturístico Spa do Vinho, que reúne no mesmo espaço um hotel de luxo, um spa vinoterápico, uma confraria e um centro de eventos enogastronômicos. O mais bacana é que dá para produzir seu próprio vinho no local.

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no RS:

Em Caxias do Sul:

Intercity: considerado muito bom (nota 8,4/10), este é um dos hotéis mais bem avaliados de Caxias do Sul e tem diárias compatíveis com a sua qualidade, oferecendo piscina aquecida e coberta, café da manhã e quartos espaçosos.

ibis: para quem prefere hotéis com diárias mais acessíveis e já conhece e confia na rede internacional Ibis, que tem hotéis no Brasil todo, pode conferir essa opção em Caxias do Sul, que recebe nota 8,1/10 e ofere café da manhã.

Em Gramado:

Sky Serra Hotel: se você busca um preço bacana de hospedagem perto das vinícolas aos arredores de Gramado precisa conhecer esta opção, que tem diárias bem acessíveis e uma nota bem elevada, com 9,1/10 no Booking. A hospedagem oferece café da manhã incluído e fica a 900 metros do Lago Negro.

Hotel Renascença: este é um dos hotéis BBB (bom, bonito e barato) favorito dos viajantes, com mais de 2 mil avaliações recentes. Este hotel tem nota 8,7/10 e também oferece café da manhã.

Garibaldi:

Pousada Botte di Vino: já imaginou dormir dentro de uma pipa de vinho? Nesta pousada temática é possível! Venha viver uma experiência de hospedagem completamente diferente de outras que já viveu – especialmente se você é um enólogo!

Pousada dos Frades: para quem busca uma opção mais “tradicional” de hospedagem com diárias acessíveis em Garibaldi pode conferir a bem avaliada Pousada dos Frades, que recebe nota média 9,4/10!

Bento Gonçalves:

Capanna del Vale: quem não se importar e quiser investir mais na hospedagem e também desfrutar de uma experiência diferenciada, vale conhecer esse hotel, que além da uma estrutura luxuosa oferece pacote com degustação na Vinícola Dom Cândido.

Pipas do Vale – Vale dos Vinhedos: nesse hotel em Bento Gonçalves você pode se hospedar em uma pipa de vinho, optar por suítes com banheira de hidromassagem e várias outras amenidades!

Canela:

Pousada Bello Outono: com mais de mil avaliações recentes no Booking, a Pousada Bello Outono recebe nota 8,8/10, tem diárias com preços bacanas, já inclui café da manhã e fica a apenas a 500 metros da Catedral de Pedra.

Hotel Laghetto Vivace: quem preferir conhecer os hotéis da rede Laghetto, popular no RS, pode conhecer essa unidade, muito bem localizada e avaliada (nota 9,1/10)!

Vinícolas em Santa Catarina

Foto: reprodução Instagram Vinícola Thera

Santa Catarina tem se consolidado como uma das principais regiões produtoras de vinhos finos do Brasil e é uma das regiões de destaque de vinícolas do Brasil, especialmente na região serrana, e a história da vinicultura por lá está fortemente ligada aos imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, que chegaram ao sul do país no final do século XIX e trouxeram suas tradições vitivinícolas, plantando as primeiras videiras e introduzindo técnicas de produção de vinho que se espalharam e se aperfeiçoaram ao longo dos anos.

A altitude e o clima temperado com invernos rigorosos e verões amenos são favoráveis à produção de uvas com boa acidez, cor e teor alcoólico, características fundamentais para a criação de vinhos finos. E claro que várias vinícolas aproveitaram essas vantagens para se estabelecer no local. Em SC, cidades como São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Campo Belo do Sul são algumas das principais localizações das vinícolas catarinenses, com destaque para marcas como Villa Francioni, Quinta da Neve, Thera e Abreu Garcia.

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no SC:

Em São Joaquim:

Chalé Alto da Serra: que tal escolher uma pousada que também oferece um wellness Spa? Essa é a proposta desta acomodação, que ostenta a ótima nota 9,2/10 em uma ótima localização e com amenidades diferenciadas para quem gosta de banheira de hidromassagem, spa e mais.

Altos da Serra Hotel: este hotel oferece café da manhã, é bem avaliado (nota 8,3/10) e atende muito bem que busca uma opção confortável mas sem gastar muito na diária.

Em Urubici:

Hospedaria Kayser Haus:que tal se hospedar em um chalé privativo em meio à natureza para relaxar e descansar após visitar as melhores vinícolas da região? Essa opção oferece chalés completos e alguns com banheira de hidromassagem, além de café da manhã.

Pousada Sentiero: quer uma pousada BBB em Urubici? Então confira a Pousada Sentiero, com diárias bem acessíveis você pode ficar em um chalé só seu, comportando até três adultos!

Vinícolas no Paraná

Vinícolas do Brasil
Foto: reprodução Instagram Vinícola Araucária

Embora o Paraná não seja o estado de maior destaque quando o assunto são as vinícolas do Brasil, especialmente no Sul – já que a atenção costuma ir para o RS – a vitivinicultura no Paraná segue em crescimento! Na região as principais uvas e vinhos produzidos são de variedades americanas como Isabel e Concord, que são mais resistentes às condições climáticas locais.

Atualmente, o estado conta com vinícolas que oferecem não apenas vinhos de qualidade, mas também experiências enoturísticas. Destacam-se a Vinícola Araucária (em São José dos Pinhais), Vinícola Legado (em Campo Largo) e Vinícola Franco Italiano (em Colombo), que promovem visitas guiadas, degustações e eventos que permitem aos visitantes conhecer mais sobre o terroir do Paraná e a produção de vinhos locais. Essas vinícolas estão situadas em áreas próximas à capital, Curitiba, facilitando a visita!

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas no Paraná:

Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis: com uma diária um pouco salgada mas oferecendo uma experiência única, este hotel boutique vive a cultura do vinho, oferece experiências realmente VIPs e luxuosas, com acomodações dentro da Vinícola Araucária.

Hotel Carmelo: para quem busca uma hospedagem mais econômica mas confortável e segura, o Hotel Carmelo é uma excelente pedida, com mais de 800 avaliações e nota média 8,7/10!

Vinícolas do Brasil no Nordeste

Foto: Pxfuel

Quem acha que o Nordeste só tem praias e dunas, está muito enganado, pois ainda há diversas vinícolas para se conhecer do lado oposto do mapa. Em Casa Nova, na Bahia, há a Fazenda Ouro Verde, da marca Miolo. Em Pernambuco, é possível conhecer a Vitivinícola Santa Maria, em Lagoa Grande, e a Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista. Na cidade de Lagoa Grande ainda temos a vinícola Rio Sol e a Bodega Garziera.

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas do Nordeste:

Nobile Suites Del Rio: esta opção, em Petrolina (PE) é uma das mais próximas das vinícolas do Nordeste, inclusive fica a apenas 65 km da vinícola Fazenda Ouro Verde na Bahia. Essa é uma das opções mais bem avaliadas da cidade, vale conferir!

Hotel Vila Catavento: também em Petrolina, com uma diária mais atrativa e considerada muito boa (nota 8,2/10) esta hospedagem além de bem localizada, tem quartos que comportam até quatro adultos.

Vinícolas do Brasil no Sudeste

Vinícolas em SP

Vinícolas do Brasil
Foto: reprodução Instagram Vinícola Goés

Em São Paulo, a poucos quilômetros da capital (apenas 60 km) está a Estrada do Vinho, em São Roque, local que é o principal polo vinícola do estado. Ou seja, além de uma longa tradição de vinhos artesanais e de mesa, a região atrai oferece essa rota que consiste em um circuito de vinícolas e adegas que inclui a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo, e a Vinhos Canguera, entre outras. Essa rota é uma das principais atrações enoturísticas do estado e proporciona experiências como degustações, visitas guiadas e eventos culturais.

Devido ao clima e altitude, não são todas as uvas que se desenvolvem bem no estado, que acaba focando sua produção de variedades de uvas finas, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc. Que vamos combinar, já valem o tour né?

Fora de São Roque, outras regiões paulistas também produzem vinho de qualidade, como a Vinícola Guaspari em Espírito Santo do Pinhal, que produz vinhos premiados, com foco em vinhos tintos e brancos de qualidade superior, sendo conhecida internacionalmente pelos vinhos Syrah e Sauvignon Blanc.

Outra opção de vinícolas do Brasil em São Paulo é a Terras Altas Vinhos Finos, na cidade de Ituverava!

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas de SP:

Stefano Hotel: em São Roque, este hotel tem um valor camarada, boas avaliações e ainda tem café da manhã incluso no valor da diária.

Loft Vidro View: que tal ficar em um loft com uma baita vista da Rota do Vinho em São Roque? O loft pode ser alugado diretamente pelo Booking e oferece de ar-condicionado, 1 quarto e 1 banheiro com chuveiro e amenidades de banho gratuitas. Um dos diferenciais é a banheira que tem uma janela de vidro bem na frente, com aquela vista linda da região.

Vinícolas em MG

Vinícolas do Brasil
Foto: reprodução Instagram Vinícola Casa Geraldo

Em Minas Gerais a produção de vinhos é relativamente recente, mas vem ganhando destaque no cenário nacional, especialmente com a adoção da técnica de poda invertida, ou poda de inverno. Regiões como Andradas, Três Corações e Cordislândia, se destacam pelas vinícolas do Brasil em MG, mas Andradas é a mais conhecida, sendo apelidada de “terra do vinho mineiro”, abrigando vinícolas como a Casa Geraldo, uma das mais tradicionais e importantes do estado.

Em Cordislândia temos a vinícola Luiz Porto Vinhos Finos e em Três Corações a Estrada Real Vinhos de Minas.

Outros municípios, como Três Pontas e Caldas, também se destacam na produção vinícola, com vinícolas como Primeira Estrada e Maria Maria. Essas vinícolas oferecem desde degustações até visitas guiadas, possibilitando aos visitantes conhecer mais sobre o processo de produção, o terroir e as variedades de uvas cultivadas.

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas de MG:

Dela Inn Andradas: este hotel em Andradas MG é considerado fabuloso, tem mais de mil avaliações consagrando esta acomodação com nota 8,6/10, inclui café da manhã e acomodações bem confortáveis.

Vinícola Mirantus: que tal se hospedar dentro da vinícola? A Vinícola Mirantus oferece jardim, lounge compartilhado, restaurante e bar em Espírito Santo Do Pinhal. A propriedade oferece serviço de quarto, concierge e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os quartos dispõem de varanda com vista da montanha. Apesar de estar em SP, fica a pouquíssimos kms de Andradas. Esta opção ainda é pet-friendly e oferece meia pensão (café e jantar).

Vinícolas no Rio de Janeiro

Vinícolas do Brasil
Foto: reprodução Instagram Fattoria Vinhas Altas

E para quem achou que o estado da Cidade Maravilhosa ficaria de fora das vinícolas do Brasil achou errado! Não basta ter praia e serra, o estado ainda consegue produzir vinhos! Embora o estado não tenha uma tradição vinícola tão consolidada quanto outras regiões do Brasil, como o Sul do país, o estado está avançando e já conta com suas vinícolas.

A região serrana, com cidades como Petrópolis e Teresópolis, oferece um clima mais frio e altitude favorável, e é onde se concentram algumas das vinícolas emergentes do estado, como a Fattoria Vinhas Altas, em Teresópolis. Outra área de destaque é Paraíba do Sul, que abriga a Vinícola Inconfidência, conhecida pela produção de vinhos finos e espumantes.

Dicas de hospedagens próximas às Vinícolas do RJ:

Hotel Vila Bavária Petrópolis: situado em meio a uma grande área verde, o Hotel Vila Bavária Petrópolis oferece piscina, sauna e várias opções de lazer, oferece café da manhã e várias outras amenidades além de quartos espaçosos para você aproveitar.

Kastel Pedra Bonita: localizado em Petrópolis, o Pedra Bonita é um hotel em estilo fazenda com chalés privativos, várias atividades divertidas ao ar livre e uma piscina com serviço de bar. Aqui você pode escolher entre suítes, chalés, bangalôs e opções com e sem banheira de hidromassagem!