O estrondo que se ouve de grandes distâncias é um dos fenômenos mais aguardados do ano. Cerca de 2 mil pessoas caminham ao encontro do “gigante gelado” da Argentina, o majestoso Glaciar Perito Moreno, geleira com 5 quilômetros de comprimento por 60 metros de altura faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, em Santa Cruz.
A obra da natureza é uma enorme parede de gelo que se rompe aos olhos atentos de alguns sortudos, mas isso após percorrerem cerca de 600 km a partir de Bariloche ou 80 km através de El Calafate. Sucesso mundial, facilmente se tornou uma das atrações mais faladas ou desejadas do mundo. Todos querem ouvir seu silêncio e também a sua fúria, causadora de tremores desde às profundezas até a superfície onde tocam os pés.
Encontre aqui sua passagem barata para El Calafate!
Ninguém teme, apenas admira a perfeição natural trabalhando para a formação de novos blocos, em nuances de branco e azul, como o céu. É o início de um ciclo sem fim. Enquanto se chega na plataforma de contemplação caminhando, outros a observam a partir de viagens de catamarã, revelando uma perspectiva diferente rumo ao Norte e ao Sul. Embora o rompimento se inicie em meados de março, todos os ângulos do local têm sua beleza, independente da época do ano.
Como chegar ao Glaciar Perito Moreno a partir de El Calafate?
Os viajantes encontram acolhimento e um café quentinho em El Calafate, a cidade mais próxima, que é um hub de conexão com o Perito Moreno e os arredores. Diversas agências fazem excursões até a geleira e essa é uma das maneiras mais fáceis para visitar o Glaciar Perito Moreno.
Você pode contratar uma excursão diurna à Geleira Perito Moreno, com embarque e desembarque no hotel, translado com ônibus e guia profissional. Quem preferir incrementar ainda mais o passeio pode contratar uma excursão que faz o trekking no Glaciar Perito Moreno.
Lembrando que os valores das excursão não incluem o ingresso ao parque que custa $ 30000 pesos argentinos (que devem ser pagos em dinheiro e na moeda local). Clique aqui e confira as tarifas vigentes para entrada no Parque Nacional Los Glaciares.
De carro
Quem quiser ir por conta própria também pode. Para isso, basta alugar um carro e seguir pela Rota 11, que leva direto para o Parque Nacional Los Glaciares. Próximo às plataformas e restaurantes do parque existe um estacionamento para parar o veículo.
O valor dos aluguéis de carros em El Calafate custa a partir de R$ 300 por dia. Se você optar por ir dessa maneira, tente seguir os ônibus de turismos e pare nos mesmo mirantes que eles.
Atenção redobrada caso esteja visitando o parque no inverno ou com bastante neve, isso porque as estradas ficam ainda mais perigosas. Verifique as condições das rotas e trilhas antes de seguir viagem e faça isso somente se você tiver bastante experiência em conduzir veículos em estradas com neve.
Melhores épocas para visitar o Glaciar Perito Moreno
O melhor período para visitar o Glaciar Perito Moreno é entre os meses de outubro e abril. Diferente de muitos destinos turísticos, você deve dar preferência para viajar na alta temporada, isso porque quanto mais perto do verão, melhores são as condições climáticas e a temperatura — isso sem contar que os dias também são mais longos e o parque fica aberto por mais tempo.
De maneira geral, entre novembro e dezembro é uma boa época para viajar. Evite os meses de janeiro e fevereiro, nos quais o movimento de turistas fica bem maior do que o normal — 15 de fevereiro ocorre a Festa do Lago que celebra o aniversário do Lago Argentino, fazendo a cidade ficar lotada. Dessa maneira, seu passeio será muito concorrido e os preços também ficam mais altos.
O bom de viajar para El Calafate na alta temporada é que todos os passeios estarão em operação, diferente do que pode acontecer no inverno, quando o trekking na geleira não está disponível e até mesmo alguns hotéis ficam fechados.
Que tipo de roupa usar para um passeio como esse?
Não importa a época do ano: na Patagônia sempre faz muito frio, por isso, esqueça a jaquetinha básica em casa. Se você tem dúvidas sobre o que vestir para visitar o Glaciar Perito Moreno durante sua viagem, é essencial ter:
- Jaqueta impermeável e corta-vento.
- Calça impermeável para trekking.
- Segunda pele térmica.
- Blusa estilo fleece.
- Luvas, gorro e cachecol.
- Calçado impermeável e de sola antiderrapante.
- Óculos escuros para proteger a visão.
- Filtro solar e protetor labial.
Também vale a pena levar uma mochila com água para se hidratar e lanches para comer quando bater uma fominha. Aproveite e confira nosso guia com mais dicas para viajar para a Patagônia Argentina 😉
Claro que comprar todos esses itens de uma só vez vai sair caro. Por isso, planeje sua viagem e se organize para adquirir alguns itens aqui. Se quiser, você também pode comprar na Argentina ou até mesmo alugar roupas quentinhas assim em El Calafate.
Onde se hospedar?
O mais aconselhado para quem viaja para El Calafate é ficar hospedada próxima ao centro, já que por lá você encontra mais segurança e facilidade de locomoção.
O Hotel Madre Tierra é uma ótima pedida, oferecendo um atendimento sensacional. Em compensação, o ACA El Calafate é ainda mais central e tem ótimo custo-benefício. Para uma hospedagem com um toque de sofisticação, considere o Esplendor El Calafate, com serviço maravilhoso, embora um pouco mais afastado da rua principal.
Olá Andressa, tudo bem? Obrigado pelas informações atualizadas. Vc indica alguma agencia de passeios que esteja praticando esses preços ou ele são tabelados? Estou com planos de conhecer El Calafate em outubro. Acha ser uma boa época?
Valeu!
Olá Tito, procure informações com a Brasileiros em Ushuaia https://www.brasileirosemushuaia.com.br/passeios/el-calafate