Um dos pontos turísticos mais visitados da Turquia é um tanto quanto surreal e fica em Pamukkale, região conhecida como “Castelo de Algodão”, localizada a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander. As piscinas naturais de Pamukkale, também chamadas de Piscinas de Cleópatra, são formadas por cascatas petrificadas que tem como atração não só o visual deslumbrante, mas as águas termais que acreditam ter propriedades não só relaxantes, mas curativas.
Antes de tudo: encontre aqui sua passagem aérea para a Turquia!
As piscinas naturais de Pamukkale se formaram a partir de abalos sísmicos recorrentes, originando depósitos de cálcio com a ação da água quente, que emerge a partir de nascentes com fluxo para a superfície. São cerca de 2.700 metros de comprimento por 160 metros de altura, trazendo ainda uma vista deslumbrante para a cidade de Hierápolis.
As águas termais das piscinas naturais de Pamukkale são ricas em minerais, sais e calcários, ótimos para tratamentos de pele. A ação do óxido de cálcio traz efeitos surpreendentes, não só nas paredes rochosas, mas altera a cor da água dependendo da luz solar, entre verde, azul e avermelhado.
As bacias, protegidas por uma lei turca que proíbe construções em seus arredores, ainda tem como vantagem o clima agradável. Durante seis meses do ano, as águas se mantêm quentes e a temperatura local pode chegar a 33°C.
Como chegar nas piscinas naturais de Pamukkale
As piscinas naturais de Pamukkale ficam a 660 km de Istambul e há várias opções para chegar lá. É possível ir de ônibus levam mais de 12 horas, mas possuem bastante conforto, entretenimento e serviço de bordo. Se você estiver em Istambul, Antalya ou Izmir, pode pegar um ônibus direto para Denizli, a cidade mais próxima de Pamukkale. A partir de Denizli, há ônibus locais ou táxis que levam até o local.
Para quem não tem pressa e quer explorar a beleza da região, é possível ainda alugar um carro e ir até as piscinas naturais de Pamukkale, saindo de Istambul essa viagem demora cerca de 9 horas.
Outra opção é pegar um trem de cidades como Izmir ou Esmirna até Denizli. De Denizli, você pode pegar um ônibus local para Pamukkale.
A forma mais prática de chegar lá e mais rápida é de avião, pois está a apenas 1h de distância e tem valores bem atrativos. A parada é em Deniszli, a 70 km de Pamukkale, de onde se pega um ônibus ou van para mais 1h de trajeto. Você também pode ficar em Bodrum, cidade litorânea que fica a 270km de Pamukkale.
Para quem preferir, ainda é possível ir de excursão até lá, já que muitas agências de viagens oferecem passeios saindo de Istambul, Esmirna, Antalya ou outras cidades turísticas da Turquia. Esse tipo de passeio costuma incluir transporte, guia, parada para alimentação e até hospedagem, dependendo do roteiro e tempo previsto de viagem.
Se você já estiver na região, contrate online esse passeio aqui!
Melhor época para viajar
Se você tiver margem para escolher suas férias e quando visitar as piscinas naturais de Pamukkale, saiba que a melhor época para visitar o local é durante a primavera deles (abril a junho) e no outono (setembro a novembro). Nessas épocas, as temperaturas são mais agradáveis, variando entre 20°C e 30°C, o que torna a visita mais confortável para explorar as piscinas naturais e o sítio arqueológico de Hierápolis.
No verão, as temperaturas são muito altas e é coincide com a alta temporada do destino, o que se traduz em preços maiores e lotações. Além disso, as piscinas são naturalmente quentes, então vai ser difícil algum viajante encarar entrar nelas.
Já no inverno é a baixa temporada e as temperaturas chegam a 5ºC a noite e a 12ºC durante o dia, então pode não ficar tão agradável para fazer passeios ao ar livre e poucos podem arriscar tirar os casacos para entrar nas piscinas naturais de Pamukkale, embora sejam quentes.
Passeios nas piscinas naturais de Pamukkale
Para quem não basta ver de perto e até nadar nas piscinas naturais de Pamukkale, saiba que existem outros passeios na região que você pode fazer! Um dos passeios mais famosos é o de balão por Pamukkale, que dura cerca de 30 minutos e sobrevoa as piscinas naturais de Pamukkale e Hierápolis, uma antiga cidade balneário que data do ano 190 a.C.
Outro passeio bem popular é o voo de parapente, onde você vai sobrevoar uma paisagem Patrimônio da Humanidade da Turquia e terá aos seus pés o castelo de algodão e as ruínas de Hierápolis!
Para quem prefere um tour com menos aventura, é possível fazer um Tour por Pamukkale e Hierápolis de micro-ônibus e conhecer com mais calma os pontos importantes da região.
3 comentários