Uma das mais famosas histórias de amor de todos os tempos, o romance Romeu e Julieta, escrito por William Shakespeare em meados de 1.500, tem um lugar especial em Verona, na Itália, cidade onde se passa a trama do casal. A chamada Casa di Giulietta, ou Casa de Julieta em Verona, virou atração turística, trazendo à toda uma verdadeira lenda urbana.

Encontre aqui sua passagem aérea barata para Itália ou qualquer destino no mundo!

Casa de Julieta em Verona
Foto: Arquivo pessoal

Com roteiros inspirados na história, Verona investiu em turismo por meio das incertezas que permeiam o romance, já que ninguém sabe se foi verdade ou não. Localizada na Via Capello 23, a casa, com entrada franca para quem quiser ir apenas no pátio que fica abaixo da varanda de Julieta, remonta uma das cenas mais famosas do livro, na qual Julieta está na sacada declamando seu amor por Romeu. Quem quiser ainda pode entrar na Casa de Julieta em Verona, uma visita paga, para conhecer os quartos e mais.

A equipe do Quanto Custa Viajar teve oportunidade de conhecer a Casa de Julieta em Verona em 2023 e já avisamos: é normal encontrar o pátio lotado, mal dá para caminhar, então demora um pouquinho para conseguir conhecer o pátio todo. Na parte gratuita da Casa de Julieta em Verona você poderá ver uma parede cheia de cartas e bilhetes de pessoas do mundo todo que buscam conselhos amorosos (e sim, assim como o filme Cartas para Julieta você pode passar uma manhã respondendo essas cartas), outra parede recheada de cadeados com iniciais de casais apaixonados para unir esse amor para sempre (é difícil achar um espaço e caso queira vendem cadeados por lá, com preços bem salgados), a icônica varanda e claro, a atração principal: a estátua de Julieta.

Quando chegar lá não estranhe ver uma fila enorme de viajantes tirando foto com a mão… no seio da estátua! Há uma superstição de que os que tocarem o seio direito da estátua de Julieta, localizada no pátio, terão felicidade no casamento. A estátua de bronze foi criada em 1972 pelo escultor Nereo Costantini. Em 2014, foi substituída por uma cópia idêntica devido ao desgaste causado pelas carícias dos turistas.

Casa de Julieta em Verona
Foto: Arquivo pessoal

A Itália e suas lendas…tão fascinantes quanto as antigas histórias de amor. Confira maiores informações no site oficial.

Verona fica pertinho de Veneza então não deixe de conferir esses passeios incríveis na cidade das gôndolas!

Verona ainda tem outra lenda ao redor da história. O antigo Convento de San Francisco al Corso reserva, em seu subterrâneo, a Tomba di Giulietta, suposto túmulo onde Julieta foi enterrada. O local abriga ainda um jardim lapidar, uma galeria de arte e uma igreja construída em 1230. Entrada: 4,50 euro.

O que fazer próximo a Casa de Julieta em Verona

A Casa de Julieta em Verona é uma das atrações mais famosas de Verona, mas há várias outras opções encantadoras para explorar na região e o melhor: dá para conhecer praticamente todas a pé e várias são gratuitas!

Arena de Verona

Foto: Pixabay

Bem pertinho da Casa de Julieta em Verona fica a Arena de Verona, anfiteatro romano que data do século I d.C. e ainda é usado para espetáculos, incluindo óperas ao ar livre durante o verão e shows de artistas famosos. A estrutura é muito bem preservada e imponente, você pode fazer a visitação ao local, além de conhecer um pouco mais da história com algumas imagens traduzidas em vários idiomas logo na entrada. O ingresso por pessoa fica na faixa de 10 euros.

Piazza delle Erbe

Foto: Pixabay

Para quem adora uma “feirinha” ao ar livre, precisa conhecer esta praça,  perto da Casa de Julieta em Verona, que é uma das mais antigas de Verona, cercada por edifícios históricos, cafés e lojas. A praça é ideal para passear e aproveitar o mercado ao ar livre que acontece diariamente, ideal para comprar lembrancinhas, massas secas, roupas e mais. É bem grande e tumultuado, mas uma experiência bem legal!

Torre dei Lamberti

Outro ponto turístico importante da cidade e perto da Casa de Julieta em Verona é a Torre dei Lamberti, que ao subir oferece vistas panorâmicas incríveis de Verona. É possível acessar a torre a pé (mas é uma subidinha considerável) ou pelo elevador, e a vista do alto permite uma perspectiva completa da cidade.

Piazza dei Signori e Loggia del Consiglio

Piazza dei Signori é uma praça elegante cercada por palácios históricos, como a Loggia del Consiglio. O ambiente é mais tranquilo que a Piazza delle Erbe e ideal para apreciar a arquitetura renascentista de Verona.

Ponte Pietra

Casa de Julieta em Verona
Foto: Pixabay

Um pouquinho mais longe, a uns 15 minutos de caminhada, fica a Ponte Pietra, a ponte romana mais antiga de Verona e oferece belas vistas do rio Adige e das colinas ao redor. Atravesse a ponte e aproveite para explorar a região mais alta da cidade, como o Teatro Romano e o Castel San Pietro.

Basílica de Santa Anastásia

A Basílica de Santa Anastásia é a maior igreja de Verona, com arquitetura gótica e obras de arte em seu interior e que também vale a sua visita após conhecer a Casa de Julieta em Verona.

Castelvecchio 

O Castelvecchio é um castelo medieval com um museu de arte que inclui pinturas, esculturas e artefatos e fica a uns 20 minutos de caminhada da Casa de Julieta em Verona! A Ponte Scaligero, próxima ao castelo, oferece uma vista incrível do rio e é ótimo para fotos, vale aproveitar.

Giardino Giusti

Talvez a opção mais distante, a uns 25 minutos andando,  Giardino Giusti é um jardim renascentista muito bonito e bem cuidado, com labirintos e fontes. A subida ao topo oferece uma vista espetacular de Verona, um pouco afastada do agito turístico.

Onde se hospedar na região da Casa de Julieta em Verona

Para quem quer ficar perto da Casa de Julieta em Verona e também perto das principais atrações da cidade, existem boas acomodações na região, mas por aqui as diárias costumam ser um pouco mais elevadas devido à ótima localização. Confira algumas opções que o Quanto Custa Viajar separou com boas avaliações e bom custo-benefício (dentro do possível).

Giardino Giusti House & Court: uma opção “bed and breakfast” com diárias bem acessíveis, esta acomodação fica a 10 minutos do centro turístico, inclui café da manhã e avaliação média de 8,5/10.

Residenza Girardi: esta acomodação está situada no centro histórico de Verona, a 800 m da Ponte Pietra, a 1,6 km da Basílica de San Zeno e a 500 m da Sant’Anastasia. A propriedade oferece WiFi gratuito e elevador, mas não tem café da manhã.

San Leonardo Suites: para quem prefere se hospedar em apart-hotel, esta é uma opção com diárias mais acessíveis, bem avaliado e perto da Casa de Julieta em Verona. De quebra, ainda inclui café da manhã!

Hotel Giulietta e Romeo: uma das opções mais próximas da Casa de Julieta em Verona e mais acessíveis é este hotel, a 300 metros, avaliado como fantástico (nota 9,1/10) e tem diárias com ou sem café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.