Existe uma porção de cidades de Minas Gerais imperdíveis para o viajante conhecer na terra que normalmente é associada a coisas boas como pão de queijo, café e cachaça.

Além de ser propícia para a comilança, as cidades de Minas Gerais também são lugares de descobertas, de cultura e de muita história. Motivos não faltam para conhecer este verdadeiro tesouro brasileiro.

Nas cidades de Minas Gerais estão alguns dos destinos históricos mais importantes do país, repletos de igrejas e outras construções arquitetônicas fabulosas. É lá onde casais se refugiam entre as montanhas, que durante o inverno ficam melhores ainda, e os aventureiros buscam por novas emoções e encantos naturais.

Confira aqui dicas de pousadas próximas a Belo Horizonte para relaxar!

Cidades de Minas Gerais legais que valem uma visita

Confira uma lista especial com cidades de Minas Gerais para montar um roteiro de passeios inesquecível!

1. Brumadinho

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

A apenas 60 km de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho sedia o Instituto Inhotim, um dos museus mais legais do país, que se integra a um incrível jardim botânico. Ou seja, o lugar é um verdadeiro colírio para os olhos, seja pela arte ou pela natureza que o cerca.

Na área de 400 hectares se espalham galerias com obras de Vik Muniz, Adriana Varejão e outros grandes artistas. Encontre aqui opções de hotel, pousada ou hostel.

Pesquise passagem aérea para Belo Horizonte aqui! Preços a partir de R$249 ida-volta com taxas saindo de São Paulo.

2. Poços de Caldas

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Poços de Caldas é uma das cidades de Minas Gerais que costuma atrair casais que querem curtir o friozinho juntos. A estância hidrotermal é ideal para quem deseja relaxar em banhos de imersão, descansar em bons hotéis com vista para as montanhas, avistar a cachoeira Véu das Noivas, comprar cristais de Murano e passear no maior percurso de teleférico do país, com 1.500 metros de extensão. Hospedagem nas cidades de Minas Gerais? Clique aqui!

3. São João del Rei

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

A cidade de São João del Rei ainda é marcada pelo período colonial do Brasil, estampado nos edifícios, casarões e sobrados históricos. É de lá que parte um trem Maria Fumaça rumo ao próximo destino desta lista, Tiradentes, levando os turistas para mais uma grande viagem no tempo. Confira opções de hospedagem nesta e outras cidades de Minas Gerais aqui.

4. Tiradentes

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Esta é uma das cidades de Minas Gerais fundadas no sul do estado que é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio, são alguns dos encantos. Os passeios de charrete e Maria Fumaça também são mantidos. Encontre aqui opções de hospedagem.

Não deixe de visitar a Casa Torta em sua viagem para Tiradentes! Clique aqui para saber o que é!

E aí, PARTIU MINAS?! Alugue um carro e corra por todas essas cidades <3

5. Capitólio

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Rodeada de belas paisagens, a cidade de Capitólio é um prato cheio para os adeptos do ecoturismo que querem curtir a modalidade nas cidades de Minas Gerais! A represa de Furnas e suas águas esverdeadas é a menina dos olhos da região, que ainda conta com cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas e a chamada Lagoa Azul, outro ponto alto do local. Descubra lindas opções de hospedagem em Capitólio aqui!

6. São João Batista

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Pertinho de Capitólio fica São João Batista. Um dos atrativos da cidade é o Paraíso Perdido, uma área particular de preservação ambiental que possui 18 piscinas naturais e 8 cachoeiras em um território que parece estar isolado no mundo.

Mesmo em meio a tranquilidade, quem gosta de adrenalina encontra atividades como canoyning, tirolesa e rapel. São João Batista é um das cidades de Minas Gerais que vale a pena fazer parte do seu roteiro. Veja aqui onde se hospedar por lá!

7. Araxá

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Além de ser uma das portas de acesso ao Parque Nacional Serra da Canastra, a pequena cidade de Araxá é conhecida por conta do Grande Hotel. Inaugurado em 1944, é um grande marco da hotelaria brasileira, onde funciona um spa de águas termais. Banhos de imersão, tratamentos corporais e faciais, massagens e saunas são alguns dos atrativos. Confira quanto custa a hospedagem aqui.

Para mais detalhes sobre o Parque Nacional Serra da Canastra, clique para ver um post especial!

8. Sacramento

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

A cidade de Sacramento é também uma das portas de entrada para a Serra da Canastra. Nessa pequena  cidade você encontra nada mais nada menos do que a Gruta dos Palhares, maior gruta de arenito da América Latina, além de mais de 200 cachoeiras.

A 455 km de Belo Horizonte, Sacramento fica pertinho de Araxá e é uma das cidades de Minas Gerais que vale a pena conhecer. Assim, se você pretende visitar cidades turísticas em Minas Gerais, incluir os dois destinos em uma mesma viagem pode valer a pena! Hospedagem? Encontre boas opções aqui.

9. São Tomé das Letras

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Uma das mais pitorescas cidades de Minas Gerais, essa opção atrai muitos jovens e aventureiros que querem desvendar seus mistérios. Inúmeras lendas permeiam a cidade histórica, rodeada de misticismo. Cachoeiras, grutas e um incrível pôr-do-sol do alto da Casa da Pirâmide divertem os viajantes, que também têm como vantagem um céu estrelado durante a noite. Opções de pousadas você encontra aqui.

10. Itacarambi

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

O principal atrativo da região é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a 15 km de Itacarambi. Patrimônio geológico e arqueológico, está rodeado de lugares incríveis, como 140 cavernas e mais de 80 sítios arqueológicos, onde dá para encontrar até mesmo pinturas rupestres. A tribo indígena dos Xakriabás ainda vive no local. Hotéis e pousadas bons e baratos aqui!

11. Alto Caparaó

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Alto Caparaó fica a 371 quilômetros de Belo Horizonte, na divisa com o estado do Espírito Santo. A jovem cidade, com apenas 20 anos de emancipação, antes era um distrito de Carangola, juntamente com Caparaó Velho e já faz parte das cidades de Minas Gerais mais indicadas para os viajantes conhecerem!

É um bom destino para os aventureiros, já que é a porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil. O turismo, ao lado da cafeicultura, é a principal atividade econômica do município, por isso é possível encontrar boas opções de hospedagem.

12. Sabará

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Sabará é uma das pequenas cidades de Minas Gerais que possuem vários atrativos! Com cerca de 45 mil habitantes e vizinha a Belo Horizonte, ela tem um importante e bem cuidado centro histórico, o município faz parte do Caminho de Sabarabuçu da Estrada Real e do Circuito do Ouro. A cidade também é conhecida por seus festivais gastronômicos: o do oro-pro-nobis, que acontece no segundo trimestre do ano, e o da jabuticaba, no quarto trimestre.

O oro-pro-nobis, para quem não conhece, é uma hortaliça utilizada como ingredientes em vários pratos da culinária mineira. Os festivais garantem dias de festança, com muita comida, artesanato e vários cantores e bandas se apresentando no palco.

13. Lima Duarte (Conceição do Ibitipoca)

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Localizada na zona da mata mineira, a Vila de Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte. O Parque Estadual do Ibitipoca, em plena zona da mata mineira, encanta com suas passagens com águas amarelas escuras. São cachoeiras, mirantes, grutas, riachos e penhascos.

Um dos destaques é o lago da Miragem e a Janela do Céu. Mas não é só de natureza que vive Ibitipoca. A vila possui muitos ibiti-atrativos, como os moradores locais gostam de batizar as coisas por lá. Você vai tomar uma ibitibeer e comer um ibitilanche, depois de fazer uma ibititrilha no ibitiparque! Confira aqui opções de hospedagem.

14. Carrancas

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

O munício de Carrancas faz divisa com São João del Rei e está localizado a 280 quilômetros de Belo Horizonte. O lugar ainda é uma das cidades de Minas Gerais pouco exploradas pelos turistas, apesar de seus vários atrativos. Por isso mesmo, sobra tranquilidade. São muitas cachoeiras, grutas e o “Monte Roraima” de Minas Gerais.

Carrancas foi cenário da novela Império (2014), que se passava na fronteira com a Venezuela. Os pontos que serviram de locação foram a Chapada do Abanador, a Gruta da Ponte e a Cachoeira do Turco. Descubra confortáveis pousadas em Carrancas aqui.

15. Santana dos Montes

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Mapio

Santana dos Montes é uma cidade pequenininha, de cerca de 4 mil habitantes. Um dos principais atrativos da pequena cidade são seus muitos hotéis fazenda, atrativo dessa e outras cidades de Minas Gerais.

Suas várias lindas fazendas históricas, com casarões do século XVIII, foram transformadas em hotéis-fazenda, com opções de lazer e relaxamento. Quase todos oferecem pensão completa, então sair passear pelo pequeno centro histórico da cidade é quase que opcional. Entre hospedagens aqui.

16. Gonçalves

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

O forte de Gonçalves, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, é o ecoturismo, tanto de aventura quando de contemplação. Com cerca de 4 mil habitantes, a maior parte deles vive na zona rural do município.

Por ser uma região montanhosa, com muitas íngremes tortuosas estradas de terra, passeios de 4×4 fazem sucesso. Há muitas pousadas bem confortáveis e gastronomia é também um forte atrativo na cidade.

Uma dica é conhecer o Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente e a degustação é liberada. Quem não quer aproveitar essa produção local nesta e outras cidades de Minas Gerais?

17. Santana do Riacho (Serra do Cipó)

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

A cidade de Santa do Riacho fica a 110 quilômetros de Belo Horizonte e, por essa razão, está bem servida por ônibus que saem da capital. O município faz parte das cidades de Minas Gerais que abrigam o Parque Nacional da Serra do Cipó, com várias trilhas que podem ser exploradas sem guia devido a boa sinalização. Mas, as trilhas são longas, por isso é bom se preparar.

Em Santana do Riacho também está localizada a Vila de Lapinha da Serra, de onde se pode fazer passeios mais tranquilos. Veja aqui onde você pode se hospedar.

18. Serro (São Gonçalo do Rio das Pedras)

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Jay Woodworth – Flickr

A cidade de Serro, a 300 quilômetros de Belo Horizonte, abriga o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedra. Cercado por muitas cachoeiras e com vista para a imponente Serra do Espinhaço, o lugar ainda possui com um charmoso centro histórico. É uma das cidades de Minas Gerais perfeitas para descansar e contemplar a natureza.

Além disso, Serro é conhecida por seu queijo, que foi declarado patrimônio imaterial pelo IPHAN. Vale ainda a visita a outro distrito encantador, o de Milho Verde, apenas a 8 quilômetros de distância de São Gonçalo do Rio das Pedra. Encontre opções de hospedagem aqui!

19. Camanducaia (Monte Verde)

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Ao sul do estado, o município de Camanducaia abriga o distrito de Monte Verde. A região está a mais de 1.500 metros de altitude, em plena serra da Mantiqueira. Por essa razão, a região tem clima frio durante todo o ano, com as temperaturas podendo chegar perto de 0ºC, ou até menos, no inverno.

Esse climinha mais gelado e que pede um aconchego garante o título para que Monte Verde seja uma das regiões mais românticas de Minas Gerais e um ótimo destino para casais. Confira opções de hotel, pousada ou hostel aqui.

20. Grão Mogol

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

O município de Grão Mogol fica a 600 km de Belo Horizonte. Essa é uma das cidades de Minas Gerais ainda pouco explorada pelos turistas, mas cheia de riquezas, tanto histórica, com seu centro histórico e estrada real, quanto naturais, com cachoeiras, cânions e grutas e até mesmo uma praia de água doce.

A cidade dos diamantes negros, bem no alto da Serra Geral, é uma verdadeira joia no sertão mineiro. Quem procura lugares para conhecer em Minas Gerais diferentes e encantadores deve apostar em Grão Mogol. Veja onde se hospedar.

21. Raul Soares

A cidade de Raul Soares está a 255 km de distância da capital mineira, sendo conhecida pelos seus belos atrativos turísticos em Minas Gerais.

O destino fica entre serras e picos rochosos, incluindo o Pico dos Boachás, apropriado para a prática do voo livre que recebe, inclusive, campeonatos de paraquedistas. Raul Soares ainda abriga o Minas Beach Park, o maior parque aquático de Minas Gerais. Descubras boas hospedagens próximas a Raul Soares.

22. Teófilo Otoni

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Uma das cidades de Minas Gerais perfeitas para quem deseja saborear a culinária mineira é Teófilo Otoni, cidade considerada a terra do pão de queijo e famosa pela boa carne de sol.

Conhecida como a capital mundial das pedras preciosas, isso porque a região rica em gemas e pedras preciosas, Teófilo Otoni é o maior centro lapidário do Brasil, com cerca de 3 mil oficinas dedicadas ao ramo. Hotéis e pousadas para se hospedar em Teófilo Otoni.

23. Ouro Preto (Lavras Novas)

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: YouTube

Ouro Preto é uma cidade das cidades de Minas Gerais mais conhecidas, devido à riqueza histórica que abriga dentro de suas fronteiras. Mas, fugindo um pouco do seu centro histórico, a 19 quilômetros da sede, é possível conhecer Lavras Novas, um dos treze distritos da cidade mineira.

O sinônimo do local é sossego. No meio das montanhas e com belas paisagens por todos os lados, Lavras Novas possui várias pousadas, chalés, lofts e sítios. Para os que gostam de atividades ecológicas, é possível explorar a região por meio de trilhas, passeios de quadriciclo e rapel. E se o tédio bater, Ouro Preto está bem pertinho garantido outras atrações.

Minas Gerais tem muita coisa legal! Até um passeio de trem maravilhoso entre Minas e Espírito Santo!

24. Delfinópolis

Foto: WikimediaCommons

Delfinópolis é uma das cidades de Minas Gerais mais legais para conhecer, com uma proposta bem mais voltada para o ecoturismo e o turismo rural, imperdível para os viajantes que curtem essas modalidades.

Com muitas cachoeiras, represa para banho e áreas de trilhas, é um local que oferece relaxamento e contato com a natureza em um ambiente bem calmo, com as vantagens de estar em Minas: muita comida boa e clima ameno.

A cidade fica a 400 km de Belo Horizonte e fica pertinho do interior de São Paulo, para os paulistas que quiserem aproveitar. Para ajudar na sua viagem, confira aqui opções de hospedagem para todos os gostos.

25. Congonhas

Foto: Flickr

Mais uma das cidades de Minas Gerais bem legais para desbravar, com uma pegada mais histórica, a cidade de Congonhas (isso, em Minas existe uma cidade com esse nome e não é o aeroporto) fica a apenas 80 km de BH e preserva algumas das mais importantes obras do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa,  mais conhecido como Aleijadinho.

Para quem gosta de arte, a cidade é um ponto de parada obrigatório, pois existem peças de valores inestimáveis. No local é possível conferir a obra “Os Doze Profetas” de pertinho. Para quem não sabe, a obra é do século XVIII, protegida pela Unesco e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

O local não possui muitas hospedagens, mas confira boas opções por aqui.

26. Diamantina

Foto: Wikimedia Commons

Uma das cidades de Minas Gerais para quem aprecia cidades históricas e bem preservadas, Diamantina é um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e que fica localizada a 350 km de Belo Horizonte.

A história da cidade está totalmente ligada à extração de diamantes no local, no século XVIII (assim surge o nome da cidade). Com construções da época que foram restauradas e mantidas até os dias atuais, aproveite os casarões e igrejas centenárias que acompanham as ruas de pedras da cidade.

Outra curiosidade sobre o local é que é a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que além do da fator histórico, conta com outros atrativos como as paisagens naturais para compor o atrativo aos viajantes. Aproveite para conhecer a cidade histórica e já garanta sua hospedagem clicando aqui.

27. São Roque de Minas

Foto: Wikimedia Commons

Para os amantes de queijo, São Roque de Minas é uma parada obrigatória e uma das melhores cidades de Minas Gerais! Na Serra da Canastra, essa cidade possui vários produtores locais dos melhores queijos da região (que são inclusive premiados) e ainda fica em uma das regiões mais bonitas do estado todo.

Com uma beleza natural de impressionar qualquer viajante, existem vários passeios turísticos que passam nos principais pontos do local e contam a história de São Roque de Minas.

Além do Parque Nacional da Serra da Canastra e das cachoeiras, quem visitar a região deve parar para conhecer os produtores locais para degustar de seus produtos in loco. Alguns possuem pacotes com refeição.

Hospedagem em São Roque de Minas é aqui!

28. Aiuruoca


Foto: Wikimedia Commons

Este pequeno município é uma das cidades de Minas Gerais que fica na Serra da Mantiqueira e é cercado por diversos vales, cachoeiras, áreas para trilhas e tem o Pico do Papagaio, que fica a 2100 metros de altitude. Quando chegar ao local, não deixe de conhecer o Vale dos Garcias!

Com certeza é uma das melhores opções para quem quer silêncio, um clima bucólico e tranquilidade.

Ao sul do estado de Minas, a cidade fica próxima à São Lourenço e fica a 420 km de Belo Horizonte.

Para facilitar sua viagem, já viaje com a sua hospedagem reservada, as melhores opções estão aqui.

29. Cordisburgo

Foto: Wikimedia Commons

Cordisburgo é um pequeno município em Minas que tem alguns fatos impressionantes: é a cidade natal de João Guimarães Rosa, o mais aclamado cidadão natural do local e um dos escritores mais importantes do país, considerado por muitos o mais relevante doo século XX.

A cidade ficou marcada em suas obras e sua casa hoje é um museu que recebe os visitantes. Outro fato super interessante sobre o local é a encantadora Gruta do Maquiné, que tem muitas formações geológicas incríveis e é considerado o berço da paleontologia brasileira.

Com esses dois fatores, Cordisburgo com certeza entra na nossa lista de cidades de Minas Gerais imperdíveis! Confira onde ficar na cidade e na região clicando aqui.

30. Santuário do Caraça (Catas Altas e Santa Bárbara)

Foto: Flickr

O visual da foto acima de Santuário do Caraça já justifica o local ter entrada na nossa lista de cidades de Minas Gerais mais incríveisFundado em 1774, o local fica entre as idades de Catas Altas e Santa Bárbara em uma área imensa e muito bem preservada.

No local é possível visitar ruínas do antigo Colégio e da Escola Apostólica e possui diversas construções anexas. Fora a construção, o Santuário do Caraça possui vários atrativos naturais, como cachoeiras, piscinas naturais e picos, além de muita vida animal (os lobos guarás são alimentados pelos religiosos do local).

O santuário ainda oferece hospedagem para os visitantes, mas as reservas são muito disputadas e as vagas extremamente limitadas. Quem tiver interesse deve fazer a reserva meses antes da viagem. Para outras hospedagens na região, é só conferir aqui nossa lista.

31. São Francisco de Paula

Foto: Rodrigo.Argenton – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0

Mais uma das cidades de Minas Gerais na região da Serra da Mantiqueira, São Francisco de Paula é uma cidade bem tranquila e encantadora. Embora seja menos conhecida como destino turístico, oferece algumas atrações interessantes para os visitantes, como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma pequena gruta dedicada a santa, com uma imagem da mesma, oferecendo um ambiente tranquilo para reflexão e oração.

Para belas paisagens e altura, o Pico do Pião é bem bacana! Uma trilha leva ao topo desse pico, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da região. É um lugar ideal para caminhadas e contemplação da paisagem. Quem quiser caminhar e fazer fotos, o Mirante do Cruzeiro também é uma boa opção, localizado no alto de uma colina, com uma vista panorâmica da cidade e das montanhas ao redor. É um lugar perfeito para contemplar o pôr do sol!

A cidade conta com poucas hospedagens, mas todas você confere aqui e outras dicas de onde ficar na cidade de Oliveira, bem pertinho!

32. Conceição do Mato Dentro

Foto: Wikimedia Commons

Essa é uma das cidades de Minas Gerais consideradas como a “Capital Mineira do Ecoturismo”, já que em sua região abriga diversas belezas naturais incríveis, cachoeiras deslumbrantes e trilhas impressionantes. A pequena cidade está localizada na Região Central do estado e fica a
165 km de Belo Horizonte!
Parte do Parque Nacional da Serra do Cipó está localizado no município de Conceição do Mato Dentro e é uma das área de preservação ambiental com maior biodiversidade do estado, com formações rochosas impressionantes e trilhas desafiadoras. É um paraíso para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre!
Quem quiser conhecer várias cachoeiras, aqui é o lugar! A Cachoeira do Tabuleiro é uma das atrações mais famosas da cidade e é uma das mais altas do Brasil, com aproximadamente 273 metros de altura. Além dessa, visite a Cachoeira Rabo de Cavalo, onde é possível praticar rapel.
Outro ponto turístico natural super bacana é a  Gruta do Centenário, uma caverna formada por estalactites e estalagmites. Saiba onde ficar em Conceição do Mato Dentro!

33. Brazópolis

Foto: Wikimedia Commons

A pequena cidade de Brazópolis fica localizada entre duas cidades bem populares entre os viajantes: Campos do Jordão, em São Paulo, e Gonçalves, em Minas. Esta é mais uma das cidades de Minas Gerais referência em ecoturismo e uma ótima pedida para quem quer passar um final de semana mais rústico e fazendo trilhas!

A cidade fica a 450 km de BH e acaba sendo uma opção mais fácil de visita para os moradores do estado de São Paulo do que de determinadas regiões de Minas.

Em Brazópolis, conheça a Represa de Camargos, um local propício para a prática de esportes aquáticos e pesca. A cidade também é recheada de trilhas ecológicas e cachoeiras exuberantes, ideais para os amantes de ecoturismo.

Veja as opções de hotéis e pousadas na cidade aqui!

34. Bueno Brandão

Foto: Wikimedia Commons

35. Delfim Moreira

Foto: Wikimedia Commons

Mais uma das cidades de Minas Gerais que vale a pena conhecer e que fica mais perto da capital paulista do que da capital mineira, Delfim Moreira é famosa por suas belezas naturais, paisagens deslumbrantes, clima ameno e pela preservação de sua arquitetura histórica.

Para ter uma das vistas mais incríveis da Serra da Mantiqueira, visita  Pedra do Picú, com quase 1.600 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica incrível da região, sendo um local popular para a prática de trekking e escalada. 

Quem curtir cachoeiras, não vai se decepcionar por aqui! Algumas das mais conhecidas são a Cachoeira dos Garcias, a Cachoeira do Zé Cavaquinho e a Cachoeira do Aiuruoca.

Outro atrativo da cidade – que não fica bem na cidade – é o Parque Estadual da Serra do Papagaio, que fica nas proximidades e com certeza merece ser mencionado. É uma unidade de conservação que abrange diversos municípios da região, oferecendo trilhas, cachoeiras e uma rica biodiversidade.

Chalés, pousadas e mais: confira as hospedagens em Delfim Moreira

Texto atualizado em novembro de 2018 por Andressa Xavier Pellanda e em 2023 por Izabella Miranda 

34 comentários

  1. Gostei +,gostaria de conhecer todos esses lugares,+ pretendo conhecer Ibitipoca primeiro e capitolio

  2. Só lugares tops Nessa lista. Já visitei uns 80%, mas esse post me deu outras ideias tbm ?

    1. Olá Bruno, nós não vendemos diretamente pacotes, contamos com nossos parceiros para isso.Para saber de pacotes acesse quantocustaviajar.com e procure pela cidade desejada.

  3. Gostei! ótimas referencias, poderia citar também Raul Soares, me encantei tanto com a cidade, que estou querendo ate me mudar para la, tem muita atração turística e inclusive o Minas Beach Park que e o maior parque de Minas Gerais.

  4. Gratidão pela divulgação das maravilhas do nosso quintal, Serra do Cipó.
    Será um prazer receber e guiar voces pelas cachoeiras gigantes do Brasil e na única cachoeira com Coração de Cristal no Mundo, cachoeira do Tabuleiro, mãe das águas de Minas Gerais.
    Chegá pra crá pra conhecer nossa arvore sagrada Gameleira com 459 anos, encontro da Vida na Natureza, na pousada Gameleira, compartilhar energias, magias, vivências holísticas, meditação em noite de Lua cheia e alimentação saudável.
    Paz luz felicidades.
    Inté namaste!
    Samuel Ace
    uaitzap 31 992 632 968

    1. Que sonho ser guia ?? , sou do interior de SP estou a procura de uma faculdade de turismo . Deve ser incrível

  5. Gostaria de saber de cidades bonitas, com bons lugares, mas que seja um local de temperatura mais quente possível.
    Obrigada!

  6. Faltou Teófilo Otoni (capital mundial das pedras preciosas,terra do queijo,da boa carne de sol,cidade onde também se comemora a padroeira nossa senhora de Fátima.)

  7. Realmente muito bonito os destinos.
    Já viajei em alguns lugares distintos pelo mundo, mas não entendo como um lugar com potencial tão grande não consegue se manter como atração turística em Minas Gerais. O Parque Estadual do Rio Doce (maior reserva de Mata Atlântica preservada no estado) fica próximo a região do Vale do Aço (Leste de Minas), que da pra sair de trem de Belo Horizonte e descer numa estação da região, que já seria uma viagem muito legal por si só, oferece hospedagem tanto em acomodações ou em camping. Tem lagoas e trilhas lindas pra apreciar fauna e flora. Mas é um destino que não recebe a atenção turística como gostaria de recebesse. Em partes é até bom, que ainda se consegue preservar bastante daquele lugar que segue como das maiores bacias hidrográficas do Brasil, junto com Pantanal e Amazônia.

    1. Oi Allan!

      Dica anotada 😉

      É realmente difícil entender como tantos lugares legais no Brasil não deslancham no turismo!
      Obrigada pelo comentário!

  8. Oi faltou a cidade de Piranga. É um local delicioso. Fica a 2 hs de Ouro Pteto e a 3 hs de Belo Horizonte.cTem cachoeiras, tem igrejas historicas e casarões antigos. Possui uma matriz construída em estilo moderno que fica numa charmosa pracinha com um coreto lindo e antigo onde a banda local muitas vezes toca ao final da tarde. Este contraste a faz muito especial. Sua gente é hospitaleira e agradável.Sua comida é simples e gostosa. E que fartura. Todas as festas religiosas tradicionais ainda são mantidas. A festa de reis é maravilhosa. Seu carnaval também é muito bom. Diversão barata e tranquila. No mês de julho existe uma festa que se tornou tradicional da cidade e que foi copiada pelas cidades ao redor. É a festa do piranguense ausente. Nela todos aqueles que moram e estudam fora se reencontram. E é claro estes levam seus amigos e filhos, entao se rornou uma festa enorme e um ponto de encontro de gerações.. É muito boa.. São tres dias ininterruptos de festas. Muito bom. Recomendo.

  9. Olá Pessoal,
    Somos de SC e estamos querendo conhecer MG, mas pelo interior.. qual a rodovia mais segura e em boas condições para chegar nesses destinos, depois temos intenção de ir para Porto Seguro na Bahia, alguma dica?
    Obrigado

    1. O post relata diversas cidades espalhadas pelo estado de MG, são várias rodovias diferentes para acessa-las 🙂 Nós fazemos muitas roadtrips e sempre utilizamos o Google Maps para realizar o trajeto, a sua tecnologia permite indicar a melhor rodovia.

  10. Vou dizer algumas que conheço lindas, Caxambu MG é a maior estância Hidromineral do planeta, são Lourenço possui um lindo parque das águas e maria fumaça, onde moro aqui em Extrema – MG possuí o turismo divido em rotas, água, sol, rosas e pedras fica pertinho de São Paulo e tem vários eventos o ano todo.

  11. Quero me mudar para uma dessas cidades aí,qual em?
    Pois quero viver do comércio e poder desfrutar desses paraísos

  12. Moro em Brasília e acabei de chegar de Serro, Milho Verde e São Gonçalo do rio das pedras, esses 2 distritos de Serro, maravilha de lugares, voltarei em breve. Lindos, lindos

  13. Estarei indo no meio do mês de agosto. Entrei aqui pra me situar, pois ainda não sei por onde começar. Conheço Ouro Preto/Tiradentes/S.João Del Rei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.