Sabia que cafeína e arquitetura combinam muito bem? Prova disso são os 7 cafés históricos imperdíveis em Praga, que são um verdadeiro colírio para os olhos. As antigas cafeterias da capital da República Checa eram reduto de personalidades famosas como jornalistas, escritores, atores de teatro, arquitetos, artistas e empresários.

Sem pressa, eram nestes endereços que se encontravam, a mais de 100 anos atrás, Albert Einstein, Vítěslav Nezval ou Franz Kafka entre as mesas. Parte da cultura tcheca e também europeia se desenvolveu ali. A época de ouro dos cafés foi entre os séculos 19 e 20, preservando até hoje a Art Nouveau em seus detalhes.

Para se envolver na prosa, descubra abaixo pelo menos sete deles para conhecer:

Café Slavia

Situado em frente ao Teatro Nacional, no exato lugar onde a avenida Národní faz esquina com Smetanovo nábřeží, o Slavia é o símbolo da arte dos cafés. Inaugurado em 1884 e decorado em estilo de art-deco, o local tem vista privilegiada a partir de suas grandes janelas, para o Rio Moldava, do Castelo de Praga ou da Ponte Carlos. Aqui você também encontrará um restaurante e uma taberna. O estabelecimento também conta com um restaurante, uma taberna e uma pianista profissional embalando as tardes com música.

Café Savoy

Passando pela ponte Legií chega-se à rua Vítězná onde fica outro famoso café de Praga. O Café Savoy oferece o genuíno ambiente de primeira república. O teto neorrenascentista data o fim do século 19 e é uma relíquia histórica com destaque na singularidade de seu interior. O local tornou-se muito popular graças aos abundantes cafés da manhã e pratos do menu gourmet, incluindo caracóis tchecos, leite de bezerro e pastelaria feita na padaria própria. O único problema é o grande número de visitantes; no entanto, é possível reservar uma mesa online antecipadamente. O tempo de espera para uma mesa livre pode ser utilizado para uma caminhada por Kampa, a poucos passos dali, que é um dos lugares mais românticos de Praga.

Café Louvre

Inaugurado em 1902, o Café Louvre está localizado em Národní třída, muito perto do Teatro Nacional. Entre os clientes famosos estão Kafka e Einstein. O espírito de independência vive por ali até hoje. Há também um espaço para jogar bilhar. O café funciona durante todo o dia e oferece pratos quentes.

Foto: Jan Prerovsky

Planejando uma viagem para Praga? Confira dicas de hospedagem!

Café Obecní dům (Casa Municipal)

Ao visitar a Casa Municipal em Praga, você experimentará a atmosfera inesquecível da secessão, a época de ouro. A elegância dos últimos anos da monarquia dos Habsburgos e os primeiros anos da nova república está onipresente neste café. Há uma galeria, grandes janelas e uma fonte iluminada com estátua de mármore de uma ninfa, além de contar com um restaurante francês do lado direito. Inaugurado em 1911, é considerado um dos mais belos restaurante secessionistas do mundo.

Café Imperial

Uma excelente cozinha dirigida pelo chef Zdeněk Pohlreich, com espaços únicos decorados com cerâmica: assim é o Café Imperial localizado na rua Na Poříčí, uma jóia arquitetônica que atrai desde 1914 com a sua atmosfera no estilo Grand Café. O menu oferece os melhores pratos da cozinha tcheca tradicional, em estilo moderno.

Grand Cafe Orient

Em todo o mundo você encontrará cafés projetados nos estilos de secessão, Art Deco ou Art Nouveau, mas um café no estilo do cubismo é único no mundo. Desde 1912 está na elegante casa de U Černé Matky Boží. na Rua Celetná, Cidade Velha de Praga. A casa foi projetada pelo arquiteto Josef Gočár e dentro você pode ver a exposição permanente do Museu de Artes e Indústrias em Praga, onde o cubismo tcheco é apresentado como um estilo que entrelaça a idéia de arte livre e arte aplicada em arquitetura. O interior do primeiro andar também reflete o cubismo. Gočár projetou o bar-buffet em estilo cubista, assim como seus equipamentos e lustres.

Entre um café e outro, aproveite o melhor de Praga com esses passeios!

Confeitaria Myšák

É uma confeitaria muito popular cuja história começou no início do século passado. Está localizada no centro de Praga, na Rua Vodičkova, perto da Praça Venceslau. O famoso chef František Myšák encomendou a reconstrução da antiga casa renascentista ao arquiteto Josef Čapek. Muitas personalidades famosas da vida política, cultural e esportiva pediam os bolos Myšák. Você pode provar sobremesas, bolos tchecos clássicos, bem como taças de sorvete, em combinação com um delicioso menu de café da manhã e vários tipos de café.

Post por CzechTourism
Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.