Apesar de serem lugares sagrados, as catedrais têm são um tanto sinistras, até mesmo porque muitas delas contêm criptas e ecoam os passos de quem quer que chegue em meio ao silêncio. Em algumas delas você pode até mesmo ouvir passos sem que haja ninguém no local…conheça 5 igrejas assustadoras com histórias sinistras.

1. Igreja St. George – República Tcheca

Em Lukova, a igreja de 1352 estava às moscas desde que caiu seu teto, em 1968 até ser ocupada pelo artista Jakub Hadrava. Com sua criatividade, encheu o lugar com 32 estátuas bizarras que representam soldados alemães, os antigos frequentadores do centro religioso antes da Segunda Guerra Mundial. Assim, acabou virando atração turística e enfim se reergueu. Fantasminhas do bem, eu diria.

igreja-fantasma

2. Igreja de São Francisco – Portugal

A histórica cidade de Évora têm entre suas construções mais icônicas a Igreja de São Francisco, que carrega dentro de si a surpreendente Capela dos Ossos. Composta por paredes e colunas com 5 mil crânios de monges, foi construída no século 17 sob a ideia de que a vida é curta e só estamos aqui de passagem. Não à toa, o que se lê na porta é apenas uma pequena amostra do que há em seu interior: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Simpático, não?

igreja-de-sao-francisco-evora-portugal

3. Igreja de Todos os Santos – República Tcheca

Uma das mais sinistras e também interessantes, a Igreja de Todos os Santos em Kutná Hora, a 80 km de Praga, tem muitos itens que chamam a atenção do público. O Ossuário de Sedlec foi feito com 40 mil ossos, resultado do grande número de mortes com a epidemia da peste negra no século 14, que se alastrou pela Europa. Como já não cabiam mais corpos nos cemitérios, o jeito foi arranjar outro destino para as ossadas. A decoração da igreja é totalmente feita com partes do esqueleto humano, incluindo um grande candelabro.

kutna-hora

4. Capela dos Esqueletos – Polônia

O padre polonês Vaclav Tomaszek pode ser considerado um verdadeiro artista ou um clérigo muito maluco. Isso porque ele foi o responsável pela decoração da Capela dos Esqueletos – ou Igreja de São Bartolomeu -, em Czermna, na Polônia. Revestida com mais de 3 mil crânios e tíbias humanas, de vítimas da Guerra dos Trinta Anos e da epidemia de cólera, a capela conta ainda com outros 21 mil ossos numa câmara em seu subsolo.

kaplica-czaszek

 

5. Igreja de São Francisco – Peru

A principal igreja de Lima, no Peru, esconde um segredinho um tanto assustador. Com arquitetura barroca, é adornada com muitos detalhes, mas o que chama a atenção mesmo dos turistas não está exatamente logo na entrada. As catacumbas, que serviam como cemitério antigamente, abrigam alguns ossos e dizem que aproximadamente 75 mil ossos que haviam sido enterrados no terreno ocupado pela igreja.

igreja-peru

Bônus: Igreja de Comandaroba – Sergipe

Quem disse que o Brasil ia ficar de fora dessa? Em Comandaroba, Sergipe, a igreja local também é motivo de alguns sustos. Construída no século 18, os fundos da construção resguardam um pequeno cemitério que, segundo lendas locais, é o lar de fantasmas. O que circula pela cidade é que se ouvem passos, vozes e até mesmo barulho de água caindo sem que haja sequer uma torneira nos arredores. Alguém aí sentiu um arrepio?

igreja-de-comandaroba

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.