Viajar em abril é uma alternativa excelente para aqueles que curtem viagens na baixa temporada. Seja para fugir das multidões ou aproveitar os preços baixos e promoções nos períodos onde há menos procura por alguns destinos, durante o mês, ainda há a vantagem, de o clima ser agradável praticamente no mundo todo.

O outono se fortalece no Hemisfério Sul, deixando as temperaturas mais amenas, mas sem fazer frio todos os dias. Já no Hemisfério Norte, embora ainda não tenha esquentado plenamente, a primavera atinge seu ápice em uma explosão de cores, com inúmeros festivais comemorando a sua chegada em toda a metade setentrional do globo. Confira abaixo dicas de lugares para viajar em abril.

Viajar em abril – os melhores lugares

1- Holanda: temporada de tulipas – Confira aqui quanto custa viajar para Amsterdã

viajar em abril
Photo by form PxHere

A chegada da primavera na Holanda  vem acompanhada do Keukenhof, ou Jardim das Tulipas, próximo a Amsterdã . O Keukenhof abre as portas todos os anos apenas por oito semanas, durante a primavera. Na programação oficial do parque, exposições de rosas, hortênsias, bromélias e outras espécies se revezam ao longo das semanas. Um dos lugares mais lindos para viajar em abril no mundo!

Hospedagens na HolandaPassagens aéreas para a Holanda

2- Vancouver: Festival das Cerejeiras – Confira aqui quanto custa viajar para Vancouver

viajar em abril
Foto: Ted McGrath

Quem sempre sonhou em conhecer o Canadá  pode programar a viagem para abril desse ano e acompanhar de perto o desabrochar de inúmeras flores com a chegada da Primavera. É nessa época do ano que acontece em Vancouver o Festival das Cerejeiras (Cherry Blossom Festival)

Já falamos sobre o festival no nosso blog, com inúmeras dicas de atividades gratuitas. Confira todos os eventos no site oficial.

Hospedagens em VancouverPassagens aéreas para Vancouver

3- Seattle: Festival das Flores – Confira aqui quanto custa viajar para Seattle

viajar em abril
Foto:

Durante o Festival de Tulipas do Vale Skagit, condado a uma hora de distância de Seattle, nos Estados Unidos, os campos se enchem de cores e de visitantes, que observam de perto a imensidão florida. O melhor de tudo? É um passeio gratuito! Os passeios para região só acontecem no mês de abril e incluem uma série de atividades que fazem parte do festival, realizado há mais de 30 anos na região. É possível conhecer os produtos frescos locais e agendar tours pelos campos abertos para fotos e visitas.

Hospedagens em SeattlePassagens aéreas para Seattle

4- Mendoza: Festa da colheita das uvas – Confira aqui quanto custa viajar para Mendoza

viajar em abril
Foto: Wikimedia

Aos pés dos Andes, Mendoza, na Argentina, é rodeada de 1.200 vinícolas que produzem cerca de 70% do vinho argentino. Entre os destaques está a chance de se hospedar nestas propriedades, como no Cavas Wine Lodge, onde os chalés ficam entre os parreirais e o spa oferece tratamentos de vinoterapia. Quem viajar em abril para Mendoza terá a oportunidade de participar da famosa festa da colheita das uvas. Conhecida como Vendimia, a festa é a celebração mais antiga da Argentina, nascida como festa popular da colheita.

Hospedagens em MendozaPassagens aéreas para Mendoza

5- Fernando de Noronha: cachoeira da praia do Sancho – Confira aqui quanto custa viajar para Fernando de Noronha

viajar em abril
Foto: Pixabay

Vale a pena arriscar uma viagem ao arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco, nos meses de abril a junho, mesmo que seja o período de chuvas. Além dos preços menores e pacotes promocionais, a época é a oportunidade perfeita para conhecer uma praia com cachoeira. Isso mesmo! No período de chuvas, Fernando de Noronha fica ainda mais bonita e é quando é formada uma cachoeira que deságua nas areias da famosa praia do Sancho.

Hospedagens em Fernando de NoronhaPassagens aéreas para Fernando de Noronha

6- Inhotim: o maior museu a céu aberto do mundo – Confira aqui quanto custa viajar para Belo Horizonte

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Que tal aproveitar esse período sem clima para praias desbravando o mundo da arte? Quem é apaixonado por arte e natureza pode conhecer Inhotim, no munício mineiro de Brumadinho. Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, o museu é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Os passeios ao Inhotim podem ser programados saindo de Belo Horizonte  e devem previstos para no mínimo dois dias, já que é impossível ver tudo em apenas uma visita. A vantagem de viajar para Minas Gerais em abril é que, a partir desse mês até setembro, as chuvas dão uma trégua no estado.

Hospedagens próximas à InhotimPassagens aéreas para Belo Horizonte

7- Foz do Iguaçu: preços mais acessíveis – Confira aqui quanto custa viajar para Foz do Iguaçu 

cataratas do iguaçu
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Foz de Iguaçu é uma das donas de uma das Cataratas mais famosas do mundo, que se divide entre Brasil, Argentina e Paraguai, sendo que o nosso país foi privilegiado com o melhor trecho. Os turistas adoram ver as quedas d’água de perto, mas também podem fazer um tour pelo enorme Parque Nacional do Iguaçu, provar a deliciosa carne argentina, fazer compras no freeshop (ou no Paraguai). Com menos multidões em suas principais atrações, exceto nos feriados, e os preços das diárias até 40% mais baratos durante a baixa temporada, Foz de Iguaçu é um destino certo para o mês de abril.

Hospedagens em Foz do IguaçuPassagens aéreas para Foz do Iguaçu

8- Serra Gaúcha: preços e temperaturas mais baixas – Confira aqui quanto custa viajar para Gramado

Foto:alex portes

Pra que fugir do frio quando você pode aproveitá-lo? A Serra Gaúcha fica ainda melhor de fevereiro a maio, quando as temperaturas começam a cair e os preços acompanham a tendência. Como ainda não está muito frio, abril é a época perfeita para conhecer as vinícolas e as diversas atrações que encantam os pequenos e os maiores nas cidades de Gramado e Canela. Além disso, há o parque de neve Snowland, que oferece uma programação agita o ano inteiro.

Hospedagens na Serra GaúchaPassagens aéreas para Porto Alegre

9- Florianópolis: longe das multidões – Confira aqui quanto custa viajar para Florianópolis

Foto: Wikipedia

A capital catarinense é linda em qualquer época do ano, mas é ainda mais agradável longe do fluxo intenso de turistas, das filas e dos congestionamentos. Por essa razão, os feriados de abril, especialmente o da Semana Santa, são ótimos para curtir Florianópolis com tempo bom e sem multidão. Além disso, os preços caem até 30% na baixa temporada. Dessa forma, você pode ficar em uma boa hospedagem e ainda reservar um dinheiro para os passeios e para aproveitar a gastronomia litorânea.

Hospedagens em FlorianópolisPassagens aéreas para Florianópolis

10- Chapada dos Veadeiros, em Goiás: menos chuvas e calor

Uma das principais atrações do local, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai visitantes do mundo todo/Foto: Wikimedia commons
Uma das principais atrações do local, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai visitantes do mundo todo/Foto: Wikimedia commons

O começo do outono abriga o clima perfeito para explorar qualquer uma das três principais chapadas brasileiras. A  Chapada dos Veadeiros, em Goiás, está a 230 quilômetros de Brasília , e reserva quase 150 cachoeiras espalhadas pelo cerrado – que você desbrava a partir dos municípios de Alto Paraíso ou São Jorge. Visitar esta região em abril é a garantia de menos chuva e calor, o que torna todos os passeios muito agradáveis.

Hospedagens na Chapada dos VeadeirosPassagens aéreas para Goiania

11 – Chapada Diamantina, o paraíso baiano 

Foto: Pexels

Assim como a Chapada dos Viadeiros, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, é o destino ideal para viajar em abril, devido ao clima ameno e propenso para explorar a região – sem chuva, as trilhas ficam estáveis para conhecer as inúmeras cachoeiras, grutas e vegetação preservada. 

O principal ponto de apoio para os turistas que visitam a Chapada é a cidade de Lençóis, com uma infraestrutura completa de hospedagens, restaurantes e até um aeroporto.

Hospedagens em LençóisPassagens aéreas para Bahia

12 – Chapada dos Guimarães e suas exuberantes montanhas

Foto: Wikimedia Commons

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é sem dúvidas um dos destinos preferidos para os viajantes adeptos ao ecoturismo. As nascentes, cachoeiras, cânions e paredões são um convite à exploração da região através de trilhas, que ainda presenteiam o visitante com uma exuberante vista da vegetação local. A Chapada dos Guimarães ainda conta com o Complexo da Salgueira, a Cachoeira Véu da Noiva, o Aquário Encantado, o Rio Salobra, entre outras atrações imperdíveis.

Hospedagens na Chapada dos GuimarãesPassagens aéreas para Cuiabá

13- Diamantina e a Vesperata

O ponto de partida da Estrada Real está localizado a 300 km de Belo Horizonte, e é bastante procurado justamente por este passeio histórico muito popular no Brasil. Além das construções preservadas, a cidade também está ligada à extração de diamantes no século XVIII, compondo assim o cenário perfeito para a imersão da história do país, e também para a Vesperata, um concerto noturno comandado por um maestro e seus instrumentistas e realizado a céu aberto na tradicional Rua da Quitanda.

Hospedagens em Diamantina | Passagens aéreas para Belo Horizonte

14 – Ilhabela em clima ameno – Confira aqui quanto custa viajar para Ilhabela

Se durante a estação mais quente do ano Ilhabela se torna o fervo dos amantes de lindas praias em São Paulo, em abril o cenário é outro completamente diferente – o clima ameno atrai viajantes que procuram mais descanso do que o agito. Com temperaturas médias de 25°C, a cidade fica um pouco mais vazia do que o habitual, mas ainda oferece o melhor de sua estrutura no quesito qualidade e imersão à natureza.

Hospedagens na Ilhabela | Passagens aéreas para São Paulo

15 – Paraty e o Bourbon Festival – Confira aqui quanto custa viajar para Paraty

Foto: Pexels

Enquanto Diamantina é o ponto de partida da Estrada Real, Paraty é o ponto de final deste passeio histórico. Com isso, já fica fácil de imaginar toda a bagagem que a cidade tem na história da nossa colonização, mantendo também as construções originais intactas desde aquele período. Em abril, com temperaturas amenas e a cidade mais tranquila, Paraty se torna o cenário do Bourbon Festival, um festival musical super aguardado na região, produzido pela tradicional casa de Jazz de São Paulo, o Bourbon Street Music Club. O evento conta sempre com um elenco de alta performance, formado por músicos nacionais e internacionais.

Hospedagens em Paraty | Passagens aéreas para o Rio de Janeiro

16- Washington D.C. e o Cherry Blossom Festival – Confira aqui quanto custa viajar para Washington

viajar em abril
Foto: Pexels

A chegada da primavera é muito bem recebida em Washington D.C. – entre o mês de março e a primeira quinzena de abril, acontece na capital americana o Cherry Blossom Festival, um grande evento que reúne diversas atividades, todas contemplando o florescer das cerejeiras que emolduram os memoriais de Thomas Jefferson, Franklin Delano Roosevelt e Martin Luther King Jr., entre outros pontos da cidade.

Hospedagens em Washington | Passagens aéreas para Washington

17 – Tóquio e o florescer “raiz” – Confira aqui quanto custa viajar para Tóquio

viajar em abril
Foto: Pexels

Para quem quer curtir a experiência do florescer das cerejeiras no país de origem desta vegetação, Tóquio é parada obrigatória para viajar em abril. O Festival Hanami que rege o clima da cidade, para celebrar este momento como se deve, e a capital japonesa vira uma verdadeira obra de arte aos olhos nus – para onde quer que você olhe, encontrará a árvore emoldurando todos os cenários, desde o Parque do Sítio do Castelo de Takada até a vista da janela do trem.

Hospedagens em Tóquio | Passagens aéreas para Tóquio

18 – Califórnia e o festival mais badalado do mundo – Confira aqui quanto custa viajar para Los Angeles

viajar em abril
Foto: Coachella

A Califórnia é um destino visitável o ano inteiro, seja no inverno ou verão, mas é em abril que a cidade se torna ainda mais convidativa para os amantes de música e grandes festivais – é quando acontece o Coachella, e a cidade é invadida por pessoas de diferentes destinos e idades. Mas vale uma dica de irmã para esta temporada: marque todas as suas reservas com muita antecedência, pois quanto mais perto da data do festival, mas fica difícil de encontrar datas disponíveis para voos e hospedagens.

Hospedagens em Los Angeles | Passagens aéreas para Los Angeles

19 – Paris para atletas – Confira aqui quanto custa viajar para Paris

O charme de Paris nunca se apaga – em qualquer época do ano, a cidade conquista todos os tipos de viajantes por conta de sua atmosfera romântica e histórica. Mas é em abril que os atletas podem conhecer a cidade por uma outra perspectiva – a Maratona de Paris promove a chegada da primavera, com um circuito de 42 km, passando por diversos pontos turísticos da cidade.

Hospedagens em Paris | Passagens aéreas para Paris

20 – Ilha de Chios e o Rouketopolemos – Confira aqui quanto custa viajar para Atenas

Que tal conhecer uma comemoração de Páscoa um tanto quanto diferenciada das demais? Na pequena Ilha de Chios, os residentes promovem o tradicional Rouketopolemos, uma espécie de troca de tiros com fogos de artifício entre as igrejas Angios Marcos e Panaghia Ereithiani, localizadas em duas encostas opostas e separadas por 400 metros. O céu escuro vira um espetáculo iluminado! Uma atração excelente para viajar em abril a ser incluída no roteiro de viagem à Grécia.

Hospedagens na Ilha de Chios | Passagens aéreas para Atenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.