Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão que o Quanto Custa Viajar selecionou lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes.

Impossível definir qual é a praia mais bonita da Bahia, já que o estado conta com umas das costas litorâneas mais invejáveis deste planeta. O clima favorável, as paisagens naturais, a boa comida e o povo acolhedor tornam o destino uma viagem daquelas que ninguém quer voltar para casa.

Independente de onde você esteja, uma coisa é garantida: prepare-se para encontrar pontos turísticos inesquecíveis. Inúmeros lugares da Bahia comportam histórias singulares, que trazem consigo a valiosa cultura dos pescadores e demais moradores do estado. Mais do que uma viagem, conhecer a Bahia é uma experiência para lá de transformadora.

Antes de começar a pensar no seu destino final na Bahia, pesquise aqui passagem aérea para Salvador, porta de entrada desse paraíso e descubra passeios nas praias da capital.

Lugares para conhecer na Bahia

1. Corumbau

lugares para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Em Prado, onde há belas praias e uma simpática cidadezinha, não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, na beira do Parque Nacional do Monte Pascoal, ao extremo norte do município. Existe uma leve variação do clima ao passar dos meses, então é uma boa pedida em qualquer época do ano.

Você vai se deparar com coqueiros, rios e mangues. No mar azul turquesa, é possível avistar recifes de corais na maré baixa. Ou seja? O cenário perfeito! Aproveite, ainda, para ir até Caraíva e a aldeia de Barra Velha, onde se originaram os Pataxós. Corumbau é definitivamente um dos lugares imperdíveis para se conhecer na Bahia.

Há diversas opções de hospedagem em Corumbau mas a gente te ajuda com essa seleção: Pousada Pontal Corumbau | Vivenda Xawã | Vila das Mangabeiras Corumbau

Mas se você quer dar uma olhada no mapa de hospedagens em Corumbau, confira aqui!

2. Trancoso

lugares imperdíveis na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Bastante cobiçada durante o Ano Novo, Trancoso une ambientes rústicos e luxuosos num só lugar! A cerca de 50 km de Porto Seguro, Trancoso tem uma vida noturna agitada e praias onde se encontram água salgada e doce. É um daqueles destinos da Bahia para se curtir sem pressa alguma. Confira aqui algumas atividades para fazer em Trancoso.

Vale a pena conhecer a praia dos Nativos, onde quiosques convivem harmoniosamente com pousadas elegantes e festas bastante populares. Entre badalação e tranquilidade, visite ainda a praia do Espelho, uma das mais belas da Bahia e do país como um todo.

Para opções de hospedagem em Trancoso, clique aqui.

3. Taipus de Fora

lugares imperdíveis na bahia
Foto: matheuslotero

Dentro da Península de Maraú, as piscinas de Taipus de Fora são imensas e carregam consigo muitas espécies marinhas, vistas a olho nu. Além de observar, dá para mergulhar entre elas. Está em busca de um lugar em que você possa entrar em contato direto com a natureza? Taipus de Fora cumpre esse papel de maneira satisfatória, sem chance de arrependimento.

O ideal é visitar as piscinas durante a lua cheia ou lua nova, quando a maré fica seca e expõe mais os corais. Não tem como negar: as belezas de Taipus de Fora representam o que há de mais impressionante no estado. É, com toda a certeza, um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

Algumas opções de hospedagem pertinho das piscinas: Village Taipu de Fora104DreamlandCondoApts BeachFront | Pousada Vila dos Corais – Taipu de Fora

Confira aqui mais opções de hospedagem em Taipus de Fora.

Conheça as incríveis piscinas naturais da Bahia!

4. Chapada da Diamantina

lugares impressionantes na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Um dos lugares mais fabulosos que você precisa conhecer na Bahia! A Chapada da Diamantina tem atrativos para todos os gostos. Na Fazenda Pratinha, em Iraquara, vale a pena conhecer a Gruta da Pratinha, onde é possível fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes. Na mesma propriedade está a Gruta Azul, um lago translúcido onde não se pode mergulhar por conta da profundidade, que chega a 70 metros.

O visual impressiona de todas as maneiras possíveis. Não deixe de ir ao Parque Natural Municipal do Espalhado para ver a Cachoeira da Fumacinha, considerada uma das mais bonitas (se não a mais impressionante) da Bahia e até mesmo do Brasil. Quando for visitar, fique na cidade de Lençóis.

Para os passeios na Chapada Diamantina, reserve online seu guia e seu roteiro aqui!

Para hospedagem, confira as opções: JARDIM SERRANO | Pousada Vila Serrano | Vila Pugliesi Hotel Boutique

5. Abrolhos

lugares imperdiveis na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Mais um daqueles lugares incríveis que você precisa visitar na Bahia! O arquipélago dos Abrolhos é perfeito para quem quer conhecer a vida marinha de perto. Descoberta em 1503, é um dos melhores pontos do mundo para o mergulho, onde as águas cristalinas convidam todos a explorar a fauna e os corais.

Cinco ilhas vulcânicas formam o local, repleto de vegetação e piscinas naturais onde vivem tartarugas e baleias. Se você quer conhecer um dos lugares imperdíveis na Bahia, coloque Abrolhos no seu roteiro desde já e se prepare para viver uma experiência especial.

Para visitar Abrolhos se hospede no Hotel Marina Porto Abrolhos

6. Santa Cruz Cabrália

lugares imperdíveis para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Parte da chamada ‘Costa do Descobrimento‘, a cidade ao sul da Bahia está a 20 km de Porto Seguro e ainda próxima de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Além de ser considerada como um berço de nossa história, Santa Cruz de Cabrália é muito conhecida por ser um destino perfeito de turismo no estado da Bahia.

Principal motivo? As praias quase desertas atraem turistas em busca de tranquilidade, enquanto aventureiros vão atrás das hipnotizantes ondas de Arakakaí. Em Coroa Vermelha, é possível encontrar parte da cultura indígena no artesanato. Vale a pena reservar um tempinho extra para explorar todos os inúmeros detalhes.

Se você chegar em Porto Seguro, pode contratar um transfer para Santa Cruz Cabrália aqui.

Algumas opções de hospedagem em Santa Cruz Cabrália: Pousada Recanto do Galo | Sueds Cabralia

Para mais opções de hospedagem em Santa Cruz Cabrália confira aqui.

7. Arraial D’Ajuda

lugares imperdíveis na bahia
Foto: Turismo Bahia

Cenário de Lua de Mel de muitos casais, Arraial d’Ajuda tem praias que lembram o Caribe. Antiga vila de pescadores, hoje possui bastante infraestrutura turística. No entanto, ainda mantém praias selvagens, como a de Taípe, do Pescador e Araçaípe. É, de fato, um dos lugares imperdíveis na Bahia!

Para curtir o melhor de Arraial D’ajuda, confira esses passeios que você já pode reservar online!

Vale a pena conhecer o Eco Parque, parque aquático integrado à Mata Atlântica, e a Ilha dos Aquários, com atrações para toda a família. Além disso, não se esqueça de passar pela Praça São Brás, onde ocorre a Feira Hippie. Esse local conta com três polos de restaurantes e lojas diversas.

🏨 Escolha aqui seu hotel em Arraial d’Ajuda

Você pode viajar pelo interior de Bahia de ônibus, pesquise aqui passagens.

8. Cumuruxatiba

lugares imperdíveis para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Cumuruxatiba, o balneário de nome tupi que significa “grande variação da maré”, é uma rústica vila de pescadores. Por lá, você vai encontrar paz, tranquilidade e uma sensação de espírito renovado. Vale a pena aparecer na sua lista de lugares para conhecer na Bahia.

As praias mantêm um lado selvagem, reunindo paisagens incríveis que incluem falésias, riachos de águas claras e coqueirais. Ainda assim, possui boa infraestrutura para receber turistas, muitas vezes vindos de Corumbau.

🏨 Para hospedagem em Cumuraxatiba confira aqui

9. Itacaré

lugares para conhecer na bahia
Foto: Marinelson Almeida

Parte da Costa do Cacau, ao sul de Salvador, Itacaré reúne praias e cachoeiras de tirar o fôlego. Por estar próxima à Mata Atlântica, o local atrai ecoturistas que se aventuram em trilhas, rapel, arvorismo e rafting. É um daqueles lugares da Bahia que você visita uma vez e não quer mais ir embora.

Tem atração para todos os gostos e humores. Os amantes de praia vão se deparar com belos cenários: as águas esverdeadas banham areias em lugar coberto pela vegetação. É um espetáculo à parte. Na vila, a vida noturna é animada e as festas acontecem até o nascer do sol. Confira aqui nosso Guia de Itacaré.

Para se hospedar em Itacaré confira as opções: Pousada Ilha Verde | Pousada Vila dos Sonhos | Aldeia do Mar Hotel

10. Boipeba

lugares impressionantes na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Na Costa do Dendê, a ilha de Boipeba atrai adeptos do snorkeling (mergulho em águas rasas) devido às suas belas piscinas naturais de águas cristalinas. É um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia, especialmente para os viajantes que preferem passar as suas férias mais próximos da natureza.

Em virtude do patrimônio natural, a região é considerada pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Algumas praias desertas são acessadas por trilha, como é o caso da Cueira. Outras possuem infraestrutura mais avançada, reunindo restaurantes e pousadas, como Moreré e Boca da Barra.

Uma opção incrível de hospedagem em Boipeba é o Céu de Boipeba, confira aqui

11. Esplanada

lugares para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

A 148 km de Salvador, a cidade de Esplanada tem clima de interior. Ela é rodeada de casinhas antigas, edifícios coloniais e ruas sem muita movimentação. Na Costa dos Coqueiros, o grande atrativo local diz respeito às suas lagoas e a praia do Baixio, dentro de uma pequena vila de pescadores.

As águas cristalinas e o encontro do rio com o mar são bons motivos para uma visita. Esplanada é um daqueles lugares na Bahia que são feitos para se admirar durante horas e horas. Apesar de sua simplicidade, o município conta com ótimas opções de pousadas e restaurantes.

12. Morro de São Paulo

lugares para conhecer na bahia
Foto: Larissa Paschoal

Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo é um dos lugares imperdíveis na Bahia que você precisa conhecer. Até porque as belezas do litoral baiano são para lá de apaixonantes. O local fica a 250 km de Salvador, reservando surpresas de encher os olhos dos visitantes. Aqui você encontra os passeios incríveis que pode fazer em Morro de São Paulo.

Para chegar a esse paraíso, você terá que fazer uma viagem de catamarã com duração média de duas horas, o que deixa o passeio ainda mais encantador. Por lá, as praias são numeradas: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta (também conhecida como Encanto). Você também poderá visitar as praias Gamboa, do Pontal e Garapuá.

Para se hospedar: Pousada Ilha do Sol | Sky Suits Morro de São Paulo | Passárgada Pousada e Restaurante

13. Caraíva

lugares para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Caraíva é um vilarejo de pescadores no sul da Bahia que poderia muito bem ser um pedaço do paraíso. As ruas da cidade são feitas com areia e tudo na vila emana uma sensação de tranquilidade. É paz que está procurando? Então esse é um dos lugares na Bahia que você precisa conhecer. As praias possuem águas verdinhas, limpas e calmas.

Se você pousar em Porto Seguro, pode contratar esse transfer para Caraíva

No fim da tarde, vá até a ponta da praia, chamada de “barra” pelos moradores — é onde acontece o encontro do rio com o mar. Fique ali até o pôr do sol e guarde essa cena para sempre na sua memória.

Opções de hospedagem: Onda´s Caraíva | Pousada Casa Marae | Pousada da Praça Caraíva

14. São Desidério

lugares para conhecer na bahia
Foto: Wikimedia Commons

São Desidério é uma pequena cidade localizada na região oeste da Bahia, a 900 km de Salvador. O destino vem se popularizando entre os turistas que gostam de ecoturismo, já que a cidade possui mais de 100 grutas extraordinárias. É, realmente, um dos lugares na Bahia que dá gosto de explorar. O senso de aventura acaba falando mais alto.

O Parque Municipal da Lagoa Azul abriga paredões rochosos espetaculares e cenários como a Lagoa Azul e a Gruta do Catão, capazes de deixar qualquer um encantado. Uma parada obrigatória em São Desidério é no Buraco do Inferno, uma gruta com o maior lago subterrâneo do Brasil.

15. Vale do Jiquiriçá

lugares imperdíveis na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Mais um destino baiano para os apaixonados por ecoturismo! No Vale do Jiquiriçá, que fica a 250 km de Salvador, os turistas encontram muitas atrações em meio à natureza. Tem trekking e trilhas para quem gosta de caminhar, além de esportes radicais, canoagem e cachoeiras para se refrescar do calor.

As festas juninas, especialmente em Amargosa e Itiruçu, também são experiências indispensáveis, ainda mais para quem gosta de conhecer costumes locais. Impossível não considerar o Vale do Jiquiriçá como um dos lugares mais encantadores da Bahia.

Para se hospedar confira o Hotel Fazenda Colibri que fica na região.

16. Ilha dos Frades

lugares na Bahia
Foto: Wikimedia Commons

A Baía de Todos os Santos comporta 56 ilhas. Uma delas diz respeito à Ilha dos Frades, que vem ganhando destaque devido às suas águas morninhas e tranquilas. Com extensão de 8 km, ela é cercada pela Mata Atlântica. Essa característica em particular garante paisagens exuberantes e praias que mais parecem cenários cinematográficos.

Como não ser um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia? Todas as praias da Ilha dos Frades são delimitadas e bem preservadas, como a de Loreto, Paramaná, Tobar, Viração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. A arquitetura histórica da região conta com igrejas e um forte.

🏨 A Ilha dos Frades não possuiu hospedagens, você deve ficar em Salvador, confira aqui opções

17. Raso da Catarina

lugares imperdíveis na Bahia
Foto: Wikimedia Commons

Viajar para o Raso da Catarina, na Bahia, exige planejamento e força de vontade. As chuvas demoram anos para acontecer, sendo que as temperaturas podem chegam a 40 graus. Isso pode acabar assustando as pessoas que não estão acostumadas com climas abafados. As belezas do bioma semiárido, no entanto, acabam compensando o esforço.

Por entre as paisagens inóspitas, os visitantes vão conseguir admirar o voo das araras-azuis-de-lear e conhecer Canudos, a mesma cidade onde uma guerra foi travada no século XIX. Os paredões e cânions, como se não bastasse, coroam o Raso da Catarina como um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

18. Correntina

lugares para conhecer na Bahia
Foto: Wikimedia Commons

Correntina é um daqueles lugares na Bahia que todo mundo precisa conhecer. As suas belezas naturais têm o poder de encantar quem passa por lá. Além da calmaria promovida pela natureza, os rios e as cachoeiras da região atraem turistas que são apaixonados por esportes de aventura e ecoturismo. A cidade de Correntina fica no oeste baiano, com distância aproximada de 900 km em relação à capital do estado.

O Balneário Sete Ilhas é, definitivamente, um destino indispensável. Ele fica nas proximidades do município e garante inúmeras atrações turísticas, como praias, cachoeiras, corredeiras e plantas nativas. No balneário, existe um estacionamento público com capacidade para cerca de 200 veículos.

19. Vale do Capão

lugares imperdíveis na Bahia
Foto: Helder C Jr

O Vale do Capão — ou Caeté Açu — fica na Chapada Diamantina e merece uma atenção especial dentro de seu roteiro de viagem. Isso porque o pequeno vilarejo é cercado por uma exuberante formação montanhosa, fazendo com que o local atraia todos aqueles que desejam contato direto com a natureza. Nos arredores, você vai encontrar todas as características de um verdadeiro santuário ecológico.

O acesso por estrada de terra se dá a partir do município de Palmeiras. Depois que chegar no Vale do Capão, será necessário caminhar durante uma hora e meia para alcançar a Cachoeira do Rio Preto e, ao longo do caminho de volta, os visitantes podem conhecer a Cachoeira das Rodas.

Para se hospedar: Pousada Pé no Mato | Pousada Pico Da Vila

20. Rio de Contas

lugares na Bahia
Foto: Guilherme Jofili

Por ficar mais ao sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas pode passar despercebido pelos visitantes da região, o que não deveria acontecer de jeito nenhum. O município conta com atrações turísticas para quem gosta de contemplar conjuntos arquitetônicos bem preservados. Além disso, as quedas d’água são belezas à parte. A Cachoeira do Fraga é a mais próxima da cidade, sendo necessário dirigir por apenas 12 minutos.

E não para por aí: com aproximadamente 110 metros de altura, a Cachoeira do Livramento (ou Rio Brumado) é a maior da região e comporta quatro quedas d’água. Ela também faz parte do roteiro para a intensa trilha da Estrada Real. Aos aspirantes e aventureiros de plantão, Rio de Contas é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Bahia.

21. Costa das Baleias

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Costa das Baleias na Bahia é uma região no extremo sul do estado considerada, sem exageros, um paraíso na Terra! As cidades que fazem parte do roteiro dessa costa litorânea são: Abrolhos, Alcobaça, Caravelas, Cumuruxatiba, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. Confira tudo sobre a Costa das Baleias nessa matéria.

22. Costa do Descobrimento

Você já ouviu falar sobre a Costa do Descobrimento no Brasil? Essa é uma região no sul da Bahia considerada o ponto inicial da história do nosso país. Isso porque foi ali que tudo começou no ano de 1500!

As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento são Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

23. Santuário Bom Jesus da Lapa

Foto: Wikimedia

O curioso Santuário de Bom Jesus da Lapa funciona em uma gruta descoberta no século 17, na Bahia, onde antigamente habitavam apenas onças. O Morro de Bom Jesus é um complexo natural com 90 metros de altura e nove grutas em seu interior, a 796 km da capital baiana.

Para se hospedar: Casa pedacinho do morro

24. Arembepe

Foto: Celso Castro Júnior

Distrito de Camaçari, Arembepe tem um visual fora do comum para os moldes atuais. Cabanas rústicas feitas com pedras e cobertas de taipa são rodeadas pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da bela praia.

Confira as hospedagens em Arembepe: Alfazema Cultural Bed and Breakfast | Aldeia St. Sebastien 25

25. Ilhéus

Foto: Gabriel Carvalho – Setur

Localizada no litoral da Bahia, na famosa Costa do Cacau que fica ao sul de Salvador, Ilhéus é conhecida por ser imortalizada nos romances de Jorge Amado que retratou a beleza da cidade em suas obras, e não à toa, um quarteirão no centro histórico de Ilhéus homenageia o escritor, o Quarteirão Jorge Amado.  Confira muitas dicas e custos de Ilhéus em nosso site. Veja aqui opções de hotel em Ilhéus.

26. Porto Seguro

Foto: Wikimedia

Localizada no sul da Bahia, Porto Seguro é a principal cidade da Costa do Descobrimento. Com a vantagem de possuir um aeroporto próprio, o aeroporto de Porto Seguro, a cidade se destaca entre as outras da região.

São quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, vegetação de Mata Atlântica e recifes de corais. Foi a partir desse cenário que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias. É tudo verdade: o Brasil começou por Porto Seguro. Confira nosso guia completo de Porto Seguro.

Aqui você confere uma diversidade de passeios que pode fazer em Porto Seguro e região!

Para hospedagem em Porto Seguro clique aqui.

27. Imbassaí

Conheça as belas praias de Imbassaí na Bahia/Foto: Flickr
Conheça as belas praias de Imbassaí na Bahia/Foto: Flickr

Hoje já consagrado como um dos pontos mais famosos da Bahia, o distrito de Imbassaí, na Mata de São João, fica a apenas 70 km de Salvador e é uma das principais atrações da Rota dos Coqueiros. Originalmente uma vila indígena, o local possui uma das mais belas e calmas praias do litoral nordestino. Confira tudo sobre Imbassaí nessa matéria.

Para se hospedar: Suítes Naldiane | Imbassaí Eco Hostel Lujimba

28. Itaparica

ilha de itaparica
Foto: Wikimedia Commons

Considerada a maior ilha marítima do país, a Ilha de Itaparica fica na Baía de Todos os Santos, na Bahia, e tem incríveis 239 km² de superfície e mais de 35 km de comprimento, distribuídos entre os municípios de Itaparica e Vera Cruz.

Em Itaparica se hospede na Pousada Tropicalia

Extra – lugares imperdíveis na Bahia

A capital da Bahia não poderia ficar de fora dessa lista, confira aqui as Praias de Salvador e não deixe de conferir os passeios incríveis que você pode fazer por lá.

Quando ir para conhecer os lugares imperdíveis da Bahia

A Bahia é um estado deslumbrante, repleto de encantos naturais e culturais que cativam visitantes o ano todo. No entanto, se busca aproveitar o clima mais ameno e evitar as chuvas, o período entre setembro e dezembro é ideal para explorar cidades como Salvador, Itacaré e Porto Seguro. Durante estes meses, as temperaturas são mais amenas, variando entre 24°C e 30°C, oferecendo um clima perfeito para desfrutar das praias e das inúmeras atrações culturais.

Salvador, a capital pulsante da Bahia, exibe uma rica história, refletida em seu centro histórico, o Pelourinho, e em festas tradicionais como o Carnaval e as festas juninas. Itacaré, por sua vez, é um paraíso para os amantes do surf, com praias incríveis como a da Concha e a de Itacarezinho, além de trilhas e cachoeiras deslumbrantes. Já Porto Seguro, cidade histórica e berço do descobrimento do Brasil, oferece praias paradisíacas, como a famosa Praia do Espelho, e uma vida noturna agitada na Passarela do Álcool.

Há tantos lugares para conhecer na Bahia que é difícil escolher por onde começar. Cada cidade possui sua própria atmosfera e atrações únicas, desde praias deslumbrantes a rica história e cultura. Independentemente da época do ano, a Bahia é um destino repleto de encantos e experiências memoráveis para os viajantes explorarem.

O que levar na mala para os lugares imperdíveis na Bahia

Para uma viagem à Bahia, é essencial preparar uma mala leve e versátil. Se você quer conhecer um dos lugares imperdíveis na Bahia, roupas leves e frescas são imprescindíveis, como shorts, vestidos, camisetas e roupas de banho, pois o clima costuma ser quente durante a maior parte do ano. Protetor solar, chapéu e óculos de sol são itens fundamentais para se proteger do sol intenso enquanto explora as praias e os pontos turísticos. Além disso, um calçado confortável para caminhadas, como sandálias ou tênis leves, é ideal para percorrer as ruas históricas de Salvador ou para trilhas em locais como a Chapada Diamantina.

Não se esqueça de incluir na mala itens como repelente de insetos, especialmente se estiver planejando visitar áreas mais rurais ou naturais. Um pequeno kit de primeiros socorros com medicamentos básicos pode ser útil, já que nem sempre é fácil encontrar determinados remédios em algumas regiões. E, claro, deixe espaço na bagagem para as lembranças e artesanatos locais que certamente você vai querer trazer de volta para casa após descobrir tantos lugares para conhecer na Bahia.

Resumão de motivos para conhecer os lugares imperdíveis na Bahia

Se você ainda acha que não demos lugares na Bahia incríveis para você conhecer nas próximas férias, a gente te dá mais motivos 🙂

Descubra os motivos irresistíveis para escolher os lugares imperdíveis na Bahia como destino de viagem nas suas próximas férias. Com paisagens deslumbrantes, cultura rica e experiências únicas, a Bahia encanta viajantes de todo o mundo. Conheça os destinos mais incríveis que você não pode deixar de visitar:

Salvador: A capital baiana é um verdadeiro tesouro histórico, com o Pelourinho, o Farol da Barra, o Mercado Modelo e as belíssimas praias da cidade.

Porto Seguro: Com suas praias paradisíacas, como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Praia do Espelho, Porto Seguro é um destino imperdível para os amantes do sol e do mar.

Chapada Diamantina: Para os aventureiros, a Chapada Diamantina oferece trilhas, cachoeiras, grutas e paisagens de tirar o fôlego, como a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio.

Morro de São Paulo: Com praias de águas cristalinas e uma atmosfera descontraída, Morro de São Paulo é um refúgio ideal para quem busca tranquilidade e beleza natural.

Praia do Forte: Além das praias encantadoras, a Praia do Forte abriga o Projeto Tamar e o Castelo Garcia d’Ávila, proporcionando experiências educativas e culturais.

Ilha de Boipeba: Um verdadeiro paraíso intocado, com praias desertas, manguezais, vilarejos charmosos e uma atmosfera tranquila e acolhedora.

Itacaré: Com suas praias ideais para a prática de surf, como Tiririca e Engenhoca, além de trilhas e cachoeiras, Itacaré é um destino imperdível para os amantes da natureza e esportes ao ar livre.

Lençóis Maranhenses: Embora não esteja na Bahia, os Lençóis Maranhenses são uma opção incrível de viagem próxima, com suas dunas e lagoas de águas cristalinas que formam paisagens surreais.

Não perca a chance de explorar esses lugares imperdíveis na Bahia e viver momentos inesquecíveis em um dos destinos mais fascinantes do Brasil. Agende sua viagem e desfrute de tudo que a Bahia tem a oferecer!

Bahia além dos lugares imperdíveis: a gastronomia imperdível!

Se você está considerando conhecer um dos lugares imperdíveis na Bahia nas suas próximas férias, saiba que além de toda a beleza natural que você vai conhecer, a gastronomia baiana precisa ser experimentada nessa viagem!

Se você está planejando uma viagem à Bahia nas suas próximas férias, prepare-se para uma experiência gastronômica inesquecível! Este estado brasileiro é conhecido não apenas por suas paisagens deslumbrantes, mas também pela sua rica e saborosa culinária. Dos sabores intensos do interior às delícias frescas do litoral, a gastronomia baiana é uma verdadeira celebração de ingredientes locais e tradições culturais. Conheça algumas comidas e bebidas típicas que não podem faltar no seu roteiro gastronômico:

Acarajé: Um dos pratos mais emblemáticos da Bahia, o acarajé é feito com massa de feijão-fradinho frita em azeite de dendê e recheado com vatapá, caruru, camarão seco e pimenta. É uma explosão de sabores e aromas que representa a culinária afro-baiana.

Moqueca: Uma iguaria imperdível, a moqueca é um ensopado de peixe ou frutos do mar preparado com leite de coco, dendê, tomate, cebola, pimentões e temperos especiais. É servida com arroz branco e farofa, proporcionando uma experiência sensorial única.

Bobó de Camarão: Outro prato delicioso e típico da Bahia, o bobó de camarão é um creme espesso feito com mandioca, leite de coco, camarões, azeite de dendê e temperos. É uma combinação perfeita de sabores e texturas que conquista qualquer paladar.

Caruru: Um acompanhamento tradicional, o caruru é feito com quiabo refogado em azeite de dendê com cebola, camarão seco, pimenta e temperos. É uma opção saborosa e nutritiva que complementa diversos pratos da culinária baiana.

Caldinho de Sururu: Uma entrada irresistível, o caldinho de sururu é um caldo preparado com o molusco sururu, tomate, cebola, coentro, pimenta e temperos, servido geralmente como petisco em bares e restaurantes à beira-mar.

Bebidas Típicas: Para acompanhar as delícias da gastronomia baiana, não deixe de experimentar as bebidas típicas, como a água de coco gelada, o suco de frutas tropicais, a cerveja gelada e, é claro, a tradicional caipirinha feita com cachaça, limão e açúcar.

A Bahia é um paraíso gastronômico que oferece uma ampla variedade de pratos e sabores irresistíveis. Ao visitar este estado encantador, reserve um tempo para explorar sua culinária única e se deliciar com as comidas e bebidas que fazem parte da rica cultura baiana.

Você já visitou um desses lugares imperdíveis na Bahia? Se sim, conta aqui nos comentários como foi sua experiência! Aproveite para citar outros destinos lindos na Bahia que todo mundo deveria conhecer.

29 comentários

  1. Tem também Arembepe região metropolitana de Salvador, a praia é simplesmente maravilhosa, mar azul e ainda tem uma aldeia hiippie encantadora!

  2. Esplanada está aí como um dos lugares para conhecer também,mais além da praia ser muito forte e sem movimentos de pessoas tem risco de assalto,bem se tiver criança esqueçam. A lagoa azul é o que encanta adorei, além de ser muito linda é tranquila para as crianças brincarem mais com boia, se você pretende ir escolha dias no meio da semana pois agora além de pagar um pequena taxa de entrada o número de pessoas são limitadas. Divirtam se. Bjssss.
    ,

  3. Guarajuba em Camaçari também precisa estar nesta lista. Alem de linda, tem comida saborosa e ótimos resorts

  4. Um pouco sobre os locais da lista que eu já visitei e a minha opinião sobre eles;

    Trancoso:
    O seu centro turístico é uma área muito bonita, cheia de lojas e restaurantes chamada Quadrado de Trancoso. É um local bem relaxante, porém muito caro (Jantar pra duas pessoas, cerca de 250…300 reais).

    Taipus de Fora:
    Uma região muito bacana a ser visitada, pois alugando um quadriciclo você pode conhecer diversos locais diferentes, além de trilhas difíceis de acessar com carros comuns. Possui ótimos restairantes e diversos passeios. A ilha de Barra Grande vale a pena ser visitada.

    Chapada Diamantina:
    Ficamos hospedados em Lençóis, e uma dica que posso dar é não ficar em pousada muito cara, uma vez que, a graça da chapada são os passeios e trilhas, e você só pisa na pousada para dormir. Estas trilhas, nas agências, custam em torno de 150…200 reais por pessoa com tudo incluso (almoço, van, guia turístico, taxas de entrada nas grutas, cachoeiras e afins). Estes valores foram cobrados no mês de janeiro de 2018 (alta estação). A noite em Lençóis possui restaurantes maravilhosos, mas durante o dia a cidade parece fantasma de tão vazia. Portanto, pé na trilha e cidade somente à noite. A visita à chapada vale cada centavo. Já o Vale do Capão é uma região mais parada do que Lençóis, porém, ideal para quem quer relaxar e descansar, com opções de trilha também.

    Arraial D’Ajuda:
    Próxima à Trancoso, é uma região tão bonita quanto, porém, menos onerosa (e isso não necessariamente quer dizer barata!!!rs). Possui pontos turísticos bem legais e opções de estadia caras e baratas. O mesmo se pode dizer dos restaurantes, que possuem ótimas comidas e preços variados. O EcoParque e a Ilha dos Aquários realmente valem a visita.

    Itacaré:
    Um dos meus destinos favoritos, que atende diversos gostos, pois mesmo não sendo tão animada quanto Morro de São Paulo, é um local onde se consegue curtição e descanso ao mesmo tempo. A “Vila” de Itacaré é quase toda plana, diferente das ladeiras de Morro de São Paulo. Possui praia voltada pra o Surf, Praia para descanso, família…ou seja, tem pra todo mundo.

    Boipeba:
    Se você for à Boipeba, se hospede na pousada O Céu de Boipeba (vale cada centavo). Apesar de ficar no topo de uma ladeira, a pousada tem uma das vistas mais lindas que eu já vi, além de transmitir uma paz inexplicável para os hóspedes. Boipeba em si é bem parada, legal para quem quer descansar. Vale a pena andar um pouco na trilha e conhecer Moreré e as suas piscinas naturais. A água é cristalina e bem relaxante também.

    Morro de São Paulo:
    Apesar de ter algumas ladeiras na sua Rua principal, a noite em Morro de São Paulo é bem legal pra quem gosta de curtir e beber. A comida é ótima e tem opções de passeios, além de uma excelente Tirolesa! Aconselho visitar Morro com amigos ou casais de amigos. Assim dá pra curtir melhor a noite. Vale uma visita também à Toca do Morcego.

    Vale do Jiquiriçá:
    Vale pela visita à Cachoeira dos Prazeres, mas cresci em uma cidade próxima do Vale e não vejo muita coisa por ali. É um típico interior, onde não se tem muito o que fazer e a única atração é a cachoeira. As trilhas são razoáveis e não chegam perto da Chapada Diamantina.

      1. São Desidério é incrível! As belezas naturais são fascinantes. Recomendo também como roteiro o Paredão do Deus-me-livre.

  5. Ilha de boipeba: Vale a pena fazer volta na ilha de lancha pra conhecer boa parte das praias e piscinas naturais. Lugar de muita paz e calmaria. Amei e voltaria.

    Itacaré: Como foi bem descrito tem de tudo um pouco além do gostinho que dar de não querer ir embora de lá nunca mais. Oh lugar difícil de parti! Kkk

    Chapada Diamantina: Exuberante e maginifica todas as passagens! Vale a pena ficar muito tempo pra conhecer o máximo de lugares. Amei a Fazenda pratinha, morro do pai Inácio e a cachoeira do mosquito. Mas tem muito mais que isso! A cidade lençóis é um encanto e muito histórica. Como tudo no DNA da Bahia!

  6. quem for passar reveion em salvador, não deixe de acompanhar a procissão de Bom Jesus dos Navegantes pela baia de todos os santos, no dia primeiro de janeiro, pedir proteção ao Nosso Senhor Bom Jesus e saldar Yemajá.
    É algo impar , onde o profano e o religioso se unem em uma fantasia maravilhosa, fui a primeira vez e nunca mais quis parar.

  7. Todas este 20 lugares imperdíveis para visitar na Bahia, são de tirar o folego.

    São inúmeras as razões para pensar que a Bahia é de fato um lugar sagrado, eu acredito nisso.
    A paisagem é linda, e parece que o céu é mais generoso com esse céu nordestino inebriante e arretado.
    É impossível dizer qual é a praia mais bonita da Bahia, quase uma heresia, pois o estado tem um dos litorais mais invejáveis ​​do planeta, eu acredito piamente nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.