Desbravar a Europa é uma tarefa e tanto. São 50 países independentes para escolher dentro de suas fronteiras. Como a gente gosta de facilitar a vida dos viajantes, selecionamos 10 cidades para conhecer no Leste Europeu, região repleta de destinos que parecem ter saído dos contos de fadas.

A região engloba, oficialmente, 21 países. Grande parte deles são marcados por edifícios históricos e monumentos deslumbrantes, além de belos parques, ruas charmosas e vida cultural agitada. A boa notícia é que muitos destes destinos têm custos de viagens relativamente baratos quando falamos em Europa. Saiba quais são eles:

1. Praga

Uma das cidades mais importantes do Leste Europeu, Praga é cercada por belos edifícios históricos e catedrais imponentes espalhadas pela Cidade Velha. O Castelo de Praga é o maior complexo palaciano do mundo, com mil anos de história marcados em seus tijolos. Não deixe de ir ao Museu Franz Kafka para conhecer mais o escritor tcheco.

2. Bucareste

A cidade que já foi conhecida como “Pequena Paris”, talvez pela arquitetura clássica de grandes construções em meio a avenidas largas, hoje incorpora um lado moderno que surpreende. Marcada pelo comunismo, por guerras e terremotos, conseguiu renascer às custas de um povo amistoso que sabe receber bem. Isso somado a hotéis charmosos, gastronomia de sabores únicos e bons passeios acaba turbinando o turismo local.

3. Zagreb

A capital croata é um poço de cultura, a começar pela arquitetura histórica do antigo império austro-húngaro, além de influências renascentistas e barrocas.  Um passeio pelas ruas charmosas, como Tkalčićeva, os parques bucólicos e os museus já bastam para que o turista se apaixone pela cidade.

Zagreb

4. Moscou

Sofisticada, Moscou é a casa das construções deslumbrantes e impecáveis. Isso faz com que a arquitetura seja um bom combustível para atrair os turistas. Em seus 860 anos de história, estampados em museus, igrejas e monumentos, além das marcas do comunismo, a capital russa é também muito cosmopolita, com restaurantes badalados, vida noturna animada e grandes shoppings centers.

Moscou

 

5. Sófia

Tida como uma das cidades mais baratas da Europa, a capital da Bulgária é tranquila, bucólica e moldada pelo sincretismo, tendo como principais religiões e templos as doutrinas judaica, cristã ortodoxa, católica e islamita. Não por acaso acabam acontecendo muitas celebrações religiosas ao longo do ano, além de festivais culturais.

Sofia

6. Kiev

A capital da Ucrânia já passou por muita coisa ao longo da história, mas conseguiu ganhar fôlego nos últimos anos para se tornar uma das cidades mais promissoras da Europa. A gastronomia se reinventou e, ao lado de uma vida noturna animada, riqueza cultural e construções chamativas, acaba se destacando no cenário turístico.

7. Kutná Hora

A 65 km de Praga, a cidade medieval é conhecida como “tesouro nacional” por conta de sua riqueza de antigamente. Cercada com verdadeiras joias arquitetônicas, é nela onde fica o Ossuário de Sedlec, igreja ornamentada com pilhas de ossos de 40 mil pessoas, concebida no século 19. A visão é, ao mesmo tempo, assustadora e artisticamente bela.

Kutna Hora

kutna

8. Cracóvia

Uma das mais antigas cidades polonesas, a Cracóvia é marcada por edifícios medievais e entre castelos, igrejas e monumentos, abriga a maior praça pública de toda a Europa. Às margens do rio Vístula pulsa uma tradicional vida acadêmica, artística e cultural, além de ser um importante pólo econômico da Polônia e de todo o continente europeu.

cracovia2

9. Budapeste

Entre duas regiões distintas, Budapeste reúne edifícios antigos e conservados de um lado, e outros mais modernos de outro, sendo que a ponte Széchenyi Lánchíd e o rio Danúbio dividem as partes. A cidade também é conhecida pelas águas termais, que são um verdadeiro convite para os turistas se molharem.

Budapeste

 

10. Liubliana

Pequenina no tamanho, mas gigante em conteúdo, esta é a capital da Eslovênia. Difícil é sair de lá sem se apaixonar pela metrópole às margens dos Alpes e do mar Adriático. Com diversidade cultural marcante, tranquilidade e muito charme, é também uma cidade jovem e descontraída, ideal para quem quer desacelerar o ritmo sem se entediar.

Liubliana

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

 

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.