Guia Lagos

Lagos conta com uma oferta de produtos e serviços turísticos cada vez mais estruturada, devido ao fluxo crescente de turistas encantadas por sua beleza.

Há uma variada oferta de passeios pelo seu litoral de águas surpreendentemente transparentes com suas grutas, falésias e rochas que brotam pela costa, reconhecidas como formadoras de uma das mais belas regiões do Algarve.

Vale a pena incluir em seu roteiro um passeio de barco pela Baía de Lagos, que visita as grutas até a Ponta da Piedade e ter a visão de perto deste visual tão surpreendente. Na Marina da cidade há uma considerável frota de embarcações que oferecem este passeio.

Os passeios têm saídas frequentes ao longo de todo o dia. As agências oferecem essencialmente passeios de uma hora ou duas horas de duração, sendo o mais longo com uma pausa para mergulho no mar e snorkeling.

Caso seja mais aventureiro, embarque neste mesmo percurso por meio de um Kayak Tour e SUP Tour (Stand Up Paddle), com saída da Praia da Batata. São passeios de três horas de duração que te permitem explorar de perto as formações rochosas.

É recomendável por muitas empresas o Sunrise SUP Tour, com saída às 6h da manhã para apreciar o nascer do sol em um mar tranquilo e sem o forte movimento dos barcos ao decorrer do dia. Algumas delas também oferecem o aluguel do equipamento para o turista realizar o passeio em seu próprio ritmo.

Ainda dentre as atividades marítimas, há uma pequena oferta de barcos que permitem conhecer um pouco mais da costa algarvia. Com duração aproximada de quatro horas, ofertam Passeios de Barcos com Churrasco, em geral com embarcações maiores, almoço incluído, pausa para banho e percurso pela costa até as famosas Grutas de Benagil ou sem sentido oposto até a Praia da Luz.

Há também como se aventurar em um tour de Observação de Golfinhos, em uma espécie de lancha inflável que alcança uma velocidade maior e permite chegar bem próximo deles.

Outra forte atividade da região é o Surf Day, apesar das melhores ondas não estarem nas praias de Lagos. Em geral é uma atividade que ocorre durante todo o dia e as escolas de surf se dirigem para as ondas na cidade vizinha de Portimão ou na costa Vicentina, costa oeste do país.

Para finalizar, não é apenas no litoral que irá encontrar atividades em Lagos. Para quem gosta de pedalar, confira o Passeio de Bike Clássico por Lagos que permeia todos os principais monumentos históricos e culturais, até alcançar a Ponta da Piedade. Há também o Bike & Wine Tours que acrescenta ao roteiro a visita a uma vinícola com degustação de vinhos e petiscos portugueses. O aluguel de bicicletas também é possível e uma ótima maneira de conhecer a região.