Cruzeiros no Brasil

#brasil

Viajar em cruzeiros pelo Brasil é a oportunidade de o turista conhecer as belas paisagens do litoral nacional a partir de outro ponto de vista. Há uma seleção variada de opções que propiciam aos viajantes desfrutar de muito conforto e entretenimento enquanto percorrem as exuberantes paisagens naturais que o país oferece.

Os principais roteiros em águas brasileiras percorrem, além das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), de onde partem a maior parte das embarcações, lugares inesquecíveis como Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Salvador (BA), Balneário Camboriú (SC), Porto Belo (SC), entre outros destinos.

Outros cruzeiros nacionais imperdíveis sãos os fluviais que percorrem roteiros pelas águas amazônicas dos rios Negro e Solimões. Apesar de não tão populares, são uma boa opção para quem deseja paisagens diferentes.

A alta temporada de cruzeiros em águas litorâneas brasileiras começa em novembro e vai até meados abril ou logo após o Carnaval do brasileiro. Apesar das opções de itinerários ser mais variada na época de férias dos brasileiros, os navios costumam ser mais lotados nesse período tanto de brasileiros quanto de outros sul-americanos que desfrutam do tempo de descanso nesse período.

O turista também pode esperar grandes multidões nos cruzeiros nacionais em datas festivas como o Natal, véspera de Ano Novo, Páscoa e Carnaval. No entanto, é possível encontrar promoções na alta temporada nas semanas entre o final de novembro e o Natal.

Os passageiros que preferem evitar as multidões podem agendar as viagens de cruzeiros pelo mar brasileiro nos meses de abril e outubro, quando a concorrência para as atrações turísticas é consideravelmente menor.

Uma dica importante para quem viajar em cruzeiros nacionais é em relação à documentação de menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização de viagem, em que o outro responsável toma ciência da viagem e autoriza o menor a embarcar. Esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.

No caso dos adultos, para cruzeiros nacionais é necessário apenas que o turista porte o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão ou qualquer documento de identificação com foto válida no Território Nacional, como carteira de motorista.

Vale registrar ainda que alguns estados exigem vacina contra a Febre Amarela para a entrada. Importante verificar a necessidade e tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência de embarcar no cruzeiro.