Cruzeiros pela América do Sul

#americadosul

Viajar pela América do Sul por meio de cruzeiro é uma boa oportunidade de conferir os contrastes desse enorme continente. Tendo como ponto de partida o Brasil é possível fazer roteiros que, além de percorrerem pedaços do litoral brasileiro, chegam em países como Uruguai, Argentina e Chile, incluindo destinos como a Patagônia e as Ilhas Malvinas e também as Ilhas Galápagos no Pacífico.  

Um cruzeiro pela América do Sul oferece experiências incomparáveis com grande variedade de praias, cachoeiras e belezas naturais. As principais cidades ao longo do litoral são verdadeiras joias que podem ser exploradas e garantem a descoberta de muita história e diversidade cultural.

É possível mergulhar na história de Montevidéu e Punta del Este no Uruguai e perder-se em meio aos palácios em estilo colonial do bairro argentino de San Telmo em Buenos Aires ou pelas charmosas ruas de Valparaíso no Chile.

Um cruzeiro de expedição pelo extremo sul do continente é uma ótima maneira de conhecer as geleiras e a vida marinha da região patagônica. Existem opções para todos os bolsos. Independentemente da escolha, uma visita ao lendário Cabo Horn, o ponto mais austral do continente Americano, não pode ficar de fora de um roteiro de cruzeiro pela América do Sul.

A alta temporada de cruzeiros continente sul-americano vai de novembro a março, que coincide com a época de calor na América do Sul. O turista precisa estar preparado para as variações do clima, no entanto, que podem mudar rapidamente de um local de viagem para o outro. As temperaturas quentes, em torno de 25º C, que permitem momentos agradáveis, podem tornar-se um clima chuvoso, com ventos fortes e temperatura por volta dos 5º C em um piscar de olhos. Quando está úmido em Buenos Aires, o tempo pode estar bastante frio em locais como Punta Arenas e Ushuaia, por exemplo.

A boa notícia é que na alta temporada o turista pode escolher entre a maior variedade de navios e itinerários. Contudo, os navios vão encher rapidamente com os sul-americanos em férias. Já nas Ilhas Galápagos, a alta temporada dura praticamente o ano todo, principalmente devido ao clima quente e tropical, que é relativamente constante.

As vantagens de navegar na baixa temporada é que os passageiros que preferem evitar as multidões podem viajar nos meses de abril e outubro, quando o tempo é mais estável e agradável e a concorrência para as atrações turísticas é menor. Vale registrar ainda que, em Galápagos, os cruzeiros podem deparar-se com águas mais agitadas em agosto e setembro, o que não é agradável para pessoas que passam mal com mais facilidade no mar.