Poucas pessoas no mundo são tão autênticas ou obcecadas por bolinhas quanto ela. A excêntrica artista Yayoi Kusama vai abrir um museu em Tóquio, que carregará seu nome e sua trajetória artística, rodeada de cores vibrantes e trabalhos que causaram filas quilométricas por onde passaram.

A partir do 1º de outubro deste ano, o público poderá conhecer o espaço exclusivo de obras da artista, uma das mais importantes do Japão. O acervo estará em um moderno edifício de cinco andares no distrito de Shinjuku, dos quais dois serão dedicados à exposições, um para instalações artísticas e outro que reunirá documentos, fotografias e outros materiais relacionados ao universo particular de Yayoi.

Atualmente com 88 anos, ela segue trabalhando e vai inaugurar a mostra “Creation is a Solitary Pursuit, Love is What Brings You Closer to Art”, que ficará em cartaz até o dia 25 de fevereiro de 2018. Depois disso, haverá exibições rotativas duas vezes ao ano. Minimalismo, pop art e feminismo são algumas de suas características mais marcantes, assim como a obsessão por poás, fruto de alucinações de sua infância.

Uma de suas obras, inclusive, faz parte do acervo permanente do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. “Narcissus Garden” é composta 500 enormes esferas de aço inoxidável flutuam nos espelhos d’água da cobertura do Centro Educativo Burle Marx. Se a vontade de ver mais da artista for grande, não deixe de ir no museu em Tóquio! Os ingressos antecipados custam US$ 7.

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.