Muita gente quer cruzar o oceano e fazer um mochilão pelo Velho Continente, que tem como vantagem conexões fáceis entre vários países. Na hora de planejar a viagem, eis que vem à tona a questão: é preciso de visto para a Europa? Basicamente, não. Mas é bom ficar de olho nos lugares onde você pode precisar de um.

Visto para Europa

Segundo informações do portal de Imigração da UE (União Europeia), o visto só será necessário em ocasiões especiais. Para uma visita de curta duração, até três meses, em qualquer país da zona de livre circulação da Europa, não há a necessidade de tirar visto, exceto passaporte.

O chamado Espaço Schengen inclui 26 países europeus que decidiram remover todos os controles nas fronteiras internas, o que significa que os cidadãos podem deslocar-se livremente naquele espaço sem precisar mostrar os seus passaportes e/ou carteira de identidade, caso você seja de um dos países do Mercosul. A lista abaixo inclui todos os países onde o acesso é livre pelo período de três meses de viagem:

Áustria
Bélgica
República Checa
Dinamarca
Estônia
Finlândia
França
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Países Baixos
Noruega
Polônia
Portugal
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Suécia
Suíça

Visto para europa

Quais são os países da UE que estão fora do espaço Schengen?

A Bulgária, Romênia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Estes seis países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração. A Bulgária, a Romênia e o Chipre deverão aderir ao Espaço Schengen, mas ainda há atrasos nesta questão. A Croácia iniciou o processo de pedido de adesão em 1 de julho de 2015.

Para Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) não é necessário tirar visto com antecedência. O visto é concedido no momento de sua chegada no país ao passar pela imigração e apresentar documentos de passagem e hospedagem.

Para informações sobre como obter um visto de curta duração para qualquer destes seis países, escolha neste mapa o país que pretende visitar.

Visto para Europa

Na Rússia, brasileiros também não precisam solicitar visto com antecedência. O visto é concedido na entrada ao país e tem duração de 90 dias.

Resumindo, não é necessário visto nenhum para cada um dos países do espaço de Schengen, porém, se for para algum destino nas fronteiras externas, é necessário ter o documento em mãos. O requerimento deve ser feito no consulado do país que pretende visitar.

Vale lembrar que é fundamental ter seu passaporte em dia para qualquer viagem internacional que exija o mesmo. Para maiores informações sobre a União Europeia, acesse a página oficial.

Atualização:

A partir de 2021, brasileiros serão obrigados a solicitar uma autorização de viagem online para ingressar no Espaço Europeu de Livre Circulação ( Espaço Schengen ) e pagar uma taxa de 7 euros por pessoa.

Será necessário preencher um formulário on-line com os dados pessoais do visitante, seu passaporte e histórico anterior de viagens pelo menos 96 horas antes do embarque –– e pagar os 7 euros de taxa, independentemente de a autorização ser ou não concedida.

68 comentários

  1. Poderia me dizer por aqui mesmo quanto vou gastar ao todo com o passaporte (que não tenha, ainda) e vistos? Estou pensando em ir para Itália, uma viagem de 2 semanas, apenas. E estou muito confusa com tanta coisa para fazer só uma viagem.

  2. Olá! Viajarei a lazer para a Itália em julho. Pretendo ficar 12 dias na Europa e visitar também França, Espanha e Portugal. Apenas o passaporte basta para acessar estes países ou tenho que que levar outro tipo de documento? Tenho muitas dúvidas, pois é a primeira viagem que faço para fora do Brasil. Obrigado!

    1. Caso vá dirigir, é interessante (Não obrigatório )tirar a carteira internacional de motorista,. Vale ressaltar que ela só é valida com a a CNH brasileira. É como uma tradução juramentada de sua CHN, pode awr usada em caso de acidente.

  3. Boa tarde, tem algum site em que pode comprar passagem da europa para cá ? meu amigo quer comprar passagens para mim, só que eu não sei como funciona. Obg

    1. para entrar na União Europeia, é preciso que o passaporte tenha validade de, no mínimo, três meses após a data de saída daquele continente

  4. Ola, eu vou para a Grécia e farei escala na Itália é pago alguma taxa para o trânsito na Italia e para a entrada na Grécia?

  5. Olá! Obrigada pelo post 😉 Tenho ainda uma dúvida: viajarei com meu passaporte brasileiro para a Alemanha, onde devo permanecer por cerca de 65 dias, depois permanecerei 90 dias em algum país que não pertence ao Schengen e pretendo retornar à Alemanha após esses 90 dias. Eu li que preciso, para isso, de um visto de múltiplas entradas. Como e onde obtê-lo antes viagem, ainda no Brasil? Help! ??

  6. OI Amanda
    estou indo para América do Norte de carro (van), consigo tirar o visto na fronteira de México com USA ou preciso tirar o visto no consulado daqui? Canadá também?
    grato

  7. Boa tarde. Próximo ano vou ficar 10 dias em Amsterdam e de lá parto para mais 10 dias em Moscou, retornando a Amsterdam para voltar ao Brasil. Para essa entrada/saída (2x) no Espaço Schengen, preciso de visto de algum desses 2 países? Obrigado.

  8. Bom dia! Esse acesso livre pelo período de três meses de viagem pode contar em cada país ou são três para ficar no espaço Espaço Schengen? Usando os três meses num país ao sair pode retornar ficando mais três meses? Obrigado.

  9. Bom dia estou com visto de estudante em Manchester (Reino Unido) chequei final de agosto fico ate janeiro pretendo viajar um final de semana para barcelona (novembro) .Mas final de ano gostaria de viajar para Milâo Suica e Berlim e voltar para Manchester. ..Será que consigo viajar sem problema?

  10. Prezados, fiquei na europa por 90 dias. eu tenho que esperar 90 dias ou 180 dias para retornar? Obrigada

  11. Sou angolano fiz um visto para Portugal será que com esse visto eu posso viajar para os outros países da comunidade europeia?

  12. Tenho uma dúvida. Os países do espaço schengen, são três meses de visto de turista, certo? Mas esse período é por país, ou no total, percorrendo vários deles?

  13. Quais as orientações para o viajante que pretende ir para Europa, se não precisa de visto. Mais tem que passar na imigração no aeroporto é isso?

  14. Minha primeira viagem para Europa. República Checa, Alemanha, Holanda e Austria. Preciso de visto para esses países?

  15. OI! Vou passar 10 dias na Espanha agora em março, volto para o Brasil e gostaria de passar mais 10 dias em maio. Preciso esperar 90 dias para retornar à Espanha? Grata.

    1. Não…os 90 valem a partir da data de entrada na Espanha, assim que sair de lá, você “zera” isso e na nova entrada começa a contar novamente 90 dias.

  16. Olá! vou fazer intercâmbio para Portugal por 6 meses, logo tirarei o visto para estudante, gostaria no entanto de viajar para o Reino Unido, Itália, e Espanha por alguns dias partindo lá de Portugal. Devo tirar um visto para cada um desses países? Preciso de passaporte Europeu??

    1. Não precisa tirar visto para esses países. Como você terá visto de estudante, poderá sem problemas visitar os países do Espaço Schengen. Reino Unido não faz parte desse Espaço, mas o visto é concedido no momento da entrada no país. O passaporte é brasileiro, você deve apenas tirar passaporte de outro país se tiver dupla nacionalidade.

  17. Olá vou fazer um intercambio na Grécia com o período de 3 meses mas devo ficar uma semana a mais para dar uma pequena viagem no pais. Como faço para adquirir o visto?

  18. Olá! Sou estrangeiros não do brasil. No caso que eu consigo um visto para visatar o portugal, enquanto que eu estiver no portugal, será que dar pra mim ir a espanha ou na França tbm?agradeço ?

  19. Estou em fase de planejamento da minha viagem. Tenho um dinheirinho guardado e pretendo viajar via worldpackers, mas não sei quando pretendo encerrar a viagem. Minha viagem será pelos países do Tratado de Schengen, mas queria saber se é possível tirar o visto para algum país estando fora do Brasil. Por exemplo, aproximando-se dos 90 dias de estadia sem visto, se eu consigo tirar um visto pra Alemanha estando na Itália. Alguém poderia me ajuda com isso? Nessas questões de viagem de longa duração? Obrigada

    1. Olá Amanda, se você estiver chegando nos 90 dias, terá q sair dos países do Tratado de Schengen (exemplo ir para a Inglaterra), ficar um tempo lá e depois voltar para validar mais 90 dias de visto de turista, mas também não da pra ficar fazendo isso o tempo todo né?! Se pretende ficar mais que 90 dias, você deve tirar antes da sua viagem um visto de trabalho, estudo… enfim, o que vier ao caso. É mais seguro do que ficar saindo do Tratado e voltando, há riscos!

  20. Ola eu nunca viajei para fora do brasil,e estava namorando um espanhol,acabei terminando pela diatancia ,conversamos e ele disse que nao pode mais vim ao meu país (brasil) por causa do trabalho,que é para eu ir ate o país dele e me casar ,minhas duvidas sao
    1° POSSO IR CASAR COM VISTO DE TURISTA NO CASO 90 DIAS LA
    2° o que mais tenho medo é que tenho uma doença cronica e preciso portar remedios se eu levar tres frascos de remedios serei barrada?
    3° Eu me casando com ele ,consigo de imediato tratamento na espanha para minha doença,ou me negariam por eu ser brasileira ?

    Bjos

  21. Bom dia vou viajar em novembro a franca,Espanha e Inglaterra,após pretendo ir a Carolina do Norte Eua , Preciso de visto? Tenho q tirar no Brasil se for necessário,com antecedência.Nunca viajei para o exterior será a primeira vez

    1. Para a Europa não há necessidade mas para os EUA é necessário sim o visto, providencie o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.