A religião ainda é uma das grandes atrações turísticas de muitos países, seja através da uma simples visita às igrejas até peregrinações. Do outro lado do mundo, a vida e morte de Buda é celebrada com luzes durante o Visakha Bucha, na Tailândia. Esta é a data mais importante para os budistas, mas atrai também os viajantes curiosos.

Normalmente marcado para o mês de maio, mais precisamente num dia de lua cheia, o feriado nacional comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Sidarta através de cerimônias e procissões iluminadas ao lado de monges. A mais famosa acontece na montanha Phuttha, onde há uma enorme estátua de Buda, na província de Nakhon Pathom, que é considerada o berço do budismo no país. Em Bangkok, o parque Sanam Luang, em frente ao templo Wat Phra Kaew, acolhe o evento.

Confira aqui quanto custa viajar para a Tailândia!

Porém, talvez o melhor lugar para se estar presente durante a data é em Chiang Mai, mais precisamente no Doi Suthep, belíssimo templo nas alturas de uma montanha que realiza uma grande cerimônia. Para chegar até lá, basta pegar um tuk-tuk coletivo em alguma região da cidade. Acredita-se que qualquer pessoa que completar a peregrinação durante a noite e percorre a estupa por três vezes, receberá virtude, prosperidade e sorte.

Quem quiser participar, meditar e fazer orações precisa respeitar as tradições, vestindo somente a cor branca. Abaixo estão algumas fotos do Visakha Bucha no templo Wat Phan Tao, um dos mais antigos da cidade, onde monges acendem velas, meditam e fazem preces que ecoam. Um momento de paz indescritível.

visakha-bucha7

visakha-bucha4

visakha-bucha-chiang-mai

visakha-bucha3

visakha-bucha6

visakha-bucha8

A Tailândia conta ainda com outras celebrações iluminadas. Entre os mais conhecidos estão o Loi Krathong, festival das luzes que acontece simultaneamente em várias cidades, no qual pessoas colocam oferendas em barquinhos com velas, flores e incensos, e o Yi Peng, com maior concentração em Chiang Mai, onde são acendidas lanternas de papel que voam nos céus para espantar problemas e enviar boas vibrações.

visakha-bucha9

Post por Brunella Nunes
Fotos: Daniel Nahabedian/via

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.