Hoje teremos um post mais pessoal, não muito comum aqui no blog mas acreditamos ser por uma boa causa 🙂

Antes de mais nada quero me apresentar, sou Amanda Santiago, 37 anos, curitibana e co-fundadora do quantocustaviajar.com .

Eu amo viajar e esse amor veio desde criança pois eu mudava de cidade a cada 2 anos (por conta da profissão do meu pai) e acostumei a sempre ver novos lugares, pessoas, sotaques, comidas…Meus pais sempre buscavam viajar pela região das cidades em que morávamos então já conheci boa parte desse grande Brasil. Nunca havia viajado sozinha até que em 2007 tive uma oportunidade de intercâmbio pela faculdade para a Itália, não pensei duas vezes quando vi a vaga para me aplicar e viajar sozinha pela primeira vez 🙂

Resolvi escrever aqui pois sabemos que nosso público é em grande maioria feminino (Olá meninasss!). É fato que existem muitas mulheres querendo viajar, e isso é simplesmente maravilhoso! Viajar é ter novas descobertas, experiências, conhecer mais do mundo e mais de você mesma. E o que eu tenho para dizer então? MULHER, VIAJE! Se a opção de viajar sozinha é a única, vá e não tenha medo!

Enquanto estava na Itália, fiz várias viagens sozinha ou acompanhada da minha room mate (colega de quarto) pela Europa. Eu não poderia deixar de conhecer essa parte do Mundo por algum tipo de medo ou tristeza por estar sozinha. E sabe de uma coisa? Viajar sozinha não é nada triste, pelo contrário, é empoderador, libertador, é fazer o que você quer, na hora que quer, como quer…É você ser dona de você e das suas decisões por completo! Não é uma experiência solitária, é uma experiência plena e completa. Se o medo de viajar sozinha é pela solidão, não tenha! Você vai ter tanta coisa para ver/fazer, que a solidão vai passar longe e… hoje em dia tem pau de selfie para as fotos, caso você tenha vergonha de pedir para os outros 😛

Eu e minha companheira mochila em algum trem. Naquela época era mais complicado uma selfie 😀

Como mulher, devo admitir que rola sim um pouco de medo. Infelizmente o machismo (e com ele assédios e outras coisas) está presente seja na nossa cidade ou em uma viagem. Temos sim que tomar cuidado, mas não deixar de viajar por isso. Infelizmente nosso país é um dos mais violentos para mulheres, os cuidados que temos que tomar aqui devem ser os mesmos que tomamos em uma viagem (ok, em alguns casos redobrados).

O legal de viajar é que além de conhecer lugares você conhece pessoas! E a maioria dessas pessoas que estão viajando, são pessoas super legais e de bom coração! Pelos albergues da Europa fiz colegas homens e mulheres do mundo todo. Já fiquei em diversos hostels onde era a única mulher no quarto e nada aconteceu, fiquei colega de um venezuelano que virou meu parceiro de viagem em Roma, outro que era português e rodou comigo por Bolonha…Todos sempre na amizade com o mesmo objetivo: aproveitar o melhor da viagem!

Conheço mulheres que viajaram sozinhas para Tailândia, Índia, Turquia, Jordânia, Marrocos, Chile, Argentina…até pedindo carona pelas estradas do mundo! Vish, pra tudo quanto é canto! E todas com ótimas histórias para contar dessas viagens 🙂

O dia delicioso que passei sozinha curtindo Veneza

Como mencionei antes, temos que tomar cuidados básicos que temos hoje em dia em grandes cidades do Brasil, além de outros cuidados de acordo com o país visitado. Minha recomendação é sempre ter um celular com acesso a internet, e ter anotado os contatos da Embaixada Brasileira no país e o telefone da polícia local (e isso vale para mulheres e homens que viajam ou não sozinhos). Também é legal sempre deixar seus amigos e familiares a par do que você está fazendo na sua viagem, onde está indo e etc…Se você vai viajar sozinha pela primeira vez, principalmente para o exterior, a recomendação é ir para países mais conhecidos pela segurança como alguns da Europa por exemplo, assim você vai aprendendo como é viajar para poder ficar expert e depois explorar o mundão!

Ufa, o colega venezuelano soube tirar uma boa foto! Pena que eu não sabia de maquiagem e sobrancelhas na época 😀 !

Hoje em dia as informações pela internet correm soltas e são de fácil acesso e com isso é mais fácil saber os cuidados, onde ir e onde não ir, e é até possível achar diversos relatos de mulheres que viajaram sozinhas, além da possibilidade de encontrar parceiras para uma próxima viagem (quem sabe daí não sai uma grande amizade?!). São fóruns, blogs, grupos no Facebook e até no Whats! Quem quer informação, acha fácil 🙂

Fico muito feliz em saber que a mulheres estão cada vez mais abertas para aventuras e querendo conhecer esse mundo, afinal ele está aí para ser descoberto não é mesmo?! Então pega as malas e comece a se preparar! Haaa e claro, conte com o quantocustaviajar.com para saber os custos da viagem (momento jabá).

Beijos e boas viagens!

PS 1: Haaa e se você já viajou sozinha, conta aí sua experiência 😉

9 comentários

  1. Amanda, adorei a matéria. No ano passado, depois de varias pesquisas, inclusive do Quanto custa viajar, decidi viajar para a Espanha, uma parte sozinha e outra parte em um pacote pelo sul e foi simplesmente maravilhoso. Onde fiquei sozinha pude fazer meu próprio roteiro, conhecendo lugares e pessoas maravilhosas.Agora estou planejando voltar à Buenos Aires, também sozinha e acredito que todos deviam passar por esta experiência pelo menos uma vez na vida.

  2. Olá, Tem alguns anos que viajo sozinha. As férias dificilmente coincidem com das amigas ou família. Ano passado fiz a primeira para fora do Brasil: Argentina. Conheci Mendoza e Buenos Aires. Super recomendo, é uma experiência fantástica. A próxima é mês que vem para Gramado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.