Depois de carregar por muitos anos o título de “cidade cinza”, a principal metrópole do Brasil sai da sombra para brilhar um arco-íris. Agora podemos nos orgulhar ainda mais e dizer que São Paulo é a primeira na América do Sul a ter o selo Rainbow City, título dado às cidades que possuem maior número de políticas públicas LGBTs.

Em dezembro de 2016, o grupo Rainbow Cities Network (RCN) divulgou que agora o estado brasileiro e a Cidade do México entram para o time de 31 cidades amigáveis para o público LGBT. Isso significa que estes destinos investem e promovem direitos à esta parcela da população, além de colocar em prática medidas contra a discriminação e a homofobia.

A adesão de Sampa ao grupo foi justificada pelas ações dos últimos quatro anos, como a criação do programa Transcidadania, que oferece bolsas de estudo a 200 transexuais, e a abertura de unidades fixas e móveis dos centros de cidadania LGBT, que oferecem serviços como atendimento psicológico e social, assessoria jurídica, palestras, oficinas, debates e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e emprego.

Atualmente, São Paulo tem a maior Parada Gay do Brasil, que é o segundo maior evento da cidade e que já foi considerado o maior do mundo. A cada ano, o evento reúne milhões de pessoas que celebram a diversidade e também protestam contra o preconceito.

sao-paulo-rainbow-city

sao-paulo-rainbow-city

sao-paulo-gay

Post por Brunella Nunes

Fotos: divulgação/Prefeitura de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.