Antes de se jogar pelas praias californianas ou percorrer a Big Apple em Nova York é necessário uma coisa: o visto americano para o Estados Unidos. Sem o documento, fornecido pela Embaixada Norte Americana, é impossível entrar no país, ou seja, acaba sendo um item tão fundamental quanto a passagem de avião.

Para consegui-lo existe todo um processo burocrático que envolve taxas, tempo, entrevistas e muita paciência. A aprovação chega a 96%, portanto, é necessário ainda um pouco de sorte para que se tenha o visto americano em mãos. Mas, antes de receber o sim ou o não, vamos por partes!

Como tirar o visto americano?

visto americano
Foto: Pxhere

O passo a passo é bem tranquilo:

1. Preencha o formulário de solicitação online, o DS-160, dentro do site do Departamento de Estado americano. Não havendo a possibilidade de responder todas as questões, salve-o para preencher em outro momento, com calma.

2. Na hora de preencher, esteja munido de: passaporte; informações sobre a última ida ao país; currículo escolar ou informações do trabalho atual; dados do itinerário da viagem. O agendamento de entrevistas pode ser feito nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo., através do siteSkype ou Call Center.

3. Caso esteja em família, certifique-se de que todos preencham a ficha DS-160 e paguem a taxa MRV individualmente, no valor único e não reembolsável de acordo com a categoria do solicitante (confira abaixo), pago por boleto ou crédito. Guarde o comprovante de pagamento e leve-o no dia que for ao consulado para evitar dor de cabeça. Neste caso, as entrevistas de até 10 pessoas podem ser agendadas no mesmo horário.

4. Após agendamento de entrevista no Consulado, haverá outra no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde são coletadas as digitais (exceto para pessoas acima dos 66 anos ou abaixo dos 15 anos) e tiradas fotos. Os solicitantes devem apresentar o passaporte atual válido, passaporte com o visto antigo (se houver), e página de confirmação do DS-160.

5. Além de ter em mãos o passaporte válido, os passaportes anteriores e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160, é importante comprovar renda e condições financeiras que não dificultem a volta para o Brasil. Demonstre que você tem laços estreitos com o país mostrando todos os documentos possíveis, como carteira de trabalho, passaportes de familiares e declaração do IR.

6. A maioria dos solicitantes receberá os vistos em até 10 dias úteis. Entretanto, algumas solicitações podem requerer um tempo maior de avaliação. Para checar o status da sua solicitação acesse o site do CEAC aqui. É importante não finalizar os planos de viagem até ter o visto em mãos, que tem validade de 10 anos. A entrega pode ser feita num endereço comercial ou residencial, havendo ainda a possibilidade de retirar o documento no CASV.

Por conta da paralização de entrevistas na pandemia, o tempo para agendamento e entrega do visto está demorando, faça o seu com bastante antecedência da viagem. Para conseguir agendar sua entrevista em São Paulo por exemplo, está demorando hoje (04/04/22) – 247 dias, confira aqui o tempo de espera para a cidade de interesse.

Valor do visto americano em 2022

A taxa de solicitação de vistos é escalonada da seguinte forma:

160 dólares para as seguintes categorias:

  • B1 – negócios
  • B2 – turismo
  • C – de trânsito
  • D – tripulantes
  • F – estudante acadêmico
  • J – intercâmbio
  • I – representantes de meios de comunicação
  • M – estudante vocacional

190 dólares para as seguintes categorias:

  • H – para trainees e trabalhos temporários
  • L – para transferências de uma mesma empresa
  • O – para cidadãos estrangeiros com habilidades extraordinárias
  • P – para atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento
  • Q – para programas internacionais de intercâmbio cultural
  • R – para profissionais religiosos

205 dólares para a seguinte categoria:

  • E – investidor/comerciante

240 dólares para a seguinte categoria:

  • K – visto de noivo/noiva de cidadãos norte-americanos

Para renovar o visto americano, o procedimento e a taxa são os mesmos, podendo ou não ter a obrigação de comparecer ao Consulado.

Todas as taxas serão recebidas em Reais e a taxa de câmbio está sujeita à mudança. A taxa de câmbio da seção consular é: R$3,80 para US$1,00. Para conferir todas as taxas, acesse a tabela do site oficial.

No caso de viagens emergenciais, basta seguir as instruções no website de serviço de informações e agendamento.

Quais são as cidades para fazer visto americano?

visto americano
Foto: Pixabay

O consulado americano criou o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que está presente em algumas capitais no Brasil. Os turistas que desejam fazer o visto americano e que não moram em uma dessas cidades devem arcar com os custos de deslocamento e hospedagem nesses locais.

Brasília CASV
Endereço: Venâncio 2000 SCS, Quadra 8 Bloco B, sala 340 – Setor Comercial Sul.

Recife CASV
Endereço: Avenida Herculano Bandeira, 949 – Comercial Bandeira – Pina.

Rio de Janeiro CASV
Endereço: Rua Humaitá, 275 – Loja A – Humaitá.

São Paulo CASV
Endereço: Avenida José Maria Whitaker, 370 – Vila Mariana.

Porto Alegre CASV
Endereço: Av. Assis Brasil, 1712 – Passo D’Areia.

*Valores pesquisados em 04.04.2022, sujeitos à alteração.

49 comentários

  1. Quero viajar EUA em agosto 2018 posso tirar o passaporte e visto antes, ou pode ser recusado pela antecedência”,”rendered_height”:”209″,”background_size”:”auto”,”background_repeat”:”repeat”}” style=”” data-lite-y-begin=”0″ data-lite-height=”0″>

    1. Segundo o Serasa, a locomoção de uma pessoa somente pode ser restringida por ordem judicial e jamais por causa de débitos inscritos nestes bancos de dados. Portanto, não há como impedir o cidadão de tirar seu passaporte ou visto, com base em dívidas ou em cadastros de restrição.

  2. Gostaria de saber o tempo máximo pra se ficar nos Estados Unidas uma vez que vou pra arrumar um emprego, e tentar me matricular numa faculdade por lá. . Em fim fixar Morada se possível!

  3. Eu queria saber prq o meu nome ta sujo no serasa e no spc tem algum problema pra tirar o passaporte e de ir para o estado Unidos…
    …pela 1 vez q eu vou trabalhar tem algum tempo q pode ficar lá

  4. Já verifiquei no consulado e meu greencard já foi aprovado em 2011, mais ainda não recebi o documento para poder aplicar, agora estou namorando com cidadão Americano e pretendemos nos casar, será que mesmo assim ainda preciso do chamado para noiva???

  5. Tive meu visto negado pela primeira vez, e não disseram o motivo esse ano vou tentar de novo e estou com medo de me negarem de novo, o que faço? Meus outros visto eram de moradia mas faz mais de 10 anos que moro no Brasil e pretendo voltar, alguma dica no que faço, quero ser aprovada e visitar minha familia, na ultima passaporte carimbaram cancelled without prejudice e também não sei o pq!!!!

  6. quero saber se posso pagar o visto um a um, já que eu irei com a familia e somos 4 vistos. assim só depois de pagar o último visto marcar a entrevista???
    no nosso caso, pagarei por 4 vistos ou tem um visto familiar?
    a entrevista é familiar ou individual?

  7. Não tenho viagem programada para os Estados Unidos, mas gostaria de aproveitar uma viagem para São Paulo para tirar o meu visto, teria problema?

  8. MInha esposa é filha registrada de americanos mas mora desde sempre no brasil pois foi criada pelos avós. É fácil adquirir os vistos para visitá-los ou pode ser barrado por ser filha de americano e dar a entender que está indo para ficar

  9. Gostaria de tirar uma dúvida.. meu namorado que é brasileiro também irá receber o green card, pois a família dele mora nos EUA e solicitou para ele o GC. Provavelmente este ano ele já irá receber o green card, e pretendemos morar lá nos EUA. Porém somos apenas namorados, como posso conseguir o green card e estar legal no país tbm? Devo fazer o visto de turista ou noiva? Melhor casar no Brasil ou nos EUA para facilitar esse processo?

    Aguardo resposta. Obrigada!

  10. Meus esposo pretende obter o visto americano ..sendo aposentado não tem outra renda ..é possível ?Sendo que já possui visto e queremos viajar juntos é difícil conseguir??

    1. Não… porém eles dificultam o visto para quem não tem trabalho, as vezes pedem comprovação de renda…vai de caso p/ caso.

  11. Olá Amanda,
    Estou tirando o passaporte para ir aos EUA, más fiquei com dúvidas sobre o visto, pois irei para estudar uma semana e gostaria de ficar mais uma como turismo, é possivel? qual visto devo solicitar?

    1. É possível sim, você deve tirar o visto de estudante pois é a principal atividade que você irá fazer lá, assim a aprovação do visto é mais fácil se tiver todos os documentos da escola. Quando você entra com o visto de estudante, você pode ficar por até 2 meses a mais do que o período em que estiver matriculado.

    1. Não há um valor estipulado, o que eles querem saber na verdade é o seu vínculo empregatício, porém na hora da entrevista é interessante você comprovar que tem na conta um dinheiro para a sua viagem, estipule uns 200 dólares por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.