Durante o planejamento de uma viagem dentro ou fora do Brasil, é melhor se precaver de tudo o que será fundamental, desde questões burocráticas até mesmo as de saúde. Por isso, confira quais vacinas são necessárias para viajar para alguns destinos ao redor do mundo.

Tidas como medidas preventivas, as vacinas, em sua maioria gratuitas, podem ser tomadas em postos de saúde, onde é entregue o Cartão Nacional de Vacinação, do qual você deve manter atualizado para portar durante suas viagens. Existe também um comprovante de vacinação contra doenças, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que está disponível nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa.

A vacina da febre amarela é uma das mais solicitadas, sendo que no Brasil, é necessária especialmente em lugares do Norte e Nordeste do país: Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás e Distrito Federal. Alguns aeroportos dispõem de uma ala de saúde onde é possível se vacinar antes do embarque.

Para maiores informações, ligue para o Disque Saúde (0800-61-1997) ou consulte o consulado do país que pretende visitar. Nos Centros de Orientação ao Viajante, é possível se cadastrar no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras.

Febre amarela
Validade: 10 anos
Onde é necessária: países da África e América do Sul, incluindo Brasil; alguns destinos da Ásia e do Caribe

Vacinação meningocócica (anti-meningite)
Validade: 3 anos
Onde é necessária: Sul do Saara e Meca, na Arábia Saudita

Poliomelite (dose de reforço)
Validade: 1 avaliação a cada viagem
Onde é necessária: Índia e Paquistão

Raiva
Validade: 1 avaliação a cada viagem
Onde é necessária: Índia

Difteria e tétano
Indicada para: pessoas de 20 a 59 anos não vacinadas na infância
Onde é necessária: Gabão e demais países da África

Vacinas recomendadas:  hepatite A, hepatite B, febres tifóide, tripla viral e difteria-tétano

Post por Brunella Nunes
Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.