Muitas vezes quem viaja acaba precisando se contentar com a superficialidade dos monumentos turísticos e principais pontos de uma cidade. Por mais interessante que isso possa ser, parece que às vezes falta um contato mais genuíno com o ambiente e com a realidade social do país.

Pelo menos em Praga, na República Tcheca, um tour já permite que você fique mais próximo de uma parte da população para a qual muitas vezes esquecemos de olhar enquanto viajamos: os moradores de rua. Os responsáveis por isso foram os criadores do Pragulic, um empreendimento social que pretende mudar os estereótipos associados aos moradores de rua. Como? Permitindo que turistas e locais conheçam a cidade através da perspectiva destas pessoas.

praga1

Os guias selecionados pelo projeto são pessoas que vivem nas ruas e têm histórias interessantes para contar. Durante o treinamento, eles criam o seu próprio itinerário para um tour a pé, baseado em suas histórias de vida. Com isso, os moradores de rua que fazem parte do projeto ganham uma fonte de renda e ainda têm a oportunidade de contar mais sobre a sua trajetória pessoal.

praga2

Em contrapartida, quem participa do tour ganha uma oportunidade de entender mais sobre a realidade das pessoas em situação de rua. Para os criadores do projeto, essa é também uma maneira de ajudá-los a se reinserir na sociedade, mudando a percepção sobre o que é viver nas ruas.

praga3

Ao todo, cada passeio dura entre 2 horas e 2 horas e meia e tem um custo de 250 coroas checas (cerca de R$ 33) por pessoa. Também é possível fazer reservas especiais para grupos. No caminho, os viajantes ainda param para descansar um pouco em um lugar sugerido pelos guias. Os tours estão disponíveis em checo, inglês e russo – o idioma falado irá depender de qual guia é escolhido.

praga4

praga6

praga5

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Mais informações:

Pragulic

Post por Mariana Dutra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.