Pode ser um tanto difícil para quem mora fora associar São Paulo com paraísos litorâneos. Mas acredite, eles existem! Neste post, reunimos lugares e praias em Ubatuba, no litoral Norte paulista. Com belezas quase intocadas, a região é agraciada com a presença preservada da Mata Atlântica e mar de águas cristalinas.

Praias em Ubatuba
Foto: Pixabay

A três hora e meia do centro de SP, o município conta com mais de 100 praias e ilhas. Por ter 80% de seu território composto pela floresta, é ideal para quem gosta de praticar trekking, e mesmo para quem não é adepto, as trilhas são inevitáveis para se chegar até as praias mais afastadas. As praias em Ubatuba tem bastante infraestrutura, contando com bares, restaurantes, lojas, hotéis, resorts, hostels e campings, além de sediar campeonatos esportivos importantes.

Encontre aqui hospedagens exclusivas e com desconto por São Paulo

Melhores e imperdíveis praias em Ubatuba

Cachoeira do Ipiranguinha

A apenas 6 km do centro, um belo poço esverdeado e cristalino se forma a partir da queda d’água de sete metros. Propícia para banho, com partes rasas e profundas, acaba se transformando numa pequena praias em Ubatuba, com direito a escorregador em pedra lisa. Ao lado direito há uma trilha curta que leva os curiosos até uma ruína. Dizem que faz parte da arquitetura do século 19, porém sua origem é um tanto incerta.

Praia do Português

Escondidinho ao lado de uma das praias em Ubatuba mais conhecidas, esse pequeno paraíso cercado pela vegetação e águas cristalinas é conhecido também como Prainha do Félix e Praia Esquecida. Uma caminhada de 10 minutos pela costa direita da Praia do Félix leva os turistas até a discreta prainha de 25 metros de extensão. Não há infraestrutura alguma, então, se levar comida, não se esqueça de levar seu lixo embora.

Praia Ubatumirim e Praia da Justa

Começando por Ubatumirim, é uma praias em Ubatuba sossegada que atrai muitas famílias em sua extensa faixa de areia. O mar calmo favorece a brincadeira das crianças. O entorno é interessante, de onde se avista a Ilha das Couves e a Ilha do Prumirim, entre outras. Em maré baixa, passando pela água, ou por uma trilha, se chega até a Praia da Justa. Essa é, na opinião desta que vos escreve, uma das melhores praias de Ubatuba. Além de ser linda e com aspecto selvagem, tem um mar tão tranquilo que nos dá a sensação de estar numa piscina natural. Em alta temporada, conta com um quiosque.

Praias em Ubatuba

Praias em Ubatuba

Ilha das Couves

Praias em Ubatuba
Foto: Flickr/…your local connection

Impossível falar das praias em Ubatuba sem falar da famosa Ilha das Couves, um dos locais mais fotografados e buscados pelos viajantes. Inclusive a ilha estava recebendo tantos viajantes que passou a ter seu acesso controlado para garantir a preservação do local.

A ilha tem duas praias com águas translúcidas e uma paisagem bem “caribenha” para os viajantes mergulharem e tirarem várias fotos!

Praia da Sununga e Gruta que Chora

Praias em Ubatuba
Foto: Wikimedia Commons

Na rota do Skimboard Mundial, esporte de deslize nas ondas sob uma prancha menor que a de surf, essa praias em Ubatuba tem um mar tão agitado quanto os campeonatos que sedia. No canto esquerdo há outro atrativo bastante conhecido na região, a Gruta que Chora, uma cavidade de origem vulcânica marcada por lendas e misticismo. Há quiosques, restaurantes, opções de hospedagem e comércio pela orla.

Acesse nosso mapa para conferir opções de hospedagem em Ubatuba onde você deseja!

Ilha Anchieta

Praias em Ubatuba
Foto: Wikimedia Commons

A segunda maior ilha do litoral paulista é acessada por meio de escunas que partem da Enseada e do píer do Saco da Ribeira. A ilha possui quatro praias, sendo a do Presídio uma das mais conhecidas e também onde atracam as embarcações. Ali estão as ruínas da Antiga Colônia Penal, desativada em 1955 após uma das maiores rebeliões carcerárias do país.  Na Praia do Leste, uma estátua submersa do oceanógrafo Jacques Costeau foi retirada recentemente para restauração e poderá ser vista de novo por mergulhadores em breve. As águas transparentes favorecem o snorkelling também.

Praia das Conchas ou do Lúcio

Praias em Ubatuba
Foto: Pixabay

Deserta e arborizada, essa é uma das praias em Ubatuba passa despercebida por muita gente. O nome faz jus ao o que se encontra aos montes no local: muitas conchas, de variados tipos, que forram a areia e a beira do mar. As águas são tranquilas, cristalinas e de tom esverdeado. Não há infraestrutura turística, nem quiosques. É só você e o sossego no local.

Ruínas da Lagoinha

Foto: Flickr/…your local connection

Chegando à praia da Lagoinha, uma placa indica o acesso às ruínas da Fazenda Bom Retiro, que tinha grande produção de café e cana de açúcar em meados do século 17. Parte do legado colonial do país, se tornou um local curioso que atrai turistas. Paredões tomados pela vegetação e pela ação do tempo, restos de uma roda d’água e uma imensa pedra de granito de 16 metros de diâmetro compõem seu cenário pitoresco, que serve de pano de fundo para muitas fotografias.

Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho

Foto: Wikimedia Commons

Reservada, a praia do Cedro ou Cedrinho – como é apelidada -, fica na região central e tem uma trilha de fácil acesso. Com visual da Mata Atlântica e do mar cristalino de águas esmeraldas, é uma opção interessante entre as praias em Ubatuba para quem busca por tranquilidade e a prática de snorkel, onde não é difícil encontrar ou avistar tartarugas nadando longe. Só tome cuidado ao entrar no mar, que é de tombo e com poucos passos já se está na parte funda.

Praia do Deserto

Foto: Wikimedia Commons

Também conhecida como “Praia Deserta”, essa praia é mais difícil de chegar mas não desanime, pois a paisagem vale a pena. Para quem quer uma experiência quase “VIP” na praia, que é bem tranquila e sem infraestrutura, o viajante tem chance de passar o dia sozinho nessa praia.

Praia do Puruba

A Praia do Puruba é uma das praias em Ubatuba na região norte e que possui como grande diferencial a união do mar com um rio. Para chegar na praia, será necessário atravessar o rio que leva o mesmo nome da praia. Com ondas fraquinhas e mar tranquilo, essa praia conta com pouquíssima infraestrutura, por isso leve o que for precisar para passar o dia fora!

Praia Itamambuca

Foto: Wikimedia Commons

Alvo de surfistas e de campeonatos, essa é uma das praias em Ubatuba que atrai uma galera mais jovem em busca de altas ondas e curtição. Além do surf, outros esportes tomam conta da areia, seja o cooper, o frescobol, a yoga ou a simples caminhada. A entrada no local é fácil, através de um condomínio, e há algumas barracas na orla. Ao lado direito, o encontro do mar com o rio proporciona uma bela paisagem, especialmente ao entardecer.

Praia do Alto

Quer uma experiência de imersão e isolamento em uma das praias em Ubatuba? Para quem quer se conectar com a natureza em um local silencioso, tranquilo e sem infraestrutura, a Praia do Alto é para você! Com acesso um pouco dificultado, o viajante terá que fazer uma pequena trilha íngreme para chegar ao local.

Praia da Fazenda

Foto: Wikimedia Commons

Perto da Praia do Puruba, na região norte de Ubatuba, a Praia da Fazenda é totalmente preservada e fica dentro do Núcleo Picinguaba. Uma das maiores praias quando o assunto é extensão, a praia tem águas tranquilas e uma areia batida boa para quem quer caminhar ou correr.

Pouco movimentada, a praia não conta com infraestrutura.

Cachoeira do Prumirim

Apesar da praia de mesmo nome compensar uma visita, a cachoeira do Prumirim é quem estrela nessa lista. Sinalizada por placas na rodovia, ela fica escondida no meio da mata, mas ainda assim é muito procurada pelos turistas. Formada por uma nascente da Mata Atlântica, tem águas geladas e não muito profundas, que formam várias quedas e uma espetacular “piscina de borda infinita” natural. Há poços que parecem uma hidromassagem, devido a força das águas que vão descendo, além de um escorregador em pedra lisa bem divertido!

Praia do Félix

Apesar de ser bem conhecida, essa é uma das praias em Ubatuba que não perde nada em termos de beleza e preservação. O acesso é feito por um condomínio e uma pequena trilha pela mata. O mar azul intenso contrasta com a areia branquinha e os morros forrados de vegetação. Na areia é possível encontrar poucos quiosques e uma pousada. Não espere preços baixos, afinal, a região é de classe média alta. Aproveite para conhecer as praias vizinhas, do Português e do Lúcio, acessadas pela praia do Félix.

E aí, se empolgou? Então clique aqui para ver mais praias sensacionais em SP!

Onde ficar em Ubatuba

Com esse monte de opções de praias em Ubatuba e um fluxo enorme de viajantes o ano todo para o destino, obvio que não faltam ótimos hotéis e pousadas para descansar depois de curtir as praias e bater perna região.

O Quanto Custa Viajar separou algumas hospedagens e vai te passar os detalhes logo abaixo, mas se você quiser encarar a lista completa de acomodações em Ubatuba, é só clicar aqui e garantir os melhores preços.

Wembley Inn Hotel: um dos hotéis mais bem avaliados na praia de Toninhas, em Ubatuba, o Wembley Inn Hotel tem uma estrutura bem bacana para receber os viajantes, uma piscina enorme e acomodações elegantes e confortáveis para receber os viajantes. Com nota 8,8/10 entre os viajantes recentes do Booking, a nota sobe para 9,5/10 na avaliação “viagem a dois”, ou seja, bora chamar a pessoa amada para descansar lá?

Praias em Ubatuba
Foto: Booking

Hotel Porto Di Mare: a beira-mar da Praia da Enseada, o Hotel Porto Di Mare oferece serviço de praia com cadeiras de praia e guarda-sóis na praia para seus hóspedes. O hotel ainda oferece um café da manhã continental diariamente, bem completo com uma seleção de frutas tropicais e bolos. Já o restaurante da casa serve pratos de massa caseiros da cozinha italiana à la carte!

Foto: Booking

UPG Hotel: localizado na Praia Grande, este hotel está a 200 metros da praia e possui piscina, estacionamento e café da manhã já incluído no momento da sua reserva. Com nota média de 8,9/10, os viajantes elogiam principalmente a localização e o café da manhã.

Praias em Ubatuba
Foto: Booking

Pousada Ubatuba Flats: para quem prefere uma opção de hospedagem no estilo “apartamento”, com uma pequena cozinha equipada, quartos e banheiro, a Pousada Ubatuba Flats vai te atender! Com nota 9,6/10, os flats ficam na Praia do Itágua e são bem completos, por isso nessa opção o café da manhã não está incluído, mas pode ser adquirido a parte.

Praias em Ubatuba
Foto: Booking

Pousada da Tina: para quem preferir ficar na região central de Ubatuba, a Pousada da Tina possui café da manhã incluído em sua diária e quartos equipados com televisão, ar condicionado e outras amenidades para suprir suas necessidades de viagem! Próxima a feira de artesanato da cidade, a praia fica a menos de 800 metros da Praia de Iperoig.

Praias em Ubatuba
Foto: Booking

Post por Brunella Nunes e atualizado por Izabella Miranda
Fotos: © Brunella Nunes para o Quanto Custa Viajar