Quando se fala em cultura alemã no Brasil, logo nos recordamos na região Sul, que preserva desde a colonização suas tradições, gastronomia e arquitetura. Um dos principais destinos para se aproximar dela é Pomerode, em Santa Catarina. A pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes se orgulha de suas casas no estilo Enxaimel, que compõem o maior acervo do tipo fora da Alemanha.

Pomerode, em Santa Catarina

No total, são mais de 240 construções, que fazem parte da Rota do Enxaimel. São 16 km e 50 edificações neste percurso, localizado em Testo Alto, passando por paisagens tipicamente rurais e impreterivelmente bucólicas. O restante está espalhado por seu território, emancipado de Blumenau em 1959 e parte do Vale do Rio Itajaí-Açu.

Um dos roteiros clássicos de Pomerode é o percurso até a rota central, com 1.500m de extensão, onde se destacam 35 edificações. O trajeto inicia no Portal Turístico Sul e segue em direção à Polícia Militar, percorrendo a Rua Paulo Zimmermann e imediações, onde se localizava o Complexo Weege, atual Centro Cultural da cidade.

Foto: Wikimedia Commons

Para identificar as casinhas é fácil, já que seguem um padrão, parecido com o que conhecemos como “chalé” por aqui. A técnica envolve tijolos e madeiras que se encaixam entre vãos, formando desenhos, sempre destacados com relevo e pintura em outra cor. Apesar de sua origem não ser exata, na Alemanha existem 2 milhões de exemplares seguindo essa linha arquitetônica, desenvolvida na Idade Média.

Além disso, Pomerode carrega outro título importante para os moradores: é o maior pólo gastronômico do Vale Europeu, região composta por 49 municípios catarinenses que se assemelham a países do Velho Continente. Por aquelas bandas se provam delícias como o chucrute, o Kassler e o Spatzle, massa de batata semelhante ao nhoque. Separe um espaço na barriga para provar ainda pães, cucas, bolachas, tortas e outros doces tipicamente germânicos.

Foto: Wikimedia

Vale a pena ficar de olho no calendário para não perder as festas, que têm desde as comidas locais até apresentações folclóricas e religiosas, de clubes de caça e tiros ou de bandinhas que preservam a cultura alemã. Entre os principais feriados e celebrações está a Festa Pomerana, que acontece anualmente no mês de janeiro, reunindo desfiles e farta gastronomia e a Osterfest, festa da páscoa.

Confira aqui hospedagens em Pomerode

[+] Aumente seu roteiro com nossa lista de lugares no Brasil que parecem a Europa!

[+] 10 cidades pequenas e charmosas para conhecer na Europa