Embora distintos em muitos aspectos, os países ocidentais são bem semelhantes em relação ao modo de vida e a cultura. Talvez esse seja um dos motivos de quem vive deste lado do globo achar o oriente tão fascinante e tão único. Se você não vê a hora de colocar os pés do outro lado do planeta, anote estes 12 passeios imperdíveis pela Ásia, mas saindo um pouquinho do óbvio, é claro.

1. Navegar em Ha Long Bay, no Vietnã

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, a baía de visual exuberante é parada obrigatória para quem visita o país. São mais de 3 mil ilhas, abrigando 1.600 pessoas vivendo em casas flutuantes. Faça um cruzeiro ou passeio de barco pelas águas azul turquesa e confira todas as maravilhas de perto.

Ha Long Bay

2. Conhecer a Pagoda Shwedagon, em Myanmar

A Ásia é cheia de construções lindas, como é o caso de Shwedagon, a maior e mais sagrada pagoda budista de Myanmar. Com quase 100 metros de altura, é coberta em ouro e tem mais de 7 mil gemas preciosas. Embora não seja uma informação exata, dizem que a magnífica construção tem mais de 2.500 anos de idade.

lugares incriveis na Asia

3. Relaxar na piscina da Cleópatra, na Turquia

A cidade de Pamukkale é mágica, como já mostramos aqui. A região abriga uma porção de piscinas naturais de águas cristalinas, como a da Cleópatra, também chamada de Piscina Sagrada. A atração fica dentro da Antique Pool, complexo de águas termais que beiram 35ºC e são ricas em minerais.

Cleopatra Pool

4. Ver de perto as montanhas coloridas da China

A imagem é um tanto surreal, mas garantimos: não é Photoshop. As montanhas, que são uma verdadeira explosão de cores, ficam no Parque Geológico Zhangye Danxia, na província de Gansu, ao norte da China. As formações geológicas são coloridas por conta do depósito de minerais e arenito, que se acumularam em mais de 24 milhões de anos. Encantador!

Danxia

5. Passar uma noite (ou várias) na Reserva Natural Bokeo, em Laos

Já imaginou dormir a 40 metros de altura? A Reserva Natural Bokeo, em Laos, abriga as casas na árvore mais altas do mundo. Bem rústicas, as construções da Gibbon Experience são feitas em madeira e chegam a ter até 160 m². O visual do entorno é impressionante e pode ser visto até mesmo do chuveiro, que fica numa área aberta, totalmente em contato com a natureza. Aproveite para fazer trekking e conhecer as cachoeiras.

Gibbon Experience

casa na arvore em Laos2

6. Subir até o monastério Taktsang, no Butão

O Butão é o lugar mais pacífico do mundo, onde basicamente não há índices de violência. Parte da jornada espiritual de muita gente, o local abriga o monastério sagrado Taktsang (Ninho do Tigre), construído num penhasco de 914 metros no vale Paro. Atualmente possui sete templos abertos ao público. A lenda conta que a 1.300 anos atrás o guru Rinpoche voou milagrosamente até o local, a bordo de um tigre. Daí surgiu o nome do local.

Paro Taktsang

7. Visitar a vila colorida de Taiwan

Outro lugar com uma história inspiradora é a Vila da Família Arco-Íris (彩虹眷村), em Taichung, Taiwan. Há muitos anos, o ex-militar Huang Yung-Fu, conhecido como Vovô Arco-Íris, começou a pintar paredes, portas e chão de uma vila para dependentes militares. A cada dia, ia deixando o lugar mais colorido, até que se transformou em atração turística. Aproveite para conhecer o local logo, porque será demolido para abrigar mais pessoas.

Rainbow-Family-Village-3

8. Percorrer o rio Mekong, no Vietnã

O Delta do Rio Mekong, também chamado de Chau Tho Song Me Kong, fica na cidade de Ho Chi Minh. Utilizado para o comércio, ali é onde os moradores locais vendem todos os tipos de frutas tropicais possíveis e imagináveis. Os passeios tem diversas paradas, podendo ser na cidade ou pelos templos.

Mekong Delta

9. Se perder nas plantações de chá verde na Coréia do Sul

O condado de Boseong tem belas plantações de chá verde que são ótimas para quem quer se perder entre aromas. A plantação Deanna Dawon é responsável por 40% da produção de chá e acolhe turistas, assim como a familiar Botjae Dawon. Por lá é possível não só andar entre as plantas, mas também provar delícias feitas com a folha, como sorvete, além de comprar produtos.

Daehan-Dawon

10. Ir até Masouleh, no Irã

Um destino bastante peculiar é Masouleh, cidade a 1050 metros de altura, na encosta da montanha de Alborz. O visual diferente se dá por conta das construções, que são praticamente empilhadas e com ruas no lugar de seus telhados. O lugar é também bastante simples e sem recursos, com casas feitas em barro, pedaços de madeira e cana.

Masuleh Ira

11. Nadar na Ilha Weh, na Indonésia

Conhecida também como Pulau Weh, a ilha está dentro de Sabang, a cidade mais setentrional da Indonésia, e ao extremo norte de Sumatra, a sexta maior ilha do mundo. A costa cristalina torna o destino propício para o snorkel, um dos grandes atrativos turísticos da região. Ali se reúnem diversas tipos de peixes e espécies de corais.

Ilha Weh

12. Ver as luzes e a flora do Jardins da Baía, em Singapura

Também chamados de Gardens by the Bay, os jardins exuberantes de Singapura são recheados de cores e espécies botânicas. Divididos em duas partes, uma com entrada livre e outra com entrada paga, a atração está dividida por temas: jardim chinês, jardim malaio, jardim indiano, e por aí vai. A noite, quem brilha são as Supertree Groove, árvores gigantescas feitas em aço e cobertas de plantas, que iluminam o espaço. Imperdível!

Gardens by the Bay

gardens by the bay Singapura

Fotos: divulgação/agências de turismo