O charme da Cidade Luz atrai mais de 32 milhões de turistas por ano e parte disso é graças a quantidade de opções de passeios grátis em Paris. Mesmo assim, o bolso dos viajantes costuma ser esvaziado após uma passagem de alguns dias por Paris, na França.

Por sorte, nem sempre é preciso pagar para conhecer muitas das atrações da capital francesa e o viajante pode apostar e abusar dos passeios grátis em Paris.

Descubra quais os passeios grátis em Paris e o que é possível fazer por lá sem gastar um centavo!

1. Ver a Torre Eiffel

Nossa primeira dica de passeios grátis em Paris é um dos símbolos da cidade, a Torre Eiffel. Para subir o elevador e entrar de fato na atração, há um custo de € 11.00 a € 17 por pessoa (pensa isso um câmbio vezes 6) mas é possível curtir o show de luzes que ocorre ao anoitecer na Torre sentadinho no Le Champ de Mars. Leve um bom vinho e uma companhia melhor ainda para completar o programa.

Também é possível tirar fotos ao redor, fazer um piquenique no gramado e conhecer a torre por fora bem de pertinho, sem qualquer custo.

paris1

Foto: Nuno_lopes/Pixabay

2. Catedral de Notre-Dame

Um dos passeios grátis em Paris mais populares era a entrada na catedral Notre Dame, mas devido ao incêndio, a atração está fechada e deve retomar as visitações em 2024, já no próximo ano. Por isso, se pretende visitar a cidade e ainda não decidiu a data, vale anotar essa dica de passeios grátis em Paris.

Esta é uma das catedrais francesas em estilo gótico mais antigas da França e ainda tem o charme extra de ser cercada pelo rio Sena. A visita é um prato cheio para os apaixonados por arquitetura.

paris2

Foto: GuidoR/Wikimedia Commons

3. Cemitério Père Lachaise

Pode parecer meio mórbido visitar um cemitério durante sua viagem, mas a gente garante que vale a pena e é mais um dos passeios grátis em Paris, ou seja, vai conhecer coisas legais sem gastar um eurinho sequer 🙂

É lá que estão enterrados nomes de peso como Proust, Balzac, Oscar Wilde e Jim Morrison, cujo túmulo é repleto de cigarros, bebidas alcoólicas e flores deixados pelos fãs.

paris3

Foto: Christopher Lancaster/Flickr

4. Basílica de Sacré Cœur

Localizada em Montmartre, a igreja criada em mármore branco é do tipo que deixa qualquer um encantado. A parte interna da construção é decorada com mosaicos e janelas de vitrais. Mesmo se você não for fã de visitar igrejas enquanto viaja, o passeio compensa pela vista estonteante da cidade e também por ser um dos passeios grátis em Paris. Para subir ao domo ou entrar na cripta, há uma tarifa.

paris4

Foto: Shimgray/Wikimedia Commons

paris5

Foto: Jorge Láscar/Flickr

5. Museu do Louvre grátis

Sim, por mais incrível que pareça, visitar o Museu do Louvre é um dos passeios grátis em Paris se você souber essa dica. Para isso, você precisará estar na cidade no primeiro domingo do mês e encarar uma fila desanimadora – mas a economia compensa, sobretudo para quem viaja com o orçamento apertado e não quer perder nada do que a capital francesa tem a oferecer.

paris6

Foto: Unsplash/Pixabay

6. Passeio ao longo do Rio Sena

Que tal fazer um passeio do ladinho do Rio Sena enquanto admira a paisagem de Paris? Apesar de não ser uma atração em si, o viajante pode admirar muitos dos pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel e o Louvre, enquanto explora a cidade a pé. Bem em um vibe “Meia noite em Paris”, vale desbravar os encantos de Paris sem pressa.

Foto: Wikimedia Commons

7. Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris

Um dos museus mais legais da cidade é gratuito! Aproveite para conhecer a coleção permanente com obras de arte moderna e contemporânea de artistas renomados sem pagar nadinha! São mais de oito mil obras à disposição.

Infelizmente, o museu ganhou muita fama após ser roubado em 2010, em um dos maiores roubos de artes de todos os tempos, mas ainda assim o museu tem muita coisa legal pra ver e é lindíssimo.

Geralmente o que pode haver custo são as exposições temporárias, mas aí você pode simplesmente não entrar nessa parte.

Foto: Pixabay

8. Bater perna no Quartier Latin

Não é exatamente uma atração também, mas ao mesmo tempo é, pois o bairro mais boêmio e histórico de Paris é uma atração por si só. Com muitos bares e restaurantes, vale a pena dar uma voltinha por lá e curtir um fim de tarde.

Foto: Wikimedia Commons

9. Visitar a praça da Concordia

Com certeza um dos lugares mais históricos da cidade, visitar a praça da Concordia é um dos passeios grátis em Paris imperdíveis.

A praça fica no final da Champs-Élysées, assim já vale esticar sua programação e dar uma voltinha nela. O local ocupa uma posição central e simbólica na cidade, sendo conhecida por sua imponente roda-gigante e pelos obeliscos egípcios que ficam expostos em cada extremidade.

A Praça da Concórdia foi palco de eventos muito significativos ao longo dos anos. Durante a Revolução Francesa, foi o local onde a guilhotina foi instalada, e muitas figuras importantes, incluindo Luís XVI e Maria Antonieta, foram executadas ali.

Hoje em dia, a praça é um espaço amplo e aberto, cercado por belos jardins e fontes. Oferece uma vista panorâmica do Jardim das Tulherias, do Museu do Louvre e do Arco do Triunfo ao longe.

Foto: Wallpaper Flare

10. Jardim das Tulherias

Como citamos acima, já fica mais essa dica de passeios grátis em Paris! Localizado ao lado do Louvre, este jardim é um lugar encantador para passear, com dois lagos incríveis, um espaço super instagramável. Admire as belas paisagens, as diversas esculturas e aproveite os quiosques e cafés disponíveis no local!

Foto: Wallpaper Flare

11. Conhecer a Galeria Lafayette

Com certeza um dos lugares que concentra o maior número de pessoas ricas por m², entrar na famosíssima Galeria Lafayette pode ser uma verdadeira experiência! Nem vamos te recomendar levar carteira para não ficar triste com os preços praticados por lá rsss!

A galeria é um dos centros comerciais (se não for o mais) mais importantes de Paris e reúne diversas lojas de marcas internacionais e francesas, como Chanel, Dior, Louis Vuitton, Gucci, Prada, Balenciaga, Givenchy, Valentino, Celine, Saint Laurent, Alexander McQueen, Burberry, Fendi, Hermès e mais.

Além de ver de perto essas lojas de milhões, o espaço onde fica a galeria é incrível e a arquitetura é uma das mais famosas da cidade, com uma cúpula de vidro e ferro no centro do edifício!

Foto: Pixabay

12. Maison de Victor Hugo

A última dica de passeios grátis em Paris é voltado especialmente para os fãs de literatura, que querem conhecer o museu dedicado ao escritor francês Victor Hugo, autor do famosíssimo Les Miserables (ou Os Miseráveis em português). Inclusive, os visitantes podem explorar os quartos restaurados da casa, até o estúdio onde Hugo escreveu sua famosa obra.

Localizado em Paris, o museu, situada na Place des Vosges, no bairro do Marais, foi o lar de Hugo de 1832 a 1848.  A exposição permanente pode ser acessada gratuitamente e é possível ver de pertinho parte do acervo do escritor e seus artigos pessoais.

Foto: Wikimedia Commons

Dica bônus de passeio grátis em Paris

Que tal um tour pela cidade? Esse tour grátis por Paris pode ser agendado online, é aforma ideal de começar a conhecer a capital francesa. Nele você verá por fora lugares como a Pont Neuf, o Louvre, o Sena e outros, dura 2 horas e 45 minutos.

Tem mais alguma dica de passeios grátis em Paris? Compartilha com a gente! 😉

Encontre aqui passagem aérea para Paris e depois pesquise sua hospedagem.

Post por Mariana Dutra e atualizado por Izabella Miranda

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.