A natureza é um verdadeiro presente, uma fonte de vida, encantamento e ciclos que muitas vezes não seremos capazes de explicar. E os mistérios que a permeiam podem ser presenciados a olho nu quando acontecem os chamados fenômenos naturais mais legais da Terra.

Há muitas coisas que englobam esta vertente, sendo que até mesmo um simples arco-íris é considerado um fenômeno natural. Ciclones, geadas, neve, nevoeiro, raios, tornado e vulcões são ainda alguns dos casos que acontecem sem a intervenção humana.

Com este poder todo em mãos, o melhor mesmo a se fazer é não mexer com a natureza. Mas podemos contemplar estas e outras maravilhas que nos deixam de queixo caído:

1. Na Amazônia é possível presenciar a Pororoca, que acontece devido o encontro das correntes de maré do oceano Atlântico com as correntes fluviais do rio Amazonas, sempre durante a lua nova e a lua cheia. O choque entre as águas causa ondas gigantescas. A foto abaixo foi feita no rio Araguari.

Fenomeno1

Foto: Fabio Paradise

Outro fenômeno incrível na região é o encontro das Águas, que acontece entre o Rio Negro e o Rio Solimões.

Fenomeno_1

2. Na região de Alberta, no Canadá, uma cena curiosa acontece no Lago Abraão: bolinhas de metano, liberadas pelas plantas aquáticas, acabam congelando quando presas abaixo da camada de gelo.

Fenomeno2

3. Na Namíbia, os misteriosos “Círculos de Fadas” ainda deixam todos confusos. Segundo estudos, eles se formam através de cupins de areia em regiões remotas e acabam sumindo depois de um tempo.

Fenomeno3

4. O Deserto do Atacama, no Chile, é famoso por suas inúmeras paisagens exuberantes. Entre elas está o atípico deserto florido, que acontece quando o índice de umidade está alto, coisa que é rara na região, que recebe apenas 12 mm de chuva por ano.

Fenomeno5

5. Na região do Vale da Morte, nos Estados Unidos, um fenômeno geológico bastante intrigante acontece. Mesmo pesando cerca de 300 quilos cada, as chamadas Pedras de Vela se movem sozinhas, sem intervenção alguma, deixando seus rastros marcados no chão.

Fenomeno11

6. Na região da Tanzânia, quem desperta curiosidade é o Lago Natron. As águas salinas são fonte de minerais termais no leste da África, acolhendo 2,5 milhões de flamingos-pequenos.

Fenomeno6

7. Um dos fenômenos naturais que mais encantam as pessoas são as ondas bioluminescentes, que acontecem por conta de várias espécies fitoplâncton que tem o poder da bioluminescência, transformando a terra molhada pelas marés em energia luminosa. O fenômeno pode ser visto numa praia nas Maldivas e no Uruguai.

Fenomeno7

Praia Brava

8. A Ilha do Natal, território da Austrália, fica tomada por um mar vermelho anualmente. Mas não é formado por água, e sim mais de 40 milhões de caranguejos que migram para a região a fim de colocar seus ovos no oceano.

Fenomeno8

9. O céu sempre nos traz coisas maravilhosas, como é o caso da aurora boreal. O fenômeno acontece em países nórdicos, como a Islândia e a Escandinávia, estampando luzes em tons de verde, roxo e rosa no céu. São partículas energizadas vindas do sol, atraídas pelo campo magnético terrestre dos pólos norte e sul entre setembro e março.

fenomeno_10

Fenomeno9

10. Lá vem os Estados Unidos novamente com um lugar esquisito. Em Oregon, o chamado Lago Perdido tem chamado a atenção por conta de um buraco no local, que simplesmente suga toda a água entre a primavera e o verão. No inverno, ele volta a encher e fica tudo bem. Cientistas explicam que um tubo de lava subterrâneo pode ser o responsável pelo escoamento.

Fenomeno10

Abaixo, você confere um vídeo que mostra outros fenômenos incríveis da Terra:

Natural Phenomena from Videosapien on Vimeo.

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

15 comentários

  1. Já foi pra lista de viagens a fazer! Que site incrível!! Foi pra “Daily reading” dos meus bookmarks. 😉 Parabéns pelo excelente conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.