Texto por BeeCâmbio

Uma das partes mais importantes ao planejar uma viagem internacional é o valor que será gasto durante os dias no exterior. Para isso, é necessário saber qual é a moeda local, ainda mais se o destino for exótico, e qual é o valor do real perante essa moeda. A BeeCâmbio, correspondente cambial online presente em mais de 40 cidades brasileiras, aponta algumas informações que podem te ajudar nessa missão.

Câmbio

Ao realizar a compra de moedas estrangerias, independente do país que você estiver, é preciso estar atento a origem da moeda a qual está comprando. Com o mercado paralelo cada vez mais comum, o qual vende dinheiro que não é registrado pelas autoridades locais, e, por isso, geralmente os valores são mais baixos, é importante ter certeza de que está comprando moedas em uma casa aprovada pelas autoridades locais, pagando todos os tributos necessários. Garantindo a origem de seu dinheiro, alguns problemas podem ser evitados, como por exemplo ter que comprovar a sua legalidade.

Brasil

No Brasil, o órgão que regulariza o mercado cambial é o Banco Central do Brasil. Sendo assim, procure sempre por casas, correspondentes, corretoras e bancos que são aprovados pela instituição. Dessa forma você pagará todas as taxas obrigatórias em qualquer operação cambial brasileira.

  • IOF – Imposto sobre operações Financeiras – está presente em todas operações cambiais e sobre o papel moeda tem o valor de 1.1%. Ou seja, ao comprar qualquer moeda estrangeira, você pagará 1.1% de imposto sob o valor desejado.
  • Spread – é a diferença entre a taxa comercial e a taxa cobrada pelas casas de câmbio. Aqui, são inclusos os custos de logística, espaço, entre outros que cada instituição possui e por isso é variável de uma para outra.

Cotação

Outro ponto que deve ser analisado ao comprar moedas estrangeiras é a cotação da moeda desejada. Como dito anteriormente, os valores podem variar de acordo com cada casa de câmbio e mudam de acordo com cada moeda.

Local da compra da moeda

Você pode comprar suas moedas estrangeiras tanto no Brasil quanto no destino final, nada te impede. Contudo, na maioria dos casos compensa mais já embarcar com as moedas em mãos, em parte por conta da cotação, uma vez que nos aeroportos as taxas são maiores, fazendo com que o câmbio seja muito mais caro, mas também devido à segurança.

Moedas exóticas

Aqui, também é preciso se atentar à cotação, por isso é necessária a pesquisa prévia. Muitas vezes as moedas exóticas são mais caras devido à demanda no mercado. No Brasil, por exemplo, é mais difícil encontrar alguns tipos de moedas do que em outro país e por isso o valor dessa moeda será mais caro aqui.

Como procedo, então, com essas moedas?

Ao escolher um destino no qual a moeda local não tem forte presença no mercado cambial brasileiro e por isso seu valor é alto, ou quando ela realmente não é vendida aqui, é necessário saber se o país escolhido adere à algum tipo de moeda forte, como dólar, euro e libra, embora a frequência do dólar e euro seja maior.

Ao saber qual moeda forte é melhor recebida pelo destino, você deve entrar no país com ela e depois, se for o caso, trocar por moedas locais. A pesquisa prévia garante que você não passe por apuros. Em alguns destinos você consegue passar os dias tranquilamente somente com as moedas fortes, contudo, em alguns, é preciso trocá-las logo que chegar.

Porque não posso viajar com reais?

Do mesmo modo que no Brasil é difícil encontrar as moedas exóticas, chegar no país de destino com reais você enfrenta os mesmos problemas que em solo brasileiro. Ou seja, você consegue comprar muito menos moedas locais com reais devido à cotação, uma vez que o real não é uma moeda com presença ali. Chegar com uma moeda estrangeira forte, mesmo não sendo a local, garante fácil troca e maior quantidade.

Moedas aceitas em alguns países:

Bali: a moeda local é a Rúpia Balinesas. Entre no país com euro e troque pelas moedas locais ao chegar.

Seychelles: a moeda local é o rupee. Movida pelo truísmo, você pode entrar tanto com euros quanto com dólares e não há grande necessidade de troca para a moeda local.

Ilhas Galápagos: A moeda utilizada no principal laboratório vivo de biologia do mundo é o dólar.

Marrocos: A moeda local é o dirhams. Entre no país com euro e então troque por moedas locais.

Egito: A moeda utilizada no país é a libra egípcia. Lá, o real não é bem aceito. Entre no país com dólares.

Filipinas: O peso felipino é a moda local, entre no país com dólares e então troque.

Geórgia: Entre no país com dólares e então faça a troca para as moedas locais, lari georgiano.

Nepal: A moeda local é a rúpia nepalês, entre no país com dólares.

Cuba: Embora o país esteja próximo aos EUA, a cotação do euro em Cuba é melhor. Então, entre no país com euros e então troque pelas moedas locais, o CUC ou CUP.

Turquia: Chegue no país com euros e então troque para libras turcas

____

Faça sua cotação online na BeeCâmbio.

Telefone: (11) 3382-1502 | WhatsApp: (11) 94286-7296 | [email protected]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.