Conhecer o lado cultural de uma cidade é uma das melhores coisas a se fazer para se sentir integrado como um local. Andando meio sem rumo pelas ruas uruguaias, acabei me deparando com a Casa de Antonio Montero, o Museu Romântico de Montevidéu, e logo depois de atravessar a porta, já me encantei.

Eu adoro conhecer casas que foram transformadas em museus, exatamente porque dão uma noção íntima de quem viveu ali, além de reunir sempre alguns objetos pessoas e curiosos. Construída em 1831 pelo arquiteto José Toribio, essa é a antiga residência do comerciante António Montero e inicialmente foi conhecida como “Palácio de Mármore”.

Realmente, o material nobre toma boa parte da arquitetura neoclássica e da mobília. O chão do pátio, que é um charme a parte, é forrado por pisos de mármore. Em seus dois andares podemos ver uma hemeroteca, com uma coleção de diários, revistas e microfilmes nacionais e internacionais, quartos, salas e varandas. Os móveis, pinturas e vestimentas estão em perfeitas condições e exigem um olhar atento. São muitos detalhes para capturar.

Os ambientes representam as condições do chamado “el patriciado”, classe dominante no país durante os primeiros  anos de independência do país, no século 19 e que, por consequência, marca o período romântico. É um lugar que demonstra como vivia a alta sociedade uruguaia e olha, dá vontade de tirar uma lasquinha da riqueza toda!

Declarada Patrimônio Histórico, se transformou em museu em 1962 e tem entrada gratuita. Fui durante o mês de outubro e estava bem tranquilo, o que garantiu que eu ficasse um bom tempo lá dentro observando suas belezas. Como fica próximo ao Museu de Artes Decorativas – outra joia clássica do Uruguai e até mais lindo do que esse – é interessante emendar o passeio, sem pressa de ir embora.

[+] Confira aqui o guia de viagem pelo Uruguai!

[+] Bateu a fome em Montevidéu? Então não perca essa dica!

[+] Que tal embarcar numa excursão completa pela capital uruguaia?

[+] Aproveite a viagem histórica para conhecer a charmosa cidade Colonia del Sacramento

Post e fotos por Brunella Nunes 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.