A fé move montanhas, mas não só isso. Em constante crescimento, o turismo religioso movimenta a economia de 300 cidades brasileiras e gera receita de até 18 milhões de euros a nível global. Seja pela oração, pela curiosidade ou pela arquitetura, te convidamos a conhecer as mesquitas mais lindas do mundo neste post.

É fascinante ver de perto o que as mãos humanas foram capazes de construir a tantos séculos atrás. A arquitetura islâmica começou a se desenvolver a partir do século 7, com a construção Domo da Rocha, em Jerusalém, finalizada em 691. Depois vieram suas demais vertentes, adaptadas às demais culturas por onde se expandia a religião, como a persa, a mourisca, a otomana, a fatímida, a mameluca, entre outras.

Arabescos, domos circulares, caligrafia árabe, miranetes e grandes abóbadas ajudam a formar a imagem majestosa. Uma característica que também define as mesquitas é a chamada “arquitetura velada”, que não revela sua beleza ao lado de fora e sim a esconde em seu interior. Na Malásia há exemplos magníficos destes templos, como a Mesquita de Cristal, a Mesquita de Kuala Lumpur e as Mesquitas de Putrajaya. Já em Aleppo, na Síria, a bela mesquita Umayyad sofreu as consequências da atual guerra e se encontra em ruínas.
São construções belíssimas, seculares e ricas em história. Por serem um local sagrado para os muçulmanos, exigem o uso correto de vestimentas de seus visitantes, segundo tradições do islamismo, impedindo o uso de bermudas, regadas, saias curtas e, no caso das mulheres, a cabeça descoberta por um véu. Os horários de culto devem ser respeitados com silêncio.
Mesquita Azul – Afeganistão

Mesquita Nasir Al-Mulk – Irã

Mesquita Azul – Istambul

Mesquita al-Haram – Arábia Saudita

Mesquita Sheik Zayed – Abu Dhabi

Mesquita Sayyidah Zaynab – Síria

Mesquita Mohammed Ali – Egito

Mesquita Hassan II – Marrocos

Mesquita Jalil Khayat – Iraque

Fotos: Karam Al Snjarae

Mesquita Habibia Soofie – Cidade do Cabo

Mesquita Nizamiye – Joanesburgo

Mesquitas Jama Masjid e Bahar-ud-din Bhar – Índia

Mesquita Al Aqsa – Jerusalém

Mesquita de São Petersburgo – Rússia

Mesquita de Córdoba – Espanha

Mesquita Jami Ul-Alfar (Mesquita Vermelha) – Sri Lanka

Mesquita Jame Asr – Brunei

Mesquita de Malacca – Malásia

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.