No Brasil, temos a sorte de ter um pedacinho do Caribe logo ali, no Nordeste. Apesar de não pegarmos o exuberante mar das Caraíbas, responsável pela beleza da região, contamos com águas tão esverdeadas e cristalinas quanto! Não acredita? Então confira a nossa seleção com as melhores praias de Pernambuco.

Visitar uma das praias de Pernambuco é um prato cheio durante o ano inteiro, isso porque o clima da região sempre é agradável e o mar quentinho está sempre ali, prontinho para você dar um mergulho. Seja uma praia mais agitada ou mais reservada, o estado apresenta opções para todos os estilos de viajante.

Encontre hospedagens com desconto em Pernambuco aqui!

Praias de Pernambuco para curtir o verão

Separe o protetor solar, sua a canga e partiu praia!

1. Porto de Galinhas

praias de pernambuco porto de galinhas
Foto: Leonardo Shinagawa

O paraíso é aqui, tanto que as praias de Porto de Galinhas, que pertence ao município de Ipojuca, são consideradas algumas das mais lindas do Brasil. As piscinas naturais da região são formadas por águas claras e mornas, tornando-se perfeitas para realizar snorkel ou mergulho e também passeios de jangadas.

A região, que fica a  a 58 km de Recife, é rodeada por pousadas, hotéis e resorts extremamente bem preparados para receber os turistas. Se você quer conhecer esse paraíso, confira nossas dicas de hospedagem em Porto de Galinhas aqui. A oferta de bares e restaurantes também é grande e esses estabelecimentos costumam fervilhar durante a noite.

Quer curtir Porto de Galinhas? Encontre passagens aéreas com os melhores preços aqui!

2. Praia de Calhetas

praias de pernambuco calhetas
Foto: Wikimedia Commons

O município pernambucano de Cabo de Santo Agostinho também possui algumas das mais incríveis praias de Pernambuco e abriga uma das mais bonitas do mundo: a Praia de Calhetas. Essa bela praia rodeada por rochas, coqueirais, arrecifes e o mar azul costuma ficar agitada por conta dos bares locais.

A 50 km de Recife, os turistas também podem se divertir com mais atrações, como tirolesa, snorkel, caminhar bastante pelas trilhas da região, além de saborear uns petiscos e frutos do mar nos quiosques que sempre fisgam os visitantes pelo estômago. Encontre os melhores hotéis e pousadas no paraíso de Cabo de Santo Agostinho para se hospedar durante sua viagem.

3. Praia dos Carneiros

Foto: Booking.com

A 90 km de Recife temos uma das mais belas e desejadas praias de Pernambuco, Praia dos Carneiros. Com um cenário paradisíaco, os turistas saem de lá apaixonados pelas águas cristalinas e com aquela tonalidade esverdeada que mais parece um destino caribenho.

Vizinha de Tamandaré, a Praia dos Carneiros é uma das melhores praias do território brasileiro e costuma atrair pessoas em busca de tranquilidade. Com infraestrutura para receber turistas, a praia ainda assim se mantém rústica, seja na orla ou nos arredores da capela São Benedito.

Se você procura opções para se hospedar por lá, vale a pena conhecer o Hotel Praia dos Carneiros, a Pousada Paraíso dos Carneiros, os Chalés dos Carneiros e os bangalôs do Pontal dos Carneiros.

4. Baía dos Porcos

praias de pernambuco baia dos porcos
Foto: Wikimedia Commons

O arquipélago brasileiro Fernando de Noronha já é bem famoso por suas vistas impressionantes. Entre pedras escuras de origem vulcânica e próximo a uma grande falésia estão piscinas naturais da Baía dos Porcos, ricas em fauna marinha, tornando-se região de preservação.

O acesso a uma das mais bonitas praias de Pernambuco e também do Brasil é difícil, mas o esforço por um mergulho na Baía dos Porcos compensa. Como dica de hospedagem dos sonhos, conheça a Pousada Teju-Açu, em Fernando de Noronha.

Dicas para conhecer Fernando de Noronha sem gastar muito? É possível, sim!

5. Pontal de Maracaípe

praias de pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

Aproveite a ida a Porto de Galinhas para conhecer Pontal de Maracaípe, também em Ipojuca. Na foz do rio homônimo, águas calmas e mornas fazem a alegria da criançada, enquanto do outro lado os surfistas aproveitam a crista da onda, inclusive durante etapas importantes do Circuito Brasileiro de Surf, que agitam a baía.

Os visitantes também curtem passeios de jangada e caiaque para observar cavalos-marinhos, além de contemplar um inesquecível pôr do sol. Confira boas opções de hospedagem em  Pontal de Maracaípe aqui.

6. Praia do Paraíso

praias de pernambuco
Foto: TripAdvisor

Mais uma praia cobiçada em Cabo de Santo Agostinho, o acesso à Praia do Paraíso se dá através do caminho de Calhetas, porém seguindo pela estrada rumo ao povoado de Nazaré. A águas calmas com arrecifes de corais são ideais para a prática de snorkel e outros esportes aquáticos.

Outra atividade que conquista os turistas são os passeios com buggy e catamarã em Cabo de Santo Agostinho, que param no mirante da Praia do Paraíso e garantem uma vista espetacular dessa que é uma das mais encantadoras praias de Pernambuco.

7. Praia de Piedade e Candeias

praias de pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

Em Jaboatão dos Guararapes, a 17 km de Recife, existem duas praias vizinhas que por muito tempo caíram no esquecimento: Piedade e Candeias, logo ao lado da famosa Boa Viagem, praia em Recife. Com o avanço do mar, a faixa de areia foi coberta, o que afastou os turistas. Tempo depois, o governo investiu em ampliá-la, trazendo de volta ambas as opções para curtir o verão.

Urbanizadas, agora as praias possuem uma orla agradável e um mar verdinho, onde os ventos sopram forte e favorecem esportes náuticos como o windsurf. A oferta de hotéis na região é boa e acaba ficando um pouquinho mais em conta do que em Recife, por exemplo. Veja hotéis e pousadas em Jaboatão dos Guararapes aqui.

Descubra quanto custa viajar para Recife: confira todos os cálculos aqui

8. Praia de Muro Alto

praias de pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

As praias de Pernambuco não param de surpreender e o cenário dessa na região de Ipojuca é realmente único. Com parte da reserva da Mata Atlântica, coqueiros, três metros de um paredão de areia, recifes e piscinas naturais, é a Praia de Muro Alto é o pacote completo para quem quer curtir o dia se divertindo ou relaxando.

Suas águas calmas são ideais para a criançada e para passeios de caiaque. Ao redor estão grandes hotéis e resorts, assim como barracas onde saem petiscos feitos com ingredientes frescos. Encontre aqui o hotel ideal na Praia de Muro Alto para se hospedar na sua próxima viagem!

9. Praia de Guadalupe

praias de pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

A tranquilidade toma conta dos três quilômetros de areia que se estendem pela Praia de Guadalupe. Localizada em Sirinhaém, a 45 km de distância de Porto de Galinhas, a região é banhada por um mar calmo e cristalino que mais parece uma piscina natural, com vista para os coqueiros e a vegetação nativa.

Sem infraestrutura de banheiros, lanchonetes ou restaurantes, a praia afastada atrai turistas durante a alta temporada, que podem desfrutar de bons momentos, praticar esportes e fazer pique-niques, sempre lembrando de manter a praia limpa, é claro!

Até mesmo pelo fato de não ter tanta infraestrutura assim, é recomendado que você visite a Praia de Guadalupe no estilo bate e volta, saindo de Porto de Galinhas. Você pode alugar um carro e fazer essa viagem por conta!

Pacotes de viagem para Porto de Galinhas com aéreo + hotel com os melhores preços. Consulte aqui! 

10. Pontal do Cupe

praias de pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

A ponta Norte da Praia do Cupe, que tem cinco quilômetros de extensão, é um de seus melhores atrativos. Protegida por recifes de corais, conta com piscinas naturais e águas bem mais calmas do que a de outras áreas da mesma faixa litorânea, onde ficam os surfistas.

A praia mantém sua beleza praticamente intacta, mesmo estando no agito de Ipojuca e de Porto de Galinhas. Os turistas podem alugar cadeiras e guarda-sóis para curtir o dia no Bar da Praia Pontal do Cupe. A distância de Porto de Galinhas é de 5 km, se você tiver fôlego, pode ir caminhando até lá 😉

Descubra quais são os passeios e tours mais populares em Porto de Galinhas!

11. Ilha Coroa do Avião 

Em um banco de areia no meio do mar do município de Igarassu, a 35 km do Recife, eis que surge a ilhota de Coroa do Avião. De frente para o Forte Orange e ao lado da Ilha de Itamaracá, Coroa é o habitat natural de aves migratórias, que são objeto de pesquisa da Estação de Estudos Sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco.

Suas águas transparentes e mornas, um visual bem característico das praias em Pernambuco, convidam para um mergulho. Não há energia elétrica na ilha, mas existem restaurantes e bares que preparam petiscos e pratos à base de frutos do mar. Você pode se hospedar pousadas em Igarassu, como a Pousada Luar (Ex.Metambiental), que oferece pensão completa.

12. Gaibu

praias de pernambuco gaibu
Foto: Wikimedia Commons

Cabo de Santo Agostinho não cansa de ser lindo e, por isso, aparece aqui na lista mais uma vez! Esta é a principal praia do município, logo ao lado de Calhetas, atraindo especialmente os jovens recifences, que se jogam nas altas ondas, propícias para o surf.

O mar aberto e invocado conta ainda com piscinas naturais, que junto com o belo entorno, com o Morro das Pedras — onde se tem um visual incrível lá do alto —, torna-se uma das melhores opções para pegar onda em Pernambuco.

Sejam as praias em Recife, em Porto de Galinhas, em Cabo Santo Agostinho ou tantas outras cidades pernambucanas encantadoras, escolhendo um desses destinos, temos certeza que sua viagem será inesquecível!

Não vê a hora de conhecer o nordeste? Confira abaixo ofertas de pacotes de viagem para lá!

Texto atualizado em janeiro de 2019 por Andressa Xavier Pellanda.

7 comentários

  1. estivemos visitando refece eu minha esposa e meus dois filhos em janeiro de 2019
    são paias maravilhosa de tirar o foligo

  2. Piedade e candeias pra windsurf? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Só se você estiver disposto a virar lanche de tubarão!

  3. Pernambuco tem praias belíssimas, mas não recomendo Gaibu (foto 12), pode ter certeza que isso preto na água é esgoto. Tem um enorme canal ao longo de Gaibu que despeja exatamente nesse trecho da praia. Já fui pessoalmente e comprovei, podem pesquisar na internet também.

  4. Só mostra as praias pra chamar turista, Porto de galinha uma exploração se vc for sentar em uma barraca prepare o bolso, local caríssimo, o centro de Recife um nojo sujeira pra todo lado, os animais jogados aos relento a prefeitura não liga pra os animais, não faz mutirão pra castração, as pessoas não respeitam os animais, nunca mais vou nesse estado, o primeiro ponto pra mim é respeito ás criações de Deus, cavalos judiados, soltos em local de avenidas.
    SUJEIRA, ESGOTO AO CÉU ABERTO.

    Olinda, um patrimônio Histórico lindo , as igrejas antigas largadas, fiquei triste em ver. Prefeitura de Olinda que descaso, em relação a segurança zero tbm. Não sei o que é pior o descaso com as igrejas, com os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.