Sabia que idosos podem viajar de ônibus gratuitamente no Brasil? Segundo o Estatuto do Idoso, é de obrigatoriedade das empresas de transportes rodoviários interestaduais reservarem dois assentos gratuitos em seus veículos, destinados a pessoas acima dos 60 anos de idade com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

O regulamento está previsto na  Cartilha do Idoso, elaborada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso os assentos gratuitos já estejam preenchidos, as passagens devem ter desconto mínimo de 50% no valor para os idosos que estejam nestas condições econômicas. Vale lembrar que há regras neste caso: comprar o bilhete com seis horas de antecedência para viagens de até 500 km de distância; ou 12 horas de antecedência para aquelas que são acima de 500 km.

O interesse por viagens na melhor idade tem crescido bastante nos últimos anos, despertando a ideia de que não há mais nada que segure essa vontade de desbravar o novo. Para adquirir o Bilhete de Viagem do Idoso é necessário que a cidade onde será solicitado seja local de embarque de passageiros da linha em que o idoso deseja viajar. A solicitação deve ser feita em pontos de venda das transportadoras com pelo menos três horas de antecedência em relação ao horário de partida, para que haja tempo suficiente de garantir um assento.

Infelizmente a reserva do bilhete não pode ser realizada por outra pessoa e não pode ser feita via internet ou telefone, somente o idoso pessoalmente. Confira maiores detalhes na cartilha e boa viagem!

viagem de onibus

Fotos: reprodução/banco de imagens

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.