Então você vai fazer a sua primeira viagem de avião e já está com aquele frio na barriga? Muita calma nessa hora, porque apesar de estar a pelo menos 11 mil metros do chão, voar não é um bicho de sete cabeças. Confira as dicas do nosso guia básico que vai te ajudar nesta missão.

Não esqueça seus documentos em hipótese alguma

Bom, você não é um indigente, então esteja munido de RG, CPF, passaporte, visto, carteira de vacinação e outras documentações que podem ser necessárias na sua viagem. Vale a pena se informar antes do que vai precisar no destino escolhido, assim não carrega papéis a toa.

Faça uso das tecnologias

Muitas companhias aéreas possuem aplicativos para smartphones, onde costumam informar a situação do voo, atrasos, horários e também são muito práticas na hora de fazer o check-in. Caso não tenha mala para despachar, é uma boa opção, especialmente se você estiver com pressa – o que não é recomendado para uma primeira viagem, mas pode acontecer. O check-in é obrigatório, ou seja, você precisa avisar que está presente, despachando ou não sua bagagem. Caso não tenha feito pela internet, recorra às baias de sua companhia aérea assim que chegar ao aeroporto ou às máquinas, que aceleram o processo mas não servem para quem vai despachar malas.

Leve somente o essencial

Procure evitar andar com aquele monte de bagagem, porque carregá-las pode ser um empecilho, ainda mais diante de uma situação nova que pode trazer ansiedade. Carregue sempre um pequena bolsa, mochila ou mala de mão com seus itens essenciais como tablet, livros, necessaire, etc. Inclua também uma blusa de frio, pois a temperatura dentro da aeronave é sempre baixa.

Esteja atento aos horários 

Isso é muito importante, fundamental, para quem voa de avião pela primeira vez. Isso porque o horário e o portão de embarque podem mudar repentinamente. Ou seja, pode ser que o embarque esteja marcado para as 20 hrs no portão F, e de repente mude para 21 hrs no portão C. Atrasos e outros processos podem acontecer, então fique sempre de olho no painel de informações do aeroporto, que mostra o status de todos os voos. Para viagens domésticas (em território nacional) é recomendado chegar 2 horas antes no aeroporto; para internacionais, 3 horas antes.

Não se esqueça que o horário de embarque é sempre um tempo antes do horário do voo, para que todos já estejam devidamente acomodados na hora que a aeronave tiver que partir.

jetlag

Entenda como funciona o voo

Todos os voos passam pelos mesmos processos básicos. O embarque sempre começa primeiro com os clientes preferenciais e os da classe executiva. Tenha seu RG e a passagem em mãos. Não se esqueça de olhar o número da sua poltrona, assim evita de se acomodar no assento errado. Até que o comandante peça para que os aparelhos sejam desligados você pode ficar dentro da aeronave usando seu 4G tranquilamente.

Depois que a decolagem é autorizada, o avião começa a se mover na pista e pega muita, mas muita velocidade. É normal que as turbinas façam um barulho ensurdecedor. Decolar pode dar um friozinho na barriga e também pressurização nos ouvidos. O avião começa a subir gradativamente até se estabilizar a uma altitude adequada.

Turbulências podem acontecer a qualquer momento, especialmente quando se atravessam nuvens, e talvez você sinta medo, mas elas não fazem nenhuma aeronave cair, ok? Para uma primeira experiência, o ideal é se sentar próximo às asas, que são o ponto de maior equilíbrio. Em caso de mal estar, não deixe de conversar com a tripulação e veja como podem auxiliá-lo.

O pouso pode ou não ter uma sensação de batida forte na pista, vai depender do piloto, mas é normal que isso aconteça, então não se desespere.

Escala x Conexão

Se seu voo tiver alguma escala ou conexão, esteja atento às instruções. Em caso de conexão, os passageiros devem deixar a aeronave na cidade que o avião descer para então subirem em outra aeronave, que irá dar sequência para o seu destino final. No caso de escala, não é necessário sair da aeronave, apenas aguardar o embarque e desembarque de outros passageiros naquela determinada parada.

E a bagagem?

As suas malas deverão se encontrar intactas após o desembarque e são disponibilizadas numa esteira rolante. Para saber qual delas é a correta, é só verificar pelo número do voo nos painéis informativos do aeroporto.

No caso de dúvidas, procure sempre pelos balcões de informações, assim os profissionais instruídos poderão orientá-lo (a) melhor. Se vai viajar por longas horas de avião, não deixe de espiar nosso post: como ficar confortável no avião. Boa viagem! 🙂

aviao

Fotos: reprodução

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.