Ah, os russos…amem ou odeiem, mas uma coisa é certa: eles sabem impressionar o mundo! Suas construções arquitetônicas são de cair o queixo, surpreendendo pela riqueza e excentricidade de suas estruturas. É disso o que vamos falar neste post, retratado com fotografias que captam a beleza das estações de metrô em Moscou. Algumas das fotos foram feitas pela equipe do Quanto Custa Viajar, que acabou de retornar de uma viagem para Moscou e São Petersburgo.

Paredes de mármore, colunas de bronze, espelhos, mosaicos intocados e imponentes lustres de cristal, parece mais um museu do que estação, que por vezes ficam fadadas ao visual semelhante a uma caverna. Tudo isso se justifica historicamente, retomando o período pré-soviético, quando surgiram os palácios do Império Russo. Em 1935, quando os metrôs foram inaugurados, serviam de propaganda comunista, exigido aos arquitetos por Stalin sob o conceito de “sveltloe budushchee”, ou “um futuro brilhante”.foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

Na época, quase 75 mil trabalhadores colocaram suas mãos à obra para atender o sonho de construir uma pátria socialista. As obras eram chamadas de “palácios para o povo” pelo ditador, com o objetivo de lembrar a população – por vezes faminta e oprimida – de que os impostos foram bem investidos.

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

Atualmente são 200 estações de metrô em Moscou, que transportam 9 milhões de pessoas diariamente. Até 2020, há planos de ampliar ainda mais a malha, tornando-a a mais extensa do mundo. Nada mal para um octogenária, não?

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

foto: Quanto Custa Viajar

Por dois anos, o fotógrafo canadense David Burdeny se dedicou a clicar o subterrâneo da cidade na calada da noite. Com autorização, que aliás não foi nada fácil mas lhe garantiu ser o único do mundo a tal proeza, conseguiu captar os espaços vazios, garantindo a visão dos mínimos detalhes. A ornamentação faz parte de praticamente todos os ambientes a 60 metros abaixo da superfície.

Existe uma excursão que te leva para conhecer algumas estações!

Aproveite para se deslumbrar com a arquitetura histórica da cidade

Confira aqui opções de hospedagem em Moscou para todos os bolsos!

Nossa experiência no metrô de Moscou:

Realmente as estações são lindas! Mas o destaque também vai para a agilidade do metrô, os trens passam direto, você não precisa esperar mais que 3 minutos para pegar um. A passagem custa 55 rublos, o que dá aproximadamente 3 reais e a extensão do metrô em Moscou é grande, cobre toda a cidade e até grande parte do subúrbio. As estações são sempre muito limpas, assim como toda a cidade!

Como comentado no post, as estações são bem fundas, a escadaria chega a dar vertigem pois é muito alta e bem angular (deve ter uns 45°!) . Quanto à acessibilidade para pessoas com problemas de locomoção, é um pouco complicado, não existe elevador, apenas as escadas rolantes e escadas normais onde eles adaptam uma “rampa” para cadeiras de rodas.

Dentro do vagão, pessoas mais velhas (não importa se é idoso, se você tem 30 anos é mais velho que um adolescente por exemplo) ganham prioridade assim como mulheres de qualquer idade. Eles respeitam bastante isso, sempre se levantam e oferecem lugar.

Sobre as paradas do metrô e não se perder: em Moscou todos os trens avisam em inglês o nome da estação de forma traduzida que entendemos 🙂 Há alguns trens que mostram a próxima parada com uma luz no painel, com escrito em nosso alfabeto (já que o deles é o cirílico e bastante complicado de entender), os trens mais antigos só há um adesivo, alguns com nosso alfabeto, outros não. Além do aviso sonoro em inglês, há letreiros luminosos que passam a próxima parada em inglês na maioria dos vagões. No começo é um pouco complicado de entender, mas depois você pega o esquema e dá tudo certo!

Há máquinas para comprar o ticket nas estações com opção em inglês, então não precisa ir no caixa, mas se precisar é só dizer com a mão o número de passagens (já que eles não falam inglês).

Acompanhe nosso canal no youtube. Logo lançaremos vários vídeos dessa viagem mostrando as lindas estações de metrô!

Post por Brunella Nunes
Fotos: David Burdeny e Quanto Custa Viajar

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.