Quem chegou no Brasil primeiro: os portugueses ou os índios? Apesar das tribos já estarem aqui muito antes de nós, elas acabam sendo esquecidas e por vezes desrespeitadas. O Encontro de Culturas na Chapada dos Veadeiros promove exatamente o oposto disso, oferecendo anualmente uma rica experiência de trocas e interação com os povos indígenas da região.

Realizado há 17 anos na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso, o evento celebra e une elementos da cultura popular brasileira, promovendo a intersecção de diversas manifestações tradicionais espalhadas por todo o país. A programação conta com 15 dias de apresentações culturais, incluindo cortejos, giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, shows, mostras de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa.

De 15 a 21 de julho, acontece a primeira etapa do Encontro, a Aldeia Multiétnica, que reúne povos indígenas de toda a nação para apresentações, imersões e câmbios culturais, fortalecendo suas raízes. De 22 a 30 de julho, as ruas e os palcos da vila são tomados por apresentações. Haverá, entre outras coisas, a Festa do Divino Espírito Santo, shows de Chico César, Doroty Marques e a Turma Que Faz, Alessandra Leão e Caçapa, Conrado Pera, Silvan Galvão, Rosangela Silvestre, Mestre Solano, Passarinhos do Cerrado e o grupo Fulô da Aurora. Mais informações no site oficial.

O Encontro, rodeado de amor, paz e respeito, é tido não só como uma celebração, mas também um simbólico grito de resistência na luta pela conservação ambiental e das tradições culturais existentes no Brasil. Há ainda o fortalecimento de debates sob o tema “Cerrado das Águas”, em torno da sociobiodiversidade brasileira, com foco nas águas regionais, abrindo novas perspectivas de uso sustentável da biodiversidade e da sabedoria popular pertencentes aos territórios das comunidades tradicionais.

Quanto custa: no site oficial você encontra pacotes para a Aldeia e o Encontro. Há opções em campings e hostel, completo ou só no fim de semana. Os custos estão entre R$ 160,00 e R$ 1.400,00 – variando muito do tempo, da experiência, da hospedagem e do que estiver incluso dentro da programação. Também é possível participar como voluntário (a).

E aí, partiu?

[+] Não consegue ir para o evento? Então vá conhecer as aldeias de Caraíva!

[+] Confira aqui 5 maneiras de praticar o turismo comunitário

[+] Na Chapada dos Veadeiros há várias opções para ter as energias renovadas!

[+] Conheça Inti Raymi, a Festa do Sol celebrada no Peru

[+] Quer mais cultura indígena? Então vamos para a Amazônia!

3 comentários

  1. Linda matéria e lindas fotos, o encontro é realmente incrível, venham todos! Só faltou uma referência a primeira foto, a fotografia de capa que é minha: Fotógrafa Mayara Maximilla. Agradeço a correção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.