Atenção mamães e papais que acabaram de dar a luz: está na hora de planejar sua próxima viagem e vai dar para levar os filhos, sim. Com planejamento e informação simplificada, tudo fica mais tranquilo. Confira nossas dicas e recomendações para viajar com bebês de poucos meses.

Os bebês entre 1 e 12 meses já precisam sim de um passaporte para viajar ao redor do mundo, com exceção dos países do Mercosul, onde podem entrar apenas com a certidão de nascimento. O procedimento na Polícia Federal é o mesmo válido para os pais, que deverão levar seus próprios documentos juntos aos da criança na hora de fazer o requerimento, após preencherem a solicitação online.

É necessário que o bebê esteja presente no dia agendado e também levar uma foto com as seguintes características: fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco. A taxa do GRU é a mesma e a validade, dentro deste período de idade, é de apenas 1 ano. Portanto, é necessário renovar quando a criança completar 1 aninho de vida.

Se a criança viaja com apenas um dos pais, é necessário uma autorização do outro, caso o destino seja internacional. Antes de viajar, certifique-se também se o destino exige visto ou alguma vacina específica, e deixe tudo em dia.

Em viagens curtas de avião, os pais podem levar o bebê no colo e pagar menos na tarifa da passagem aérea, mas o valor varia de acordo com a companhia.

viajar-com-bebes

Embora o ideal seja viajar com bebês maiores de três meses, quando já tenha tomado todas as vacinas básicas, as companhias aéreas permitem viagens a partir do 8º dia do nascimento. É recomendável que um pediatra também libere o bebê para viajar, atestando de que sua saúde está em dia.

É comum que bebês sintam dores de ouvido durante o voo. Uma dica é oferecer algo para sucção, como chupeta, mamadeira ou peito, evitando o choro e o incômodo especialmente na decolagem e no pouso. Sempre leve os itens do pequeno ou da pequena numa bolsa separada, incluindo casaquinhos, fraldas, papinhas, lenços umedecidos, etc. Vale também se certificar antes da quantidade de líquidos permitida por bagagem pelas companhias aéreas.

Se o bebê tem até cerca de 10 meses, solicite um bercinho para a companhia aérea logo que você reservar a passagem, assim já garante o seu. O carrinho pode ser levado até a porta do avião, onde é entregue a um dos funcionários. Depois deve ser retirado junto com as malas de viagem na esteira ou em mãos dentro da aeronave, após o desembarque da maioria dos passageiros. Pergunte ao funcionário antes. O despache do mesmo também é gratuito.

viagem-de-avião-com-bebes

Fotos: reprodução/banco de imagens

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.