Quem sonha em conhecer a região do Caribe deveria saber que no Brasil temos paisagens tão paradisíacas quanto as destas ilhas. A Costa dos Corais, em Alagoas, é um dos lugares que assemelha muito com o cenário ideal de férias: águas cristalinas, de cor surreal, cercadas por areia branca e coqueiros. Através da chamada Rota Ecológica é possível conhecer algumas das melhores praias do Estado e do mundo.

O roteiro tem Maceió como ponto de partida e inclui os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antonio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi. Destino turístico consolidado e sustentável, a Costa dos Corais encanta onde quer que você esteja.

rota ecologica de alagoas

Piscinas naturais ideais para observar espécies marinhas, águas mornas e tranquilas, ondas alucinantes e praias selvagens fazem parte deste trecho alagoano de 300 km de extensão, que termina já na divisa com Pernambuco. O trecho é o segundo maior banco de arrecifes do mundo, sendo a Grande Barreira de Corais da Austrália o primeiro.

O melhor período para ir é no verão, quando as temperaturas chegam a 30ºC. Entre maio e julho as chuvas podem prejudicar o aproveitamento, mas a Primavera também garante tempo firme e mais seco. Saiba mais sobre as praias da região e clique aqui para descobrir os custos dessa viagem incrível!

Maragogi

Constantemente comparado às ilhas caribenhas, Maragogi tem 22 km de praias exuberantes e Galés, conjunto de piscinas naturais cristalinas. Vale a pena conhecer também Barreira de Peroba e Taoca.

maragogi

Porto de Pedras

Vila de pescadores, o Porto é marcado por antigas casinhas coloridas a beira-mar, coqueiros, o projeto Peixe-Boi, o rio Tatuamunha e Patacho, uma das mais belas praias do país. O visual fica ainda melhor se há fôlego para alcançar o farol da cidade, de onde se observa toda a imensidão azul.

Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres

O pequeno vilarejo onde não entram veículos é um dos mais antigos de Alagoas e atrai casais em busca de privacidade A praia do Toque é rodeada de pousadas de luxo e boas opções gastronômicas. Vale a pena conhecer também a praia do Riacho, Porto da Rua e a praia de São Miguel dos Milagres.

praia do toque

Japaratinga

As falésias de Japaratinga chamam a atenção dos viajantes pelo visual. Quando alcançam as águas tranquilas e esverdeadas das praias Barreira do Boqueirão, Bitingui e Pontal, aí se apaixonam de vez.

jarapatinga2

Passo de Camaragibe

O município é rodeado de lagoas, rios e mangues, mas também tem praias charmosas como Barra de Camaragibe, praia de Marceneiro e Morros. A tranquilidade torna o destino ideal para quem quer descansar, seja curtindo as pousadas rústicas ou observando a barreira natural de corais.

camaragibe

Paripueira

O nome Paripueira tem origem indígena e significa “águas mansas”. Assim é o destino a apenas 33 km do centro de Maceió. Com clima de interior, tem piscinas naturais de água morna, ideal para famílias com crianças e para praticantes de snorkel.

Paripueira

Barra de Santo Antônio

Rodeada de falésias, que tornam o cenário ainda mais bonito, Barra de Santo Antônio não só belas praias, mas bastante infraestrutura turística. Os visitantes aproveitam as praias de areia fina e mar azul turquesa que forma piscinas naturais. Tabuba, Carro Quebrado e Ilha da Crôa são parte do município.

praia de carro quebrado

Post por Brunella Nunes
Fotos via e via

Para onde viajar
Eu tenhoBudget
e quero viajar porDias
Para onde viajar

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.