A paisagem avermelhada inconfundível do Grand Canyon – Estados Unidos – parece bem distante de nós, no Brasil. Mas calma lá, porque logo aqui, na América do Sul, temos alguns lugares parecidos. A Reserva Natural Quebrada de las Conchas, na Argentina, é o retrato perfeito de um paraíso vermelho mais perto do que você pensava.

Localizada em Salta, no extremo Norte do país, a região tem cerca de 500 mil habitantes que ainda preservam as culturas andina e indígena. Pacata e com cara de “distante do mundo”, a cidade impressiona pelo visual, bem diferente do que vemos na cosmopolita Buenos Aires.

Cafayate7

Para ver de perto as formações rochosas de Quebrada de las Conchas é preciso ir sentido Cafayate pela rota 68, que com certeza deve estar entre as mais belas estradas do mundo. Os tons de vermelho e laranja se misturam entre as curvas moldadas pelo choque de placas tectônicas. Entre os destaques da paisagem árida estão as fendas de Gargantas do Diabo e Anfiteatro.

O lugar conta com alguns hotéis, como o La Casa de La Bodega – Wine Boutique Hotel, que também funciona como bodega de vinhos orgânicos. A forte produção de vinhos em Cafayete se reflete também no Museo de La Vid y El Vino, dedicado a esta cultura. Este é certamente um passeio a ser considerado na terra dos hermanos.

Cafayate6

Cafayate5

Cafayate2

Cafayate

Como chegar em Quebrada de las Conchas

Se for por ar, é necessário chegar até o Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE), em Buenos Aires, para então pegar um translado até o aeroporto doméstico, Aeroparque Jorge Newbery (AEP), para uma conexão de voo de 2 horas à cidade de Salta (SLA). Também há voos diretos ao AEP em algumas cidades do Brasil.

Cafayate está localizada a 2 horas e meia ao sul de Salta pela Rota 68. É uma rodovia completamente pavimentada, mas a atenção deve ser redobrada durante a temporada de chuvas (Dezembro a Fevereiro). O caminho passa através de muitos povos coloniais e pitorescos: Cerrillos, La Merced, El Carril, Coronel Moldes e La Viña (a última estação com gás) antes de chegar a Quebrada de las Conchas.

Aluguel de carros estão disponíveis. Há ainda um pequeno aeroporto em Cafayate, que abriga somente voos particulares.

quebrada de las conchas4

Foto: Omar Gobbi

Pesquise hospedagem em Salta

Distâncias por rodovia

Cidade de Salta a Cafayate – 183 km ou 2h30 horas

Buenos Aires a Cafayate – 1329 km ou 17 horas

São Paulo a Cafayate – 2557 km ou 31 horas

Porto Alegre a Cafayate – 1952 km ou 23 horas

Campo Grande a Cafayate  – 2029 km ou 24 horas

Foto: jose fernandez

Foto: jose fernandez

quebrada de las conchas5

quebrada de las conchas7

quebrada de las conchas8

quebrada de las conchas3

quebrada de las conchas2

quebrada de las conchas

Anfiteatro, Quebrada de las Conchas, Calchaqui Valleys, Province of Salta, Argentina, South America

cafayate3

Fotos: reprodução

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.