No meio das montanhas está Chefchaouenuma vibrante cidade azul que brilha no Marrocos. Situada ao norte do país, é também chamada de Xexuão, Barraxe e Barraxá. Com clima tranquilo e construções simples, se destaca por seus contrastes de cores, tendo sempre o azul como pano de fundo.

As casas se espalham entre vielas que parecem formar um labirinto infinito e da mesma cor do céu. Fundada em 1471, a cidade ganhou este tom através das mãos da comunidade judaica. O motivo da pintura é incerto, mas há duas teorias: reproduzir a visão do paraíso ou a cor que tingia os objetos sagrados no Velho Testamento.

A cultura local de Chaouen, como é chamada pelos habitantes, é vista nas vestimentas, nas peças coloridas e nos bordados que permeiam as oficinas de artesãos, especializados em tecelagem, cestaria e cerâmica. A praça principal, chamada de Uta al-Hamman, está repleta de arte, restaurantes e o delicioso chá com menta marroquino.

Chefchaouen

Para alcançar esta cidade surreal e tão peculiar, é necessário ir até Casablanca, no Marrocos, e percorrer 350 km; ou ir até Tânger, quase divisa com a Espanha, e andar 110 km. Se houver tempo, vá até as montanhas de Rif provar delícias como queijo cottage e de leite de cabra, além de ver de perto as fabulosas cascatas de Akchour.

Incrível, não é? Descubra agora mesmo quanto custa viajar para Marrocos!

Chefchaouen9

Chefchaouen4

Chefchaouen3

Chefchaouen7

Chefchaouen12

Chefchaouen11

Chefchaouen10

Chefchaouen8

Chefchaouen6

Akchour

Fotos: reprodução/agências de viagens

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.