Quem acha que não existe mar na cidade de Capitólio em Minas Gerais se engana. O reservatório formado pela Usina Hidrelétrica de Furnas, conhecido como Lago de Furnas, ou popularmente “Mar de Minas”, presenteou a região da cidade com a maior extensão de água do estado.

Os 1.440 km² de abrangência do lago equivalem a quatro vezes a Baia de Guanabara. Para se ter uma ideia do tamanho do lago de água verde-esmeralda, seus contornos alcançam 32 cidades. Entre essas cidades, a mineira Capitólio torna-se mais especial pois seu cenário é emoldurado por cânions que chegam a 70 metros de altura, além de grutas e cachoeiras, que fazem da região um lugar rico em atrações turísticas.

O que fazer na cidade de Capitólio em Minas Gerais

Visitar os arredores do Lago de Furnas

Um dos cartões postais é o complexo da Cachoeira da Lagoa Azul, um braço do Lago de Furnas e um verdadeiro paraíso de águas transparentes onde é possível nadar e mergulhar à vontade. O espaço possui vários pontos para banho e duas cachoeiras, a primeira é a da Lagoa Azul. Já a segunda, cai direto na represa e é o local do badalado Bar Flutuante, onde é possível fazer um happy hour vendo o pôr do sol e curtindo a paisagem.

Lá, você vai encontrar música ao vivo, área de lazer, wifi e muitas outras variedades. O local também é ponto de partida de escunas, lanchas e chalanas que fazem passeios pelos cânions da represa de Furnas. Para apreciar o conjunto da obra de Capitólio, essa é a melhor opção de locomoção para conseguir experimentar a sensação de imensidão do lago e chegar próximo de seus principais atrativos.

Visitar o vale do Paraíso Perdido

Mas nem só de passeios aquáticos é feita a Capitólio de Minas Gerais. As belezas da região são surpreendentes: cachoeiras, piscinas naturais, montanhas com trilhas fascinantes que podem ser exploradas por praticantes de trekking, rapel, mountain bike, cavalgadas, motociclismo, canoagem, entre muitas outras modalidades do turismo de aventura.

De carro, por exemplo, é possível chegar ao Paraíso Perdido. Um vale cortado pelo Ribeirão Quebra Anzol, com 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água, que correm sobre pedras de quartzito predominante branco.

Realizar a Trilha do Sol

Já a Trilha do Sol percorre um caminho cercado pela vegetação de Cerrado. As cachoeiras possuem piscinas com águas cristalinas e de uma coloração amarelada devido a cor das rochas de quartzo no fundo. A trilha ainda percorre uma floresta repleta de samambaias, orquídeas, bromélias e musgos até chegar ao Poço Dourado, outro cartão-postal de Capitólio.

Subir até o Morro do Chapéu

Para apreciar o visual do alto, vale subir até o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altitude. No alto do morro, há uma capela com uma imagem da Nossa Senhora dos Desamparados e um mirante que descortina o Lago de Furnas e os municípios ao redor. Turistas devotos trilham o caminho para agradecer à santa milagrosa os amparos recebidos.

Ao longo do percurso é possível ver os lajeados, chapadões e as muralhas de pedra construídas no início do século passado pelo artista e trabalhador rural Nestor Caetano. Essas muralhas eram utilizadas na época para delimitar propriedades, quando ainda não existia o arame farpado.

Onde comer em Capitólio

Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica da região sejam pratos à base de peixe. Uma das principais iguarias locais é Traíra sem Espinha (ou Traíra Desossada). Ela é preparada em diversas versões e vários restaurantes locais. O Restaurante do Turvo é um dos mais tradicionais da região a oferecer o prato e uma recomendação de quem já viajou para Capitólio.

O tradicional frango caipira e o Queijo Canastra (Capitólio fica ao ladinho da Serra da Canastra) também fazem sucesso e podem ser encontrados em vários estabelecimentos da região.

E quem vai para Minas Gerais, também não pode deixar de experimentar uma boa cachaça artesanal. Na cidade de Capitólio, a fábrica da Cachaça Sossegada é uma parada quase que obrigatória. Além de degustar a bebida, é possível conhecer um pouco do processo de fabricação dessa cachaça que é produzida pela mesma família desde 1922. Lá ainda são vendidos doces caseiros, incluindo o famoso (e irresistível!) doce de leite mineiro.

Onde se hospedar em Capitólio

No quesito hospedagem existem inúmeras opções no município.  Além de casas de aluguel em condomínios como o Escarpas do Lago, em região privilegiada da cidade, há muitos hotéis e charmosas pousadas em Capitólio.

Os que gostam de mais mimos e luxos, as dicas de hospedagem na cidade mineira são a Kanto da Ilha Suítes & Spa e o Engenho da Serra Hotel e EcoResort.

Bem no centro da cidade e, com um bom custo-benefício, a recomendação é o Cyrilo’s Palace Hotel e Hotel Minastur (ambos com reservas disponíveis pelo booking – basta clicar nos links de cada hotel).

Já quem curte de ficar mais próximo da natureza, as dicas de pousadas em Capitólio são Lagoa Azul, Trilha do Sol e Cachoeira do Lobo – todas são próximas das atrações de mesmo nome e recomendadas por viajantes que já passaram pela região.

Buscando dicas de onde viajar pelo Brasil? Confira dicas e custos no Quanto Custa Viajar!

Como chegar e se locomover pela cidade

Se você se interessou pelas belezas naturais de Capitólio em Minas Gerais, e já quer programar a sua próxima viagem para lá, fique atento a essas últimas dicas que temos para você.

Antes de tudo é importante destacar que a cidade não oferece um aeroporto comercial com voos regulares. Ou seja, para chegar até l´á, se você não for de Minas, o ideal é escolher alguns dos aeroportos próximos e, de lá, realizar a reserva de um carro.

Garanta aqui seu carro alugado por um preço que cabe no seu bolso!

O aeroporto mais próximo de Capitólio é o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto (RAO), em São Paulo. Sim, ele fica mais perto que o aeroporto de Minas! Ainda assim, é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins (CNF), em Belo Horizonte, ou no o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas (SP).

Outra opção, se você não quiser optar pelo aluguel de carro, é chegar de ônibus até a cidade. Saindo de Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto ou Campinas, o trajeto é realizado por companhias locais, e custa cerca de R$100,00 a passagem. Essa é uma alternativa interessante para quem vai passar poucos dias, visto que na cidade é possível se deslocar de lanchas, barcos e também à pé.

Quando ir: saiba como aproveitar 100% da viagem na época certa

H´á quem diga que essa beleza toda se sustenta durante os 365 dias do ano. E é verdade! Mas visitar Capitólio em alguns meses específicos vai fazer você se surpreender.

De dezembro até meados de março, em pleno verão, acontecem as maiores precipitações da cidade. A temperatura varia entre 20ºC e 28ºC. Ou seja: infelizmente não é um dos melhores momentos para tomar um banho nas diversas cachoeiras do local.

Já no outono, entre abril e junho, pode viajar tranquilo. Esse é, definitivamente, o período perfeito para visitar a cidade. Nesse período, a temperatura cai um pouco, e é preciso ter coragem para se aventurar nas águas das cachoeiras e no Mar de Minas.

Já no inverno, Capitólio se torna bastante seco e quase sem chuva. Assim, as cachoeiras ficam com menos força – apesar de continuarem lindas! A partir de agosto, as temperaturas começam a subir, e em setembro você vai ter uma ´´ótima combinação tem calor e cachoeiras.

Na primavera, as chuvas começam novamente, e você precisa ter cuidado pois os passeios podem ser cancelados – principalmente aqueles que envolvem 4×4. Ainda assim, você pode se arriscar logo no comecinho de outubro, antes do verão chegar com toda a força, trazendo as verdadeiras chuvas da região.

Sabendo das estações e de como a cidade se comporta em cada uma delas, fica mais fácil se programar, não é? Mas antes de você já escolher a passagem para lá, fique atento a algumas outras dicas para não se frustrar: saiba que tipo de passeio você quer.

Para quem gosta de agito

Se você curte o agito das baladas, das cachoeiras cheias de gente e ama conhecer novas pessoas, visitar Capitólio durante as férias do meio do ano ou durante os feriados prolongados é uma ótima opção.

Nessas épocas, tenha certeza de que gente não vai faltar. Mas prepare-se para as longas filas em restaurantes, pousadas e até mesmo para entrar nas cachoeiras ou estacionar sua lancha. Tem gostar mesmo do agito, viu!

Para quem gosta de calmaria

Se você for uma pessoa que gosta da tranquilidade, vá nos períodos de baixa estação. Ou seja: fora das férias e dos grandes feriados. É quando você vai conseguir visitar todos os pontos turísticos com tranquilidade, sem precisar pedir licença para tirar foto (risos).

Dicas úteis para você e sua família

Na hora de escolher a estadia na cidade, considere ficar por pelo menos 7 dias. Assim, dá tempo de você fazer os passeios com calma e viver tudo o que Capitólio tem para oferecer.

Em tempos de feriado, evite deixar pertences dentro do carro. Apesar de ser uma cidade super segura, nunca se sabe quando a oportunidade pode desfavorecer a sorte, principalmente com muitos turistas.

Outra dica importante é: evite dirigir na estrada à noite. A infraestrutura é baixa e, infelizmente, muitos motoristas ainda não imprudentes, bebendo e dirigindo ao volante – principalmente nos períodos mais festivos.

Não se esqueça de levar roupa de banho, protetor solar, chapéu, boné e, se puder, uma bela boia. Ela vai ser ótima para as fotos da viagem nas lagoas, cachoeiras e no Mar de Minas.

O padrão de voltagem na cidade é 110v, então o ideal é que você leve um adaptador se estiver acostumado à potência 220v.

12 comentários

  1. CAPITÓLIO
    Capítulo das belezas naturais do Brasil,
    Afresco tingido de incomparável céu anil,
    Prova de amor da mãe natureza,
    Impressiona adeptos do mundo inteiro,
    Tornou-se o Caribe do povo mineiro,
    Órbita obrigatória dos fiéis dessa beleza,
    Lugar esculpido pelo talento do rio,
    Inspira e instiga no verão ou no frio,
    Os cânions e cascatas são sua riqueza.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.