Embora já esteja caindo nas graças dos brasileiros, o Jalapão ainda não é um dos destinos mais visitados do país, mas é um dos lugares mais incríveis do Brasil e revela um pouco das maravilhas que o Tocantins tem para nos oferecer.

Repleto de trilhas, dunas avermelhadas, cachoeiras e belezas naturais, é um verdadeiro paraíso para quem topa aventuras e pratica o ecoturismo.

A região do Jalapão fica na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, a natureza se vê intacta em meio à imensidão da Serra Geral, na região de difícil acesso, com uma das menores densidades populacionais do país e uma das maiores belezas naturais do mundo.

Foto: Pixabay

Conheça o Jalapão

O Jalapão fica localizado ao extremo leste do Tocantins, a 350 km da capital Palmas, em uma viagem de carro que dura cerca de 4 horas.

Diferente do que muitos pensam, o Jalapão não é uma cidade, mas uma região com cerca de 34 mil km², que abrange diversos municípios e áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão.

A região atualmente é considerada como  um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no país, estando quase intacto. Um dos maiores atrativos do local é a pouca interferência humana (na mesma do possível) que aproveita ao máximo tudo que a natureza oferece.

Foto: Pixabay

Para os fãs do ecoturismo, é com certeza um dos lugares de referência do país e um destino imperdível, mas ainda mais rústico do que a cidade de Bonito – MS, por exemplo.

O que fazer no Jalapão

Dunas alaranjadas

Entre os principais atrativos da região do Jalapão, que se espalham pelas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, estão as dunas alaranjadas que alcançam 40 metros de altura.

Como chegar: para chegar na cidade de Mateiros (que fica a cerca de 282 km da capital Palmas) é preciso ir de carro (4×4 para não atolar) e depois fazer uma caminhada (em uma subidinha) durante 20 minutos até o topo da duna.

Cânion Sussuapara

Para quem gosta de águas e cachoeiras, o Cânion Sussuapara tem uma correnteza de águas cristalinas por meio de seus paredões rochosos de 12 metros de altura; a Cachoeira da Formiga, uma pequena queda d’água esverdeada e cercada por vegetação. Outra opção é a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água de visual deslumbrante.

Como chegar: para chegar até Cânion Sussuapara, o viajante deve alugar um carro ou ir com alguma agência de viagem, saindo do centro de Ponta Alta, e fazer o trecho de 20 km de estrada de chão até o cânion. Chegando perto, será necessário encarar uma pequena trilha para finalizar o caminho.

Pedra Furada

Para quem quer curtir a paisagem e turismo de contemplação, a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada, de onde se tem uma das melhores vistas da região.

Como chegar: para conhecer a famosa Pedra Furada e uma das melhores vistas panorâmicas do Jalapão, o viajante vai encarar 35 km de distância da cidade de Ponta Alta e o caminho é feito pela TO130. Como a estrada é de terra, é essencial ter um veículo adequado para concluir o caminho.

Conhecer povoados locais

Os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local e conhecer mais sobre o capim dourado, matéria-prima para belos artesanatos. 

Como chegar:  se quiser fazer o tour por conta, você precisará alugar um veículo, como um carro 4×4, que é recomendado para as estradas de terra e trilhas na região do Jalapão. É importante verificar as condições das estradas antes de viajar, pois podem estar em más condições, especialmente durante a estação chuvosa. O caminho para ambos os povoados é feito pela TO-050, TO-130 e TO-255

Foto: Wikimedia

Fervedouros
Não podemos deixar de fora também os incríveis Fervedouros, onde brotam águas cristalinas e azul turquesa que impedem qualquer pessoa de afundar. O motivo? Apesar de ser forrado por areia movediça, o Fervedouro do Ceiça conta com o curioso fenômeno da ressurgência, fazendo com que todos flutuem sem o menor esforço.

Por estar dentro de uma propriedade particular, conta com uma pequena infraestrutura e só suporta seis pessoas por vez, que permanecem no local por no máximo 20 minutos.

Como chegar: para chegar nos incríveis fervedouros, saindo de Mateiros, o viajante deve ir em direção a São Félix do Tocantins em um trecho de 78 km de terra pela TO-110, que demora cerca de 2h30 para ser percorrido.

Foto: Wikimedia

Safari Camp Korubo

Se quiser prolongar sua jornada, visite também o Safari Camp Korubo, entre a Estação Ecológica da Serra Geral e o Parque Estadual do Jalapão. Ali é possível passar a noite em tendas, descansar sob a sombra de cajueiros e mangabeiras às margens do belo e cristalino Rio Novo, onde há uma prainha fluvial.

É aconselhável contratar agências de viagens e passeios, como a Jalapão Extremo (de onde roubamos algumas fotos do post!) para percorrer os roteiros tranquilamente, até porque as estradas são de terra e a infraestrutura é um tanto escassa.

Como chegar:  o Safari Camp Korubo fica localizado no município de Mateiros, no estado do Tocantins. O acesso ao acampamento é feito pela TO-110, que liga Mateiros a São Félix do Tocantins.  A partir de Mateiros, a distância até o acampamento é de aproximadamente 30 km. 

Passeios: ir por conta própria ou com guia?

Uma dúvida que frequentemente surge entre os viajantes que visitam o Jalapão é se vale a pena realizar os passeios por conta própria ou contratando um guia turístico/agência de viagem.

A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, como o seu orçamento, o seu nível de experiência em viagens e o seu interesse em explorar o Jalapão por conta própria. Para te ajudar a decidir, preparamos uma lista de prós e contras de cada opção. Confira!

Vantagens de ir por conta própria:

  • Mais liberdade: você pode montar o seu próprio roteiro e definir o seu próprio ritmo;
  • Mais economia: você pode economizar dinheiro ao alugar um carro do que se for fechar cada dia um passeio diferente;
  • Mais contato com a natureza: você terá a oportunidade de explorar o Jalapão de forma mais autêntica.

Desvantagens de ir por conta própria:

  • Mais planejamento: você precisa planejar a sua viagem com antecedência, incluindo o transporte e as atividades;
  • Mais dificuldade: as estradas do Jalapão são de terra e podem ser difíceis de dirigir, especialmente na época das chuvas;
  • Menos segurança: você pode correr mais riscos, como se perder ou mesmo se acidentar por desconhecer as pistas.

Vantagens de ir com guia:

  • Mais segurança: o guia conhece bem a região e pode ajudar você a evitar riscos.
  • Mais comodidade: o guia cuida do transporte e das atividades, assim você curte sem preocupações;
  • Mais conhecimento: O guia pode contar histórias e curiosidades sobre o Jalapão.

Desvantagens de ir com guia:

  • Menos liberdade: você precisa seguir o roteiro do guia e muitas vezes vai acompanhado de outros viajantes que não conhece e podem ter perfil diferente do seu. Além disso deve cumprir horários, mesmo que queira ir embora mais cedo ou ficar mais;
  • Mais custos: os passeios com guia costumam ser mais caros;
  • Sem flexibilidade: os roteiros costumam ser fechados e sem possibilidade de alteração para que você conheça algo fora daquele script do dia.

Recomendações:

Se você é um viajante experiente e está disposto a planejar a sua viagem com antecedência, pode ser uma boa ideia ir por conta própria. No entanto, se você é um viajante iniciante ou não tem experiência em viagens off-road, é recomendável ir com um guia.

Quem não conhece o destino, pode valer a pena sim contratar um guia, é o que a maior parte dos viajantes acabam fazendo em sua primeira viagem ao Jalapão, isso porque realmente os passeios tem difícil acesso e para nossa tristeza (ou felicidade, caso queira se desconectar) não tem sinal de celular e internet em todo lugar, assim imagina o waze/maps ficar fora do ar e você não souber voltar? Pode ser um perrengue nada chique!

Hospedagem

Como a região do Jalapão é muito ampla, vale apostar nas cidades de Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo para encontrar sua hospedagem.

Nesse quesito vale lembrar que não existem grandes redes hoteleiras no local, resorts e coisas do tipo, ok? O mais comum nestas cidades são pequenos hotéis, pousadas e campings.

Confira uma seleção de acomodações que o Quanto Custa Viajar separou para auxiliar na montagem do seu roteiro de viagens para o Jalapão.

Pousada Cristal Dourado:  esta pousada em Mateiros tem avaliação 9,3/10 pelos clientes recentes, oferece uma estrutura bacana para descansar, além de café da manhã, TV e ar condicionado nos quartos. 

Aproveite os fins de tarde na Pousada Cristal Dourado/Foto: Booking

Pousada Recanto do Jalapão: mais uma opção super arrumadinha e bem avaliada para sua viagem, a Pousada Recanto do Jalapão oferece café da manhã, wifi gratuito e outras amenidades para seu momento de relaxamento durante o roteiro agitado da viagem.

Jalapão Ecolodge: para uma hospedagem mais diferente, conheça este ecolodge em São Félix do Tocantins, que oferece restaurante, bar, jardim e área de praia privativa. Alguns quartos possuem banheiras e o café da manhã também está incluído na reserva.

Com uma proposta bem voltada a natureza, o Ecolodge tem quartos diferenciados/Foto: Booking

Pousada Cristal: uma opção em Mateiros com um valor mais acessível, esta pousada oferece quarto e banheiro privativo, além de café da manhã incluído.

Onde comer no Jalapão

Pelo Jalapão ser isolado e pouco explorado, a alimentação também segue a ideia da hospedagem, vale escolher um local de base para ficar e também apostar sua alimentação no local. 

Não existem muitas opções, mas o forte são os temperos locais e pratos caseiros (que muitas vezes as refeições são ofertadas dentro da casa de moradores que oferecem pratos). Não espere comer peixes, massas e itens requintados. Quem tem alguma restrição de alimentação pode ter dificuldades (como veganos, vegetarianos, intolerantes a glúten etc).

O Restaurante Dona Almerinda é um dos casos de alimentação caseira dentro da casa da proprietária, próximo a lagoa do japonês. 

O Espetos Grill é uma opção de espetinhos em Ponta Alta. Em Mateiros, visite o restaurante Rancho Extremo e o Restaurante Recanto do Serrado.

Aproveite a comida caseira no Rancho Jalapão Extremo/Foto: Divulgação Facebook

Quando ir para o Jalapão

A região mantém o calor durante o ano todo. De dezembro à março é a época de pancadas de chuvas, o que não impede as atividades movidas pela adrenalina, como rafting e trekking sob um clima mais ameno.  Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias (Maio a Agosto) variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano.

Como chegar no Jalapão

Como já contamos, a região do Jalapão fica no estado do Tocantins, e o aeroporto mais próximo para quem vem de fora do estado é o de Palmas, que possui uma malha aérea bem completa com saídas do país todo.

Depois de pousar em Palmas, o restante do trajeto até o Jalapão deve ser feito por via terrestre, e o mais indicado, caso não vá com grupos ou excursões, é alugar um veículo 4×4 para o trajeto.

Saindo de Palmas, pegue a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, depois siga pela TO-130 até Ponte Alta. Até este momento qualquer veículo consegue fazer o caminho pois a estrada é asfaltada, mas a partir de Ponte Alta o caminho será todo de terra e areia.

Uma aventura na estrada que não é para iniciantes no Jalapão/Foto: Flickr

Evite que sua viagem comece com perrengues e dores de cabeça, alugue um carro adequado para que não atole em um local que você não conhece e pode ter dificuldades para conseguir ajuda.

Aqui você confere passagens aéreas ida-volta saindo de São Paulo até Palmas (local de saída para o Jalapão).

Quantos dias ficar no Jalapão

Considerando todos os passeios e experiências que existem no Jalapão, além da dificuldade de acesso do local, o viajante pode considerar ficar entre 3 a 5 dias (no mínimo) por lá. Acreditamos que neste período será possível descansar, aproveitar as principais atividades e pontos turísticos sem pressa.

O Jalapão é um parque nacional de grande extensão, com diversas atrações turísticas, como cachoeiras, dunas, fervedouros e trilhas. Para conhecer as principais atrações e aproveitar bem a viagem, o ideal é ficar pelo menos 5 dias no Jalapão.

Se você tiver apenas 2 ou 3 dias, será possível conhecer as principais atrações, mas o passeio será mais corrido. Já com 5 dias, você terá tempo de visitar os principais pontos turísticos mesmo (e pode ser que falte coisa).

Roteiro de 3 dias no Jalapão

Para te ajudar, montamos um roteiro de 3 dias no Jalapão e você pode modificar como quiser e ver se esse tempo seria suficiente para aproveitar todas as belezas do local. Seriam muitos atrativos por dia e bem corrido, com pouco tempo em cada ponto turístico.

Dia 1

  • Chegada a Palmas, capital do Tocantins;
  • Transfer para Ponte Alta do Tocantins, porta de entrada do Jalapão;
  • Check-in na pousada;
  • Visita à Cachoeira da Velha, a maior cachoeira do Jalapão;
  • Jantar em um restaurante local.

Dia 2

  • Visita aos fervedouros, piscinas naturais de águas cristalinas;
  • Visita à Cachoeira do Formiga, uma das cachoeiras mais bonitas do Jalapão;

Dia 3

  • Visita às dunas do Jalapão, um dos principais cartões-postais da região;
  • Visita ao Cânion Sussuapara, uma formação rochosa impressionante;
  • Visita à comunidade Mumbuca;
  • Retorno a Palmas à noite.

Dicas para sua viagem e o que levar na mala

Diferente de outras viagens, é altamente recomendável contratar uma agência ou guia para auxiliar nos tours e cronograma de visita ao Jalapão.

Pela infraestrutura limitada e pouca intervenção humana, as estradas são mal sinalizadas e a cobertura telefônica quase inexistente, por isso todo respaldo é pouco.

Outra dica que parece óbvia, mas vale ressaltar, é que você estará literalmente no meio do mato, então invista nos repelentes e protetores solar, já que vai ficar boa parte dos passeios exposto ao sol.

Quando pensar na montagem da mala, aposte também em roupas leves, que tenham secagem rápida, já que o calor realmente predomina no Jalapão. Leve variedade de roupas de banho (para não ter problema na secagem) e roupas adequadas para caso de trilhas.

Outra dica importante: evite levar mala de rodinhas, afinal, por lá é tudo terra e você vai ter muita dificuldade em carregá-la, fora a chance de estragar sua mala.

Para te ajudar a realmente não esquecer nada, veja um checklist do que levar para sua mala no Jalapão:

  • Protetor solar facial, corporal e até aqueles protetores labiais (da nivea e outras marcas com FPS) são indispensáveis;
  • Com muito sol vem o risco da insolação, assim não esqueça o pós-sol, hidratantes, pasta d’água e antitérmicos que podem literalmente salvar sua pele;
  • Chapéu, boné e óculos de sol não são frescura por lá, são essenciais;
  • Pelo menos um tênis para realizar as trilhas da região;
  • Várias roupas de banho!
  • Roupas que possam sujar, afinal, vai ter muita caminhada no mato;
  • Chinelos e sapatilhas de água (se tiver) também não podem ser esquecidos;
  • Kits de higiene pessoal;
  • Remédios e kit de primeiro socorros;
  • Equipamento de camping: se você estiver planejando acampar, é importante levar o equipamento necessário, como barraca, saco de dormir e fogareiro;
  • Dinheiro em espécie: algumas pousadas e restaurantes no Jalapão não aceitam cartão de crédito. É importante levar dinheiro em espécie para emergências;
  • Carregadores externos: os passeios por lá costumam durar o dia todo, diferente da sua bateria, que pode não conseguir durar, então leve aquele apoio!

10 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.