Quem adora o verão logo pensa numa viagem para o ensolarado Nordeste. Rodeado de muitas belezas naturais, fica fácil se apaixonar por cada cantinho dessa região, da Bahia ao Ceará. Entre as cidades mais procuradas pelos brasileiros também está Natal, ponto de partida para também conhecer outros lugares no Rio Grande do Norte, daqueles que nem parecem de verdade.

Encontre aqui sua passagem aérea barata para Natal

Lugares no Rio Grande do Norte

1. Extremoz / Genipabu

lugares no Rio Grande do Norte
Foto:Otávio Nogueira

Para começar a lista de lugares no Rio Grande do Norte temos Genipabu. Muitas das mais famosas atrações do estado ficam, na verdade, a poucos quilômetros da capital, como é o caso de Genipabu, um verdadeiro oásis em meio às dunas, com uma lagoa no meio. Não deixe de se refrescar nas praias de Santa Rita, Redinha Nova, Barra do Rio, dos Artistas, do Forte, da Redinha ou dos Reis Magos, além das lagoas de Pitangui e Jacomã. Para passear, o Centro de Turismo, Museu Câmara Cascudo e o Aquário Natal são um convite para passar o tempo.

Para se hospedar: Pousada Villa do Sol | Pousada Rosa dos Ventos

2. São Miguel do Gostoso

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Casais buscam refúgio em São Miguel do Gostosocom praias tranquilas, limpas, rodeadas de verde e com boa infraestrutura. E o passeio ficará ainda melhor se incluir no roteiro o Farol do Calcanhar, passeios de buggy ou quadriciclo, aulas de kitesurf e windsurf, o Parrachos de Perobas e Maracajaú, a Península de Galinhos, entre outras atrações que faz de São Miguel do Gostoso um dos lugares no Rio Grande do Norte que merece a sua visita.

Para se hospedar: Hara Pousada e SPA | Portofino PousadaPousada Casa de Taipa

3. Parnamirim

Foto: Wikipedia

Outro ponto de bastante procura é o maior cajueiro do mundo, que fica em Parnamirim, a 25 km de distância de Natal. Registrado no Guinness Book, a copa da árvore frutífera ocupa o espaço equivalente a um campo de futebol e tem cerca de 120 anos de idade. É no mesmo município que se encontra o Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país, e a bela praia de Pirangi do Norte, propícia para mergulho e snorkel entre os arrecifes de corais.

Opções de hospedagem: Mirantes caminho do mar | Casa ao mar da Praia de Pirangi

4. Polo Costa Branca

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Já a região chamada de Pólo Costa Branca é uma mistura de polos industriais, caatinga e pitorescas vilas de pescadores, formada por 17 municípios do Rio Grande do Norte. É por lá que se encontram as salineiras de Mossoró Macau, que tem a maior do Brasil, além do deserto de Alagamar. O trecho também possui belas praias, como Galinhos, e muitos sítios arqueológicos e paleontológicos.

Em Areia Branca (foto) se destacam as paisagens surreais das Dunas do Rosado e da Ponta do Mel, onde o sertão encontra o mar azul. As falésias avermelhadas formam a praia do Morro Rosado, em Porto do Mangue, também parte do Polo Costa Branca, assim como Lajes, Porto do Mangue, entre outros municípiossendo um dos lugares no Rio Grande do Norte imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem.

5. Angicos

Foto: Wikipedia

Rio Grande do Norte também é dona do único vulcão extinto do Brasil que mantém sua forma original, o Pico do Cabuji, no município de Angicos, a 141 km de Natal. A cidade ainda oferece outras atrações imperdíveis, como o Centro Histórico, o Parque Ecológico de Angicos, o Museu Regional, o Açude do Pataxó, o Memorial da Resistência, a Serra do Cajueiro e uma incrível e imperdível gastronomia local.

6. Patu

Foto: Wikimedia Commons

Para quem curte se aventurar entre serras e montanhas, o estado também é um prato cheio, já que em Patu é comum a prática de asa-delta e trekking, sendo um dos lugares no Rio Grande do Norte a ser considerado ao montar o roteiro de viagem. a 310 KM da capital, o município ainda abriga o Santuário do Lima, um dos mais importantes complexos religiosos do nordeste, e que recebe turistas de todo o Brasil o ano todo. E para se refrescar depois dos passeios, que tal dar uma passada no Tanques de Pedra? O local reserva piscinas naturais lindíssimas a 500 metros de altitude.

Hospedagem você irá encontrar no município de Martins: Hotel SerranoPousada O Canto do Jacu

7. Felipe Guerra

Foto: Wikimedia Commons

É em Felipe Guerra que o viajante encontrará belíssimas e refrescantes cachoeiras, além de grutas e do lago Olho d’Água, extremamente azul e cristalina. A 340 KM de Natal, o município possui um catálogo surpreendente de belezas naturais, como a Gruta dos Crotes, a Caverna da Catedral (foto), e as cachoeiras do Roncador e Caripina.

8. Lajedo de Soledade

Foto: Wikipedia

Seguindo na parte oeste de RN está um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. A 335 km da capital, Lajedo de Soledade possui uma rocha calcária do período paleolítico, além de pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos, da era Glacial, como mastodontes e tigres-dente-desabre. É possível caminhar entre o carstse, relevo geológico que é resultado da corrosão das rochas.

A única hospedagem disponível na região é a Chácara Kaká’s

9. Maxaranguape

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

A curiosa Árvore do Amor, em Maxaranguape, que parece ter sido arrastada pelo vento é um dos lugares no Rio Grande do Norte que vale a visita. Uma lenda que atravessa os tempos diz que “o casal que se beijar embaixo do arco formado pelos troncos da árvore nunca irá se separar”. Estando lá, melhor tentar, não?

Ainda em Maxaranguape, aproveite a viagem para conhecer a praia homônima, de Maracajaú, de Caraúbas, o Parrachos Praia Clube, Cabo de São Roque, a Lagoa do Pachico e o Parque Ecológico Lagoa do Vital.

Encontre aqui opções de hospedagens na região 

10. Baía Formosa

Foto: Wikimedia Commons

É na divisa do Rio Grande do Norte e da Paraíba que está localizada a Baía Formosa e suas praias tranquilas, longe da agitação dos destinos mais badalados do estado. As orlas mais indicadas por quem passou pela cidade são: Praia do Sagi, da Cacimba, de Bacopari e a dos Golfinhos. Como passeio, inclua neste roteiro umas voltinhas de quadriciclo, a lagoa Coca-Cola, uma tour de barco pelo mangue, o Santuário das Tartarugas Marinhas e o Mirante.

Para se hospedar: Pousada ResDelMar | Casa de Mar Sagi

11. Tibau do Sul

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

A 70 Km de Natal, Tibau do Sul é um dos principais balneários do Rio Grande do Norte, e quem faz jus a esta fama é a popular Praia da Pipa, com seus inúmeros restaurantes, bares e hotéis, para completar a infraestrutura turística da região. Mas o município não atende somente aos visitantes que buscam o agito – Tibau do Sul oferece também opções para quem busca tranquilidade e descanso, como a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madero. Para quem gosta de surfar, a Praia do Amor tem as melhores ondas para prática, enquanto as praias das Minas, do Giz e Sinaúba são ideais para casais e famílias que querem se refrescar nas piscinas naturais. A praia da Pipa talvez seja um dos lugares no Rio Grande do Norte mais famosos para você conhecer no Estado.

Opções de hospedagem: Perolinha | Pousada Sossego | Hotel Casablanca

12. Barra do Cunhaú

Foto: Wikimedia Commons

Um dos lugares no Rio Grande do Norte que surpreenderá qualquer viajante que busca cenários paradisíacos é Barra do Cunhaú. Embora tenha um visual muito semelhantes as praias caribenhas, o município ainda não é muito conhecido no ramo turístico (e talvez seja essa falta de popularidade que mantém este destino tão sedutor). O visitante poderá explorar o local com passeios de barco, praticar Windsurf e Kitesurf em uma das praias, se refrescar nas piscinas naturais, entre outras atrações típicas de uma cidade litorânea. Para se hospedar por lá procure a Pousada do Forte.

13. Martins

Foto: Wikimedia Commons

Com seu clima ameno e altitude de mais de 700m acima do mar, Martins pode ser considerada uma Campos de Jordão do Rio Grande do Norte. Entre os meses de julho e agosto acontecem os tradicionais Festival de Fondue do Hotel Serrano e o Festival Gastronômico. Já no final de dezembro a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição agita o pacato município. É em Martins que você encontrará mirantes incríveis com a mais bela vista do entorno, além das cavernas e grutas da Casa de Pedra, a Cachoeira Da Umarizeira e os curiosos museus.

Hospedagem em Martins: Hotel SerranoPousada O Canto do Jacu

14. Rio do Fogo

Foto: Wikimedia Commons

Desconhecida por muitos, o município de Rio do Fogo faz qualquer visitante sair apaixonado de lá. A 72 km de Natal, as belezas naturais dessa pequena cidade (há apenas 10 mil habitantes) estão presentes em todos os lugares, como a praia central homônima, a de Zumbi, Parrachos de Perobas, da Pititinga e a charmosa Lagoa da Cotia.

Em Rio do Fogo procure a hospedagem Relais de Charme Boutique Hotel

15. Touros

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Apelidado de “esquina do Brasil” por estar localizado em uma curva no litoral brasileiro, o município de Touros é um dos lugares no Rio Grande do Norte que vale a visita, por misturar belezas naturais e atrações históricas: o Marco de Touros é um dos monumentos mais antigos do país, enquanto o Marco Zero da BR 101 começa logo ali. O Farol do Calcanhar é a segunda maior estrutura deste segmento da América Latina, e as águas cristalinas e fresquinhas de suas praias e piscinas naturais são um convite para relaxar e curtir.

Para se hospedar em Touros: Siri Paraiso Hotel | Pousada Amigos do Vento

16. Nísia Floresta

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Se o Rio de Janeiro tem a estância de Búzios, fique você sabendo que o Rio Grande do Norte tem sua própria praia de Búzios – e ela fica em Nísia Floresta, a apenas 50KM de Natal. Não deixe de visitar também a Praia da Barra de Tabatinga, o Mirante dos Golfinhos (foto), a Praia de Camurupim, a Lagoa de Arituba e também o Museu Nísia Floresta.

17. Portalegre

lugares no Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Este paraíso serrano potiguar marca presença nesta lista de lugares no Rio Grande do Norte para visitar. Conte com ótima gastronomia, pousadas charmosas, clima ameno um ecoturismo para se aventurar. A primeira sugestão é se jogar em uma trilha para as Torres de Portalegre, e de quebra curtir a vista da Pedra do Lagarto. A Pedra do Letreiro também faz parte desta rota, e por lá você encontrará escritas rupestres em baixo relevo. Inclua ainda a Cachoeira do Pinga e do Talhado, o Mirante Boa Vista e o Terminal da Bica (foto).

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.