Atenção: se você quer economizar para a sua próxima viagem, cuidado com este post! Vamos explicar como funciona o Duty Free, o famoso “freeshop” dos aeroportos e das fronteiras. Funcionando como uma grande loja de departamento, coloca à disposição diversos produtos com preços mais camaradas devido a isenção de impostos.

Vale a pena comprar no Duty Free? Depende. Em épocas de dólar alto, vale a pena pesquisar mais, porém os preços de perfumes, produtos de beleza e bebida alcoólica costumam ser vantajosos em comparação com lojas fora do alcance do freeshop. Além disso, ali estão alguns lançamentos que ainda não chegaram ao comércio do Brasil.

E o que mais você encontra por lá? Tem de tudo um pouco, desde roupas de marcas internacionais, até acessórios, eletrônicos, guloseimas, roupas íntimas, tabaco, brinquedos e artigos de viagem. Ufa! Tá bom ou quer mais? Vale lembrar que existem ainda quantidades máximas de aquisição de produtos, como por exemplo, até 10 unidades de perfumes e cosméticos por passageiro. Independente da época que se visita, já aviso que a tentação é grande, mesmo se fazer compras não estiver nos seus planos.

Como é o pagamento? Na hora de colocar a mão no bolso, lembre-se que todos os preços da loja são em dólar, valendo a cotação do dia do fechamento da fatura do cartão ou do dia em que a compra é feita, se for com dinheiro em espécie. Neste caso, são aceitos: Dólar Americano (USD), Libra Esterlina (GBP), Franco Suíço (CHF), Dólar Canadense (CAD), Euro (EUR), Iene Japonês (YEN) e Real (BRL) para o pagamento. Outra coisa é que o valor máximo de compras por pessoa é de US$ 500,00 nas unidades de desembarque. Atualmente, quem tem cartão Mastercard pode parcelar em até 10x pagando em reais ou em até 03x para os que possuem outras bandeiras.

Onde encontrar uma Dufry? Para torrar suas economias nestas lojas é preciso estar chegando ou saindo de um país. Isso só pode ser feito em um aeroporto internacional, e os freeshops ficam na área logo após a passagem pela Polícia Federal. Tem em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também é possível achá-la em algumas fronteiras, como em Puerto Iguazu, na borda entre Foz do Iguaçu e Argentina.

Também existe uma loja online, onde você agenda a retirada dos produtos nas lojas físicas. Para fazer a reserva, é necessário ter voos marcados, com embarque ou desembarque internacional. Ou seja, não dá para fazer compras com isenção de impostos no Dufry sem ter voo para o exterior agendado, sendo necessário apresentar documentação e número do cartão de embarque. As regras são para evitar o contrabando de mercadorias e outras falcatruas.

Clique aqui para esclarecer todas as suas dúvidas e boas compras!

Entenda por que o dólar de turismo é mais caro do que o comercial

Confira como resgatar uma graninha quando comprar na Europa!

Agora só falta descobrir qual é o limite de compras no exterior para não pagar impostos!

 

Post por Brunella Nunes 
Fotos: divulgação/DutyFree

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.