Aquelas paisagens de inverno, branquinhas e com flocos de neve caindo, soam impossíveis para quem vive num país tropical como o nosso. Mas temos uma diversidade tamanha que, por incrível que pareça, conseguimos ver bem de perto este fenômeno natural. Confira cidades para ver neve no Brasil!

Embora seja escassa e até mesmo rara, a neve alcança alguns lugares do Sul do país, como as serras de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No ano 2000 foram 70 municípios com índices de neve e geada, enquanto em 2010 foram 21 cidades atingidas pelo fenômeno meteorológico.

Os meses de junho, julho e agosto, quando o inverno chega, são os mais propícios para encontrar cristais de gelo pelas ruas. E um jeito muito legal de conhecer onde tem neve no Brasil é fazendo o tour com um carro alugado 😉

Cidades para ver neve no Brasil

Cidades para ver neve no Brasil – Rio Grande do Sul

Em 2013, 25 cidades do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno. Na Serra Gaúcha, é provável indícios de neve em Bom Jesus, Caxias do Sul, Vacaria, Cambará do Sul, Canela, Gramado (que conta com o parque Snowland), São Francisco de Paula São José dos Ausentes, que ganha belas paisagens brancas quando a temperatura cai.

neve no Brasil
Neve em Canela. Foto: Wikimedia Commons

12 cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul

neve no Brasil
Neve em Caxias do Sul. Foto: Wikimedia Commons

Cidades para ver neve no Brasil – Santa Catarina

Na Serra Catarinense se destacam as cidades de Urupemaque já foi considerada a mais fria do Brasil, São Joaquima 1.300 metros de altura e com grandes incidências de geadas, Bom Jardim da Serra Urubici.

Em 2013 houve também uma geada histórica que atingiu 93 municípios de Santa Catarina. O inverno foi tão forte que chegou a nevar na grande Florianópolis, na região do Morro do Cambirela, situada no município de Palhoça.

neve no Brasil
Neve em São Joaquim. Foto: Wikimedia Commons

Entre curvas e cânions: o que fazer na Serra do Rio do Rastro

neve no Brasil
Neve no Morro da Cambirela. Foto: Wikimedia Commons

Já tem o destino escolhido? Encontre aqui sua hospedagem!

Neve no Paraná

No Paraná, a cidade de Palmas, a 1090 metros de altura, é uma das mais prováveis a receber o fenômeno com a queda de temperaturas, embora seja raro. Guarapuava, Cruz Machado, Inácio Martins, Apucarana, Cambira, Jaguariaíva, São João do Triunfo também podem ter períodos nevados.

2013 teve um inverno realmente rigoroso e muita neve no Brasil, tanto que chegou a nevar em Curitiba, fato que não era presenciado desde 1975, e mais 25 cidades do Paraná. Desde então, esse fenômeno não ocorreu mais na capital paranaense.

neve no Brasil
Neve em Curitiba. Foto: Wikimedia Commons

12 lugares para conhecer no interior do Paraná

neve no Brasil
Neve em Guarapuava. Foto: Wikimedia Commons

Ficou com vontade de viajar no inverno no Brasil para aproveitar todo esse friozinho gostoso? Dependendo do local escolhido, é possível que você ainda dê sorte e veja neve no Brasil <3

Para começar a planejar essa viagem, caso você seja de alguma região mais distante do Sul do Brasil, fique atenta às promoções de passagens aéreas, usando nosso buscador. Basta colocar o nome da cidade de destino a acompanhar a oscilação de preços. Boa viagem!

8 comentários

  1. Muito legal,este vou ver como vai está o tempo para ir em uma dessas cidades do sul para ver a neve,apesar de que eu já conheco a neve por que morei no exterior.
    Mas seria uma experiencia legal ver neve no brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.