O público cima dos 60 anos está mais vivo e ativo do que nunca. Eles estão dominando as mais diversas áreas, como a moda, onde senhoras se tornam ícones fashion, e o turismo, com aumento de 40% de interesse do público sênior por intercâmbios, segundo dados da STB (Student Travel Bureau). Com a longevidade em alta, não é por acaso que uma cidade criada para a terceira idade é a que mais cresce no Estados Unidos

Chamada de The Villages teve sua fundação em meados de 1970 como um vilarejo para aposentados, localizada próxima ao aeroporto de Orlando, na Flórida. Hoje já abriga 120 mil pessoas e este número não para de crescer, já que segundo o Censo esta é a área metropolitana com maior expansão populacional.

aerial view of entrance to nice florida golf community

Para se tornar um morador, é necessário ter ao menos 55 anos e uma boa situação financeira para bancar as taxas, que são maiores do que em muitos lugares do país. As casas para compra estão disponíveis no site oficial e custam, ao menos, US$ 135 mil. Por US$ 149 por noite é possível experimentar a vida na vila

O local funciona como um enorme condomínio fechado, incluindo casas, restaurantes, campos de golfe, centros de recreação e outros atrativos pensados exclusivamente no bem-estar do público sênior. Já imaginou mudar de vida assim e morar fora na melhor idade?

the-villages-florida2

the-villages-florida

Este tipo de iniciativa tem crescido não só no EUA, mas ao redor do mundo. Na Holanda, a vila de Hogeweyk, na cidade de Weesp, é um reduto para a terceira idade que não quer viver sem companhia. Com 23 casas, abriga 152 pessoas que têm auxílio de médicos e enfermeiros o tempo todo e demais funcionários. Apesar de parecer um asilo, a ideia é fazer com que os moradores tenham maior independência e se mantenham ativos.

Enquanto isso, no Brasil, temos o Residencial Cidade Madura, construído em João Pessoa, na Paraíba. Este é o primeiro condomínio construído para idosos no país, contando com academia ao ar livre, praça e campo de futebol. Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi construído o Agerip, condomínio para a terceira idade que, além de casas, apartamentos e chalés, promove diversas atividades para o público.

Se por enquanto você só quer saber de viajar e já atingiu a idade madura, confira nosso post com os melhores destinos para a terceira idade. 🙂

agerip

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

2 comentários

  1. Boa noite. Pena que é muito caro e tem gente q não pode pagar, penso nisso já um tempo morar num lugar assim muito interessante. Só Deus sobe um dia quem sab pode dar certo. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.