No coração do centro histórico, a Casa do Alentejo, em Lisboa, remete aos velhos tempos. Criado para promover e preservar a cultura de Alentejo, região encantadora do centro-sul de Portugal, o espaço também tem um pé no Oriente Médio por conta de elementos típicos de sua arquitetura, com colunas, arcos, mosaicos e arabescos.

Sediada num edifício de fachada simples do final do século 17, conhecido com Palácio Alverca, sua arquitetura se modificou ao longo dos anos, especialmente no início do século 20, quando sediou o primeiro cassino da cidade, o Magestic Club. Com ambientes luxuosos do empreendimento e arquitetura com traços árabes, foi adquirido novamente pela família que o fundou, Paes de Amaral, em 1981, tornando-se um patrimônio cultural e histórico.

Dentro da Casa funciona uma taberna, propícia para provar petiscos alentejanos, como morcela e ovos mexidos com farinheira; um restaurante, que ocupa dois salões ornamentados com azulejos da autoria de Jorge Colaço (início do séc. 20) e painéis do século 17. O menu é focado na gastronomia de Alentejo, com vinhos e pratos regionais que incluem carne de porco, sopa de cação, açordas (sopa típica), e ainda doces como sericaia e encharcada.

Além da culinária, também funciona como centro cultural. Atualmente conta com programação que inclui palestras, conferências, exposições, saraus, lançamento de livros, eventos gastronômicos, bailes sociais, entre outros. Para quem quiser só espiar a parte de dentro, a entrada é livre.

Confira aqui quanto custa viajar para Lisboa!

casa-do-alentejo3

casa-do-alentejo

Se você está pensando em viajar para Lisboa, não deixe de garantir esse tour para Sintra e Cascais saindo de Lisboa!

casa-do-alentejo13

casa-do-alentejo8

casa-do-alentejo9

Confira aqui dicas de bairros onde se hospedar em Lisboa além de várias opções de hospedagem

casa-do-alentejo7

taberna-casa-do-alentejo

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.