Pegar a estrada e partir rumo ao horizonte, sem se preocupar com a chegada ao destino final, é uma das experiências mais libertadoras da vida. Se você quer sentir esse gostinho, não pode deixar de percorrer a Carretera Austral, no Chile, que é a road trip dos sonhos de muitos aventureiros sedentos por belas paisagens e condições nem sempre favoráveis.

Sobre a Carretera Austral

Cruzando a Região Sul e a Região Austral do Chile, a rota CH 7 é uma estrada de 1.240 km, ligando Puerto Montt a Villa O’Higgins com paisagens intocadas pelo homem. Há planos para que ela se estenda até Puerto Williams. Tudo isso só consegue ser percorrido da melhor forma em um mês, mas é possível fazer apenas alguns trechos em uma semana, como pelos arredores de Chaitén e Futaleufú, a ramificação de Coyhaique ou em volta do Lago General Carrera. Quem vai até O’Higgins costuma pegar uma trilha que leva à bela El Chaltén, Argentina.

carretera-austral3

Sem pavimento e apenas com uma cobertura de cascalho em boa parte do trajeto, a estrada entre a Cordilheira dos Andes e a cordilheira do mar reserva cenários idílicos rodeados de montanhas, geleiras, fiordes, rios, florestas e lagos. Alguns pontos para visitar: Reserva Nacional Queula, Parque Pumalín e a Reserva Nacional Cerro Castillo; Rio Futaleufú e rio Baker; e pitorescas cidades como Caleta Tortel e Villa O’Higgins.

rio-futaleufu

Partiu Chile? Confira aqui os custos de viagem nas principais cidades!

Em meio disso tudo, a infraestrutura rústica e escassa conta apenas com acampamentos rurais e pousadas familiares. É recomendável que o viajante esteja preparado e munido de mapas, comida e gasolina extra, barracas e o que mais o deixe confortável para percorrer, sem pressa, pelo longo caminho.

Quem pretende embarcar nesta aventura de carro, é melhor que seja um modelo 4×4. Bicicletas e motos também são uma boa pedida, mesmo que seja uma viagem regada à muita coragem e disposição. Uma dupla de brasileiros fez o percurso inteiro de moto e registrou tudo num blog, que você pode ler aqui. E aí, você toparia essa road trip?

carretera-austral5

Veja mais viagens de moto aqui!

carretera-austral7

carretera-austral

Conheça cidades na Califórnia para incluir numa road trip!

carretera-austral2

carretera-austral8

carretera-austral4

carretera-austral6

carretera-austral9

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução