Por sorte, neste mundo ainda existem lugares que resistem à evolução do tempo e a especulação imobiliária. São verdadeiras joias e precisam ser preservados. Na romântica Veneza, os turistas ainda se encantam com a cafeteria mais antiga da Itália, que também é uma das mais antigas do mundo, a Café Florian.

Procurando passagem aérea barata? Confira nossa página de promoções

Intocado, o estabelecimento na Piazza San Marco abriu as portas em 1720 e já atendeu personalidades históricas como Ernest Hemingway, Goethe, Proust, Rousseau, Lord Byron e Balzac. Às margens do canal e com vista para belíssimas obras arquitetônicas, não fica difícil entender por que eram tão inspirados! Não por acaso, foram nestas instalações que surgiu a Bienal de Veneza, que hoje é uma das mais importantes de todas.

Os ambientes tiveram uma curadoria artística toda especial. A Sala degli Uomini Illustri (Sala dos Homens Ilustres) inclui pinturas de Giulio Carlini, que retratou venezianos relevantes como Marco Polo. Na Sala del Senato (Sala do Senado), a decoração das paredes mostra cenas que unem arte e ciência em seus painéis. A Sala Cinese (Sala Chinêsa) e a Sala Orientale foram inspiradas no Oriente, com pinturas de Pascuti.

A Sala delle Stagioni (Sala das Estações) ou Sala degli Specchi (Sala dos Espelhos) apresenta figuras femininas que representam as quatro estações do ano. Por fim, no início do século 20 foi criada a sala Liberty, com espelhos pintados à mão e lambris de madeira suntuosa.

O menu faz a linha gourmet e inclui bebidas diversas com café, doces como macarons, drinks e pequenas porções durante o chamado “aperitivo”, o happy hour italiano. Quando for a Veneza, não se esqueça de uma pausa para admirar o Florian na companhia de alguém ou de uma bebida quentinha.

Confira quanto custa viajar para Veneza!

Conheça Perugia, onde acontece o Festival de Chocolate mais famoso da Europa

Existe um pequeno café em Roma onde dá para você passar umas noites!

Que tal incluir Murano, Burano e Torcello nessa viagem?

Não deixe de conhecer o cat café de Roma, onde você pode acariciar gatinhos!

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.