Independente dos seus hábitos, comer é sempre uma das partes mais legais de uma viagem e nada melhor do que começar o dia provando novos sabores. No post de hoje, além de sentir fome, vamos descobrir como é o café da manhã nos outros países mostrando a mesa em 12 lugares ao redor do mundo.

Não sei vocês, mas eu sou daquelas pessoas que tomaria café da manhã o dia inteiro. Pelo menos o brasileiro, que tem bolo, pães, café, geleia, manteiga, suco, leite, iogurte e o que mais der na telha. O pão na chapa e uma média na padaria também vai muito bem, obrigada! Em outros países, porém, a coisa muda e vai mais para o caminho de um brunch ou almoço – dentro de nossos costumes -, incluindo porções de arroz, feijão e ovo frito.

O site Hostelbookers colheu dados e fotografias das primeiras refeições em diversos países, mostrando em seu blog a diferença de culturas e de delícias servidas nas mesas. Vale lembrar que, dependendo da região de um mesmo país, os pratos – e os costumes – podem variar.

Como a gente quer sair do óbvio, selecionamos as sugestões mais exóticas junto com algumas parecidas com as brazucas. Olha só:

Holanda: não muito diferente do nosso, geralmente é composto de panquecas finas de maçã, acompanhadas de xarope, além de pães, torradas beschuit (feitas com pão de forma), café ou chá.

Marrocos: mesa composta de por diferentes tipos de pães e o Baghir, uma panqueca de semolina, acompanhados de chutney, geléia, queijo ou manteiga. As bebidas mais comuns são o café e um suco de laranja fresco.

Israel: saudáveis, os israelenses consomem um pequeno-almoço na primeira refeição e não dispensam o bom e velho feta, queijo coalhado típico da Grécia, feito com leite de ovelha ou de cabra. A delícia é acompanhada de outros produtos frescos, como patês, ovos, iogurte, pães, saladas, vegetais como pimentões e tomates, peixes, suco e café.

Tailândia: nas ruas tailandesas é possível encontrar seu café da manhã te esperando em alguma barraquinha. O prato com cara de almoço é composto de peixe com molho apimentado de hortelã, acompanhado de carne de porco (doce e apimentada) e arroz. É bem baratinho.

Japão: um dos principais alimentos japoneses aparece também no café da manhã, é claro. Estou falando do tofu, “queijo” de soja que é servido com peixe, arroz e molho de soja.

Estivemos no Japão em 2015 experimentando o café da manhã típico:

Rússia: um dos itens mais famosos do café russo é o oladi, panquecas quentes que são fritas, garantindo que sejam macias por dentro e crocantes por fora. Creme azedo, geleia, mel e frutas vermelhas acompanham essa delícia.

Peru: ao contrário do que se propaga por aí, o popular ceviche não é parte do café da manhã peruano, a não ser que você acorde na hora do almoço! Por lá se come pão com torresmos ou recheado de batata doce frita, acompanhados de café e tamales, receita semelhante à pamonha, feita com milho, com recheios variados, de carne, quejo, etc.

Suécia: lá vem panqueca de novo! Os suecos costumam consumir a chamada Pannkakor pela manhã. É bem fininha, semelhante ao crepe, e frita de ambos os lados. São acompanhadas de recheio doce, com frutas.

Bahamas: quem viaja para o Caribe pode não necessariamente estar provando o que eles comem todos os dias, porque os resorts e hotéis servem opções internacionais, deixando itens locais de lado. Em Bahamas eles comem os chamados grits, milho cozido com fibra de cal, resultando em um prato semelhante a um mingau. A mistura acompanha cebolinha, iscas de carne ou camarões.

Índia: falem o que for, a comida indiana é muito saborosa! No café da manhã é rotineiro encontrar tofu indiano, lentilhas, salsicha vegetariana, torrada com banana e pimenta e batatas assadas com alecrim, além dos típicos pães Chapati, semelhante ao sírio, Parathas e Puris, massinhas fritas que lembram o pastel.

Egito: a principal atração da mesa egípcia diurna é o chamado Fūl Medames (ou apenas “Fūl”), prato típico preparado com grão de fava, grão de bico, alho e suco de limão, acompanhado por ovo cozido e legumes. Pode ter ainda algumas coisinhas de cobertura, como azeite, molho tahine e pimenta caiena.

Post por Brunella Nunes 
Fotos: reprodução

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.