Parece que a grandes cidades têm realmente começado a dar grandes passos em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Em Berlim, na Alemanha, os moradores vão ganhar uma ciclovia coberta com hortas urbanas e ainda terá um pavimento inteligente que gera energia limpa.

O projeto, chamado de Radbahn, terá ainda outras zonas verdes, estações de serviço e semáforos para facilitar o tráfego. A ciclovia no centro da cidade terá nove quilômetros pavimentados com uma tecnologia que transforma o atrito provocado pelos pneus em energia, usada para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto.

A via, que passa pelo viaduto U1 – linha férrea de 120 anos de idade que é uma das mais conhecidas da cidade -, é pouco utilizada atualmente por conta de seus obstáculos e consequentemente acaba sendo usada como estacionamento de carros. Para evitar a chuva, será coberta e abrigará hortas urbanas em sua superfície.

Haverá ainda espaços para descanso, cafés, zonas de aluguel de bicicletas e assistência técnica para as mesmas. A capital alemã está entre os destinos com maior taxa de circulação de ciclistas e com esta ideia só tende a aumentar o uso da bike. Com a rota sustentável e revitalizada, ficará ainda mais agradável fazer os passeios do guia alternativo de Berlim do Quanto Custa Viajar.

 

CicloviaBerlim4

CicloviaBerlim

CicloviaBerlim2

CicloviaBerlim3

CicloviaBerlim6 CicloviaBerlim5

Post por Brunella Nunes

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.