Existem lugares que, aparentemente, não têm nada demais. Mas um passo para dentro, você já se surpreende. Isso acontece no Bar do Arante, em Floripa, um dos mais tradicionais da cidade. O restaurante chama a atenção não só pela comidinha caseira, mas pelo ambiente forrado de bilhetes de visitantes do mundo todo.

Ao longo de seus quase 60 anos, o local na Praia do Pântano do Sul, ao sul da ilha, já teve mais de 70 mil bilhetes espalhados por suas paredes, que foram parar no livro “Os Bilhetes do mundo nas paredes do Arantes”, de Paulo Alves. E no meio de tanto papel, muitas línguas diferentes, declarações de amor e até recados de pessoas famosas. Os funcionários vestem, literalmente, uma camiseta do lugar, com bilhetes estampados.

Foto: Wikipedia

A partir da década de 70, estudantes vindos principalmente de São Paulo e Rio Grande do Sul, passaram a frequentar a praia durante o verão. Afim de avisar os amigos que ainda estivessem por chegar, os estudantes deixavam no bar bilhetes dizendo qual era sua localização. A dose de cachacinha, que continua sendo cortesia da casa, acompanha o vai e vem dos barcos, gaivotas, as ilhas e o barulho das ondas.

Foi aí que nasceu a mais famosa mania do Bar do Arante, os bilhetes colados nas paredes. No menu, a especialidade da casa: frutos do mar, servidos a la carte ou em buffet livre. Depois de comer e antes de partir, não se esqueça de deixar seu bilhete. Os garçons sempre têm papel e caneta à disposição.

Enquanto essa hora não chega, confira quanto custa viajar para Florianópolis aqui!

Foto:Fabio Panico
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.